Governador Jerônimo diz que estado dará apoio as famílias das vitimas
Tasso Franco , da redação em Salvador |
19/10/2025 às 18:51
O ônibus do acidente
Foto: REP
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Salvador viveu um dia dedicado à prevenção e cuidado com o Super Sábado da Saúde, realizado neste dia 18 de outubro pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A mobilização reuniu três grandes campanhas — Outubro Rosa, Outubro Verde e Multivacinação — em uma ampla ação simultânea, que alcançou milhares de pessoas em toda a cidade.
2. Durante o Dia D do Outubro Rosa, mais de 8 mil agendas foram disponibilizadas em toda a rede municipal de saúde, com o objetivo de fortalecer a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. As marcações foram abertas às 8h e seguiram dentro da normalidade, registrando 90% de ocupação geral ao final do dia — sendo 94% para exames e 84% para consultas.
3. No âmbito do Outubro Verde, a mobilização na Praça João Martins, localizada em Paripe, no Subúrbio Ferroviário, realizou 270 testes rápidos para sífilis e HIV em 135 pessoas. Quatorze pessoas testaram positivo para sífilis, das quais 9 homens e 5 mulheres. Todos foram devidamente encaminhados para acompanhamento e tratamento pela rede municipal.
4. Já o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação teve forte adesão das famílias, com 4.990 pessoas imunizadas. A iniciativa reforça o compromisso da SMS em ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes, garantindo proteção contra doenças imunopreveníveis.
5. “O Super Sábado da Saúde foi marcado pelo engajamento das equipes e envolvimento da população, que aproveitou o fim de semana para colocar a saúde em dia. Agradecemos a todos os profissionais que atuaram com dedicação, acolhimento e compromisso, fazendo da mobilização um verdadeiro sucesso. Com informação, cuidado e trabalho em equipe, Salvador segue avançando na construção de uma cidade mais saudável e protegida”, destacou o secretário de Saúde, Rodrigo Alves.
*****
6. O terceiro e último bloco da delegação baiana formado por 67 estudantes atletas de 11 a 14 anos embarcou, neste domingo (19), no Aeroporto Internacional de Salvador, com destino à Uberlândia, em Minas Gerais, para disputar a etapa nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025.
7. Acompanhados por técnicos, oficiais e comissão técnica, eles irão competir, até o dia 26 de outubro, nas modalidades basquete, handebol, ginástica artística, karatê, wrestling e xadrez.
8. Com o apoio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), toda a equipe viajou com passagens aéreas e uniformes fornecidos pelo Governo do Estado que, a cada ano, vêm fomentando a participação de estudantes em diferentes competições esportivas.
9. Os jovens atletas, que estudam em escolas públicas e particulares dos municípios de Salvador, Uruçuca, Lauro de Freitas, Pojuca, Camaçari, Juazeiro e Lençóis têm um único objetivo em comum: vencer cada competição para trazer na bagagem o maior número de medalhas possível para a Bahia. Só dá rede estadual, são 26 estudantes nesta etapa.
10. Enzo Lima , 13 anos, 8º ano, do Colégio Estadual Maria Romana Calmon, em Salvador, irá competir na ginástica artística. “Só tenho três meses praticando este esporte e já tenho uma medalha de ouro em casa, que conquistei na Copa Estrela, em Salvador. Agora, pretendo trazer mais uma de ouro neste campeonato e eu estou muito feliz por essa oportunidade”, disse o jovem, que está viajando de avião pela primeira vez.
11. Quem também está ansiosa e confiante para para se destacar na competição, na modalidade handebol feminino, é a estudante Ana Clara Amaral, 13 anos, 8º ano, do Colégio estadual Rotary Clube, localizado em Juazeiro.
12. “Estou muito contente com esta oportunidade de competir em outro estado pela primeira vez, contra estudantes de outras regiões. Estou com boas expectativas, pois eu treinei muito com a ajuda da minha professora”, comentou.
13. Para a técnica e professora de Ana Clara, Ingrid Batista, que está responsável por duas esquipes de handebol (masculino e feminino), as experiências nos JEBs trarão um impacto positivo na vida dos estudantes.
14. “O Colégio Rotary é tetracampeão estadual nos JEBs e está é a primeira vez que vamos representar a Bahia na etapa nacional. Esperamos fazer uma belíssima competição. Eu, como fruto do esporte, super apoio, incentivo e utilizo o esporte como ferramenta para educar esses alunos, para mostrar as possibilidades que eles têm na vida. Eu me sinto realizada e estou muito orgulhosa pelo trajeto deles até a aqui”, destacou a educadora, que já foi campeã brasileira nos JEBs, na mesma categoria de seus alunos.
15. As competições deste último bloco serão iniciadas na terça-feira (21), para todas as seis modalidades, com os esportes individuais em disputa até o dia 23 de outubro. Já as disputas das modalidades coletivas serão finalizadas no próximo domingo (26).
16. Até o momento, com a finalização do segundo bloco, neste sábado (18), a delegação baiana já contabiliza 16 medalhas. São oito no judô (dois ouros e seis bronzes); cinco na natação (dois ouros, duas pratas e um bronze); vôlei masculino e equipe de ginástica rítmica (uma prata, cada); além de uma medalha de bronze com o futsal feminino.
17. Nesta edição dos JEBs, que teve início no dia 5 de outubro, a Bahia está representada por 191 estudantes-atletas, distribuídos nos três blocos. São 66 no primeiro (badminton, futsal, natação, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia); 58 no segundo (atletismo, atletismo adaptado, ginástica rítmica, judô e taekwondo) e 67 no terceiro (basquete, ginástica artística, handebol, karatê, wrestling e xadrez).
18. Realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), com o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, os JEBs são a principal competição escolar do Brasil. O evento proporciona aos estudantes-atletas o desenvolvimento dos valores do esporte, intercâmbio esportivo e cultural, além da chance de se tornarem atletas profissionais.
***
19. ACIDENTE DO ÔNIBUS EM PERAMBUCO: O Instituto Médico Legal (IML) do Recife concluiu a identificação dos 17 mortos em um acidente de ônibus, na noite de sexta-feira, 17, na cidade de Saloá, no centro-leste de Pernambuco. A informação foi divulgada, neste domingo, 19, pela Secretaria de Defesa Social (SDS) do estado. Dos que vieram a óbito, 12 são da Bahia.
20. Conforme a pasta, 12 dos corpos foram liberados para os familiares. Já os demais aguardam a retirada no IML da capital pernambucana. A identificação foi feita por meio de perícia papiloscópica, com as impressões digitais.
21. O governador Jerônimo Rodrigues expressou, neste domingo (19), a sua consternação pelo grave acidente envolvendo um ônibus que tombou na região de Caruaru, em Pernambuco, com 17 mortos, até o momento. Jerônimo anunciou a continuidade do apoio às famílias, a mobilização de equipes de saúde e a cooperação com prefeituras, o governo pernambucano e outros estados para acompanhar o andamento do atendimento aos feridos e a apuração das causas.
22. "Estou muito sentido e quero me consternar com todas os familiares, os prefeitos desses municípios e dizer ao povo da Bahia que a gente continua orando pelas famílias dos que foram e pedindo pela recuperação dos que permanecem vivos." A afirmação sintetiza a mensagem de luto, solidariedade e compromisso com a assistência às famílias, bem como a coordenação de ações com prefeitos e estados vizinhos para acompanhar os encaminhamentos médicos, a transferência de feridos e o translado de corpos.
23. O governador também destacou a parceria com o Governo de Pernambuco e com equipes de Minas Gerais, ressaltando a importância de manter a comunicação transparente e o suporte às vítimas.