Na última segunda-feira, 30 de junho, na sede do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA), a nova diretoria do Sindicato de Odontologia da Bahia tomou posse
Tasso Franco , da redação em Salvador |
03/07/2025 às 18:46
Prazo termina sexta, 4
Foto: SECOM Jefferson Peixoto
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Mototaxistas que atuam na capital baiana têm até esta sexta-feira (4) para atualizar os dados cadastrais junto à Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Para realizar o procedimento, os condutores devem comparecer à Coordenação de Transportes Especiais (Cotae), localizada na sede da Semob, no Caminho das Árvores, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
2. O atendimento será realizado por ordem de chegada, sem a necessidade de agendamento prévio. Atualmente, 1.286 mototaxistas estão credenciados para o trabalho no município.
3. No local, o mototaxista deve apresentar a documentação necessária para a atualização de seus dados, a exemplo da CNH atualizada e com atividade remunerada, certificado de curso especializado sobre condução de passageiros em veículos motorizados em duas rodas, apólice do seguro da motocicleta, comprovante de residência em Salvador e o certificado de antecedentes criminais (Nada Consta).
4. Quem já tiver realizado a vistoria obrigatória no mês de janeiro, não precisará pagar mais nenhuma taxa e nem comparecer ao local. Já quem estiver com a vistoria atrasada, deverá pagar o valor de R$58,89, em caso de pendência apenas com a vistoria de 2025, ou R$117,69 se a pendência for referente a vistorias de anos anteriores.
5. “Estamos realizando uma atualização da base cadastral para evitar que aqueles que não desejem mais trabalhar na atividade acumulem pendências. Em paralelo, temos atendido representantes da categoria e debatido sobre uma atualização do regulamento atual com avanços importantes para os mototaxistas", destaca o titular da Semob, Pablo Souza.
6. O mês de julho é marcado pela campanha Julho Amarelo, voltada para a conscientização sobre as hepatites virais, doenças que atingem o fígado e podem causar desde alterações leves até quadros graves, como cirrose e câncer hepático.
7. Já há vacinas que protegem contra três dos quatro tipos da doença, e todas podem ter sua incidência reduzida por meio de estratégias de prevenção. De acordo com o Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais 2024, divulgado pelo Ministério da Saúde, mais de 720 mil casos foram confirmados no Brasil entre 2000 e 2023. A faixa etária mais atingida está entre 30 e 49 anos.
8. A região sudeste lidera em número absoluto de notificações. Já a região norte concentra a maior taxa proporcional de casos, impulsionada pela baixa cobertura vacinal e maior vulnerabilidade social, com destaque para os vírus B e D. As hepatites virais mais comuns no Brasil são causadas pelos vírus A, B e C. A transmissão varia conforme o tipo:
9. Hepatite A: contato com água ou alimentos contaminados; Hepatites B e C: contato com sangue contaminado, relação sexual desprotegida, uso de objetos cortantes ou perfurantes não esterilizados, e compartilhamento de itens pessoais; Hepatite D: ocorre apenas em pessoas que estão infectadas pelo vírus B, e caso tenham contato com o vírus delta. Maior incidência na região Norte.
10. Segundo o infectologista da Pró-Saúde, Pedro Carneiro, um dos maiores desafios no combate à doença é o fato de que muitos casos não apresentam sintomas. “Na maioria das vezes, as hepatites não manifestam sinais visíveis, o que faz com que grande parte dos infectados desconheça o diagnóstico”, explicou.
11. Nascido em Salvador em 28 de junho de 1945, o roqueiro Raul Seixas, um dos maiores personagens da Música Popular Brasileira (MPB), completaria 80 anos em 2025. O artista baiano que marcou toda uma geração e continua inspirando jovens e amantes do rock será homenageado pela Prefeitura, através da 4ª edição do Projeto MURAL – (Movimento Urbano de Arte Livre), que está selecionando candidatos interessados em criar um mural temático na fachada de um prédio da cidade.
12. Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 13, Dia Mundial do Rock, através do formulário disponível no site https://www.projetomural.art.br/. O MURAL é realizado através da Produtora Trevo Produções, com apoio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz).
13. O projeto já transformou a paisagem da região do Comércio com 20 laterais e fachadas de prédios que viraram verdadeiras telas de obras de arte. De acordo com o gerente de Promoção Cultural da FGM, George Vladimir, a capital baiana tem se tornado uma galeria a céu aberto, com empenas e painéis de grafite que valorizam a arte urbana.
14. “Apoiamos institucionalmente todas as edições do MURAL, e nesta quarta edição, abrimos uma convocatória especial para homenagear esse grande roqueiro. Raul, que levou sua música para o mundo, nasceu em nossa cidade. Nada mais justo”, considera.
15. De acordo com Vanessa Vieira, idealizadora e curadora do MURAL, desde a primeira edição, o projeto vem buscando valorizar e enaltecer a cultura baiana e, em 2025, será a primeira vez que fará uma homenagem a uma personalidade.
16. “A gente sabe de toda a importância de Raul Seixas para Salvador, para Bahia, para o Brasil. Foi o precursor do rock nacional, então homenagear esse ícone da música brasileira também acaba nessa intenção de eternizar essa força criativa dele. Convido todos os interessados a enviarem propostas, croquis, com obras e esboços”, convoca.
17. O artista, produtor cultural e membro da curadoria do projeto, Marcos Clement, há mais de 20 anos elabora pesquisas e projetos em homenagem a Raul Seixas. Para ele, a homenagem do MURAL a um artista como Raul, que marcou uma geração e deixou legado tão valioso para juventude atual, é fundamental para a história da música.
18. “Nasceu em nossa cidade esse grande músico que ficou conhecido como ‘Pai do Rock Brasileiro’ ou ‘Maluco Beleza’. Segue imortalizado em sua obra musical que é composta por 17 discos, lançados durante 26 anos de carreira. Agora, vamos estampar uma homenagem em um grande prédio da cidade. É mais do que justo, afinal quem não conhece as músicas de Raul?”, questiona. Na trajetória do Raulzito, sucessos como "Metamorfose Ambulante", "Tente Outra Vez", "Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás", "Gita", "Maluco Beleza" e “Ouro de Tolo”, entre outros, ficaram marcados na história da música brasileira.
19. Na última segunda-feira, 30 de junho, na sede do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA), a nova diretoria do Sindicato de Odontologia da Bahia tomou posse e foi marcada a refundação de uma voz essencial que estava silenciada desde antes da pandemia.
20. Dr. Alex Pessoa Furukawa assumiu a presidência ao lado de uma equipe que respira Odontologia: Dra. Sueli Louzada (vice), Dra. Lennízia Queiroz (1ª secretária), Dr. Ladeandro Oliveira (2º secretário), Dra. Amália Cunha (finanças), Dra. Cíntia Fernandes (social & científico) e Dra. Keila Motta (relações trabalhistas). A missão é clara: lutar por melhores condições de trabalho, valorização profissional e mais ciência para a categoria.
21. “O CROBA tem orgulho de ser o “padrinho”dessa nova fase, fomos nós que impulsionamos a reorganização e seguiremos lado a lado, porque união de classe se faz com ação coletiva. Estamos confiantes de que essa parceria entre Conselho e Sindodonto trará muitos avanços e benefícios para a classe odontológica. Seguimos juntos, por uma odontologia cada vez mais forte”, afirma o presidente do CROBA, Dr. Marcel Arriaga.