Com cerca de 2 mil competidores confirmados, RoboCup 2025 traz competições de futebol de robôs, entre outros. Entrada é gratuita para o público
Tasso Franco , da redação em Salvador |
12/07/2025 às 19:31
RoboCup
Foto: DIV
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Entre os dias 15 e 21 de julho, Salvador vai receber o maior campeonato de robótica e Inteligência Artificial do mundo, o RoboCup2025. Considerada a “copa do mundo de robôs”, o evento já tem confirmado cerca de 2 mil participantes, com equipes de 40 países. Além do Brasil, que é a maior delegação da competição com 45 equipes, Alemanha, China, Estados Unidos e Japão irão trazer, juntas, 74 times para a competição.
2. Os competidores chegarão à cidade nos próximos dias. A RoboCup2025 começa no dia 15 para os participantes, mas será aberta ao público nos dias 17, 18, 19 e 20, das 09h às 20h, com entrada gratuita (limitada aos horários definidos para visitação).
3. A RoboCup acontece a cada edição em um país. Em 2024, foi realizado em Eindhoven, na Holanda, e a próxima edição será na Coreia do Sul. Para o presidente da RoboCup Brasil, professor Marco Simões, ser país sede de um evento como esse é um reflexo do crescimento e consolidação do país na área.
4. “O Brasil está se consolidando cada vez mais como uma potência na área de robótica e IA no mundo. Nesta competição, já conquistamos títulos em categorias como a de robôs domésticos e em uma das modalidades de futebol de robôs. Estamos confiantes em um ótimo desempenho das equipes nacionais”.
5. Com 17 equipes, a China chama atenção pelas inovações tecnológicas que traz para o evento. “Com investimentos robustos em pesquisa e desenvolvimento e a presença de empresas líderes no setor, como a Booster e a Unitree, o país tem sido um dos principais pólos de avanço na robótica mundial”, destaca o presidente da RoboCup Brasil.
6. rOBCup2025 consiste em uma série de provas nas quais equipes projetam e programam robôs para executar tarefas inspiradas em desafios do cotidiano. Todos os robôs devem operar de forma autônoma, sem qualquer intervenção humana. As categorias incluem simulações de tarefas domésticas, futebol de robôs, resgate, entre outras atividades.
7. Para acessar o local gratuitamente com o amplo público, é preciso fazer um cadastro gratuito no site Sympla. O link para se inscrever é: https://www.sympla.com.br/evento/robocup-25/3002534. Quem chegar na hora sem o cadastro também poderá se inscrever na entrada — o evento disponibilizará Wi-Fi para facilitar o processo.
8. A RoboCup 2025 é organizada pela RoboCup Brasil, RoboCup Federation, UNEB e Centro Universitário FEI, com produção da Bahia Eventos. Tem apoio da Prefeitura de Salvador, TVE e Rede Bahia, com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, Finep, CNPQ , PETROBRAS, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Governo Federal.
****
9. A guerra comercial imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil já tem reflexos para alguns setores da economia, antes mesmo do início do tarifaço de 50% sobre produtos nacionais.
10. A indústria de pescados, por exemplo, contabiliza mil toneladas de peixes retidos nos portos brasileiros diante do cancelamento e da suspensão de pedidos. Isto é, são 58 contêineres parados até o momento, segundo afirma o diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados, Jairo Gund. Ele destaca o cenário ruim e ressalta que não há perspectiva de redução nos preços para o mercado interno.
11. “Já estamos com reflexos na base, na praia. Sobretudo a pesca artesanal será profundamente afetada sobre isso porque não há outro destino de se colocar alguns tipos de pescaria. E ao contrário do que alguns pensam que haverá redução de preço, não haverá. Haverá redução de toda a cadeia.
12. Estamos vivendo um momento onde começa-se a principal do ano, que é agora agosto, setembro e outubro, no caso da produção de tilápia. E havendo mercados fechados, haverá um desestímulo nesse processo de produção primária, resultando, em seis a oito meses, numa redução nas ofertas no mercado interno.”
13. De acordo com a Abipesca, cerca de 70% de todo o pescado exportado pelo Brasil tem como destino os EUA e não há rota de escape, uma vez que, desde 2017, a venda para a Europa está embargada. A expectativa é de que, se o cenário continuar desse modo, o setor vai parar de comprar dos pescadores artesanais, interromper investimentos, e consequentemente, demitir trabalhadores, sobretudo nas indústrias que exportam.
14. A Associação Brasileira da Indústria do Plástico também manifestou preocupação com a taxação. Em uma nota oficial, a entidade afirma que o mercado americano é estratégico para o Brasil e que por isso, a tarifa de 50% representa um duro golpe ao ambiente de negócios brasileiro, uma vez que o impacto não se restringe apenas aos produtos finais exportados, mas a toda a cadeia produtiva.
15. O projeto de concessão das rodovias BR-116 e BR-324 na Bahia, apresentado nesta quarta-feira (9), em Brasília, inclui demandas prioritárias de Vitória da Conquista e região, como a construção de viadutos e rotatórias no entorno do anel viário conquistense, segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho.
16. A inclusão foi considerada como uma grande vitória para o deputado federal Waldenor Pereira, que esteve ao lado do governador Jerônimo Rodrigues em reunião com o ministro e representantes da ANTT, da Seinfra e da bancada federal baiana.
17. Durante o encontro, foram apresentados os estudos técnicos da chamada Rota 2 de Julho, que prevê a concessão e modernização de mais de 500 km de rodovias. A expectativa é de que, com a conclusão dos estudos e definição da modelagem, o projeto avance para a fase de concessão.
18. “A excelente notícia que o ministro nos deu foi que as demandas urgentes da nossa cidade e região foram acolhidas no projeto. Entre elas, estão a construção de viadutos e rotatórias no entorno do anel viário de Vitória da Conquista, propostas levadas por nosso mandato, vereadores e lideranças regionais durante as audiências públicas em Vitória da Conquista, Feira de Santana e Salvador", destacou o deputado Waldenor Pereira.
19. O parlamentar vem atuando firmemente para garantir melhorias no trecho da BR-116 que corta o Sudoeste baiano, reforçando esses pleitos diretamente junto ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, e ao líder do Governo no Senado, Jaques Wagner — ambos ex-governadores da Bahia e aliados estratégicos na defesa dos interesses do estado.
20. Além de Waldenor e Jerônimo, participaram da reunião o secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, o superintendente de Infraestrutura de Transporte, Saulo Pontes, e a coordenadora do Escritório de Representação da Bahia em Brasília, Elisabete Costa.
21. Os projetos devem viabilizar investimentos robustos em duplicação de vias, melhorias estruturais e geração de empregos ao longo da BR-116, especialmente em áreas estratégicas para o desenvolvimento do estado.
****
22. O governo federal deve publicar, na segunda-feira (14/7), o decreto de regulamentação da Lei da Reciprocidade Econômica como resposta ao tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos brasileiros. A informação foi confirmada pelo gabinete do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que também comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), ao g1.
23. A medida é uma reação à decisão de Trump, de elevar em até 50% as tarifas de importação para itens brasileiros. A regulamentação permitirá ao Brasil suspender concessões comerciais, investimentos e até obrigações ligadas a direitos de propriedade intelectual, em retaliação a medidas unilaterais que prejudiquem a competitividade nacional.
24. UE - LE MONDE No sábado, 12 de julho, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a imposição de tarifas de 30% à União Europeia (UE), agravando ainda mais as tensões comerciais. Essas tarifas entrarão em vigor em 1º de agosto, afirmou Trump em uma carta publicada em sua plataforma Truth Social, culpando o desequilíbrio comercial de bens com o Velho Continente.
25. Para a UE e a Comissão Europeia, que foram informadas da carta na sexta-feira, o anúncio foi um tapa na cara, já que, durante três meses, equipes europeias vinham negociando com o governo americano um limite mínimo único de 10% para uma ampla gama de produtos, semelhante ao acordo firmado em maio pelo Reino Unido com os Estados Unidos.
26. A deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) apresentou uma indicação ao Governo da Bahia propondo a construção de Centros Especializados em Atendimento à Crianças e Adolescentes com Deficiência (CECAD) em todos os municípios baianos com população superior a 100 mil habitantes.
27. A proposta, formalizada no dia 30 de junho, visa descentralizar e ampliar o acesso a serviços especializados de saúde e apoio psicossocial a esse público. Segundo dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia possui cerca de 1,524 milhão de pessoas acima de 2 anos com algum tipo de deficiência — o equivalente a 10,4% da população do estado.
28. A parlamentar ressalta que a implantação dos equipamentos visa garantir mais dignidade no atendimento a esse público. “A construção desses centros permitirá que o atendimento especializado esteja mais próximo das famílias, evitando longas viagens até a capital e reduzindo os custos para quem mais precisa”, argumenta a parlamentar na justificativa da indicação protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
29. De acordo com a proposta, os centros especializados deverão contar com equipes multiprofissionais formadas por neuropediatras, psicólogos, dentistas, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicopedagogos. O objetivo é garantir um atendimento integral, que promova o desenvolvimento, bem-estar e inclusão social das crianças e adolescentes com deficiência.