Após participar, junto com o governado Jaques Wagner, a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa e a deputada estadual Maria Del Carmem, de atividades dedicadas a celebrar o Dia Internacional da Mulher no bairro de Fazenda Coutos, subúrbio de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues participou ainda da caminhada do Dia Internacional da Mulher. As atividades deste oito de março serviram para reafirmar a luta da vereadora em prol dos direitos das mulheres.
Durante a manhã, em Fazenda Coutos, ações desde exames de prevenção ao câncer de mama até a aquisição de documentos de forma gratuita foram oferecidas à população. As ações começaram às 8h, com serviços gratuitos para as mulheres, atendimento no estande da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e na unidade móvel da Defensoria Pública. Houve ainda divulgação da Lei Maria da Penha pelo Centro de Referência Loreta Valadares, além de esclarecimentos do Ministério Público com o projeto Pai Presente, da Defensoria Pública sobre violência doméstica e informações da Casa de Acolhimento à Mulher.
À tarde, uma caminhada que partiu do Campo Grande às 16 horas em direção à Praça Municipal reuniu mulheres e lideranças para reivindicar igualdade de direitos para as mulheres, que em Salvador ainda têm salários 16,6% menores que os dos homens, de acordo com o Especial Mulher (20120 - 2011) da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Salvador (PEDRMS). Para Marta, outro importante ponto da luta em pro da igualdade de direitos das mulheres é a ocupação de espaços na política. "Em 1986 foram eleitas 26 deputadas federais, em 1994, 32, em 2002, 42 e em 2006 e 2010 45 mulheres, o que representa apenas 9% dos 513 deputados na Câmara Federal. No ranking internacional, o Brasil se encontra no 142º lugar em número de mulheres na política. Está a frente do Haiti e Belize mas perde até para países como Iraque e Afeganistão", afirmou Marta. "A luta tem que continuar. Já alcançamos conquistas, mas ainda há muito a ser feito", concluiu a vereadora.