A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), deu início, nesta segunda-feira (26), à 4ª Conferência Municipal de Igualdade Racial. Muita conferência e pouca ação prática.
Tasso Franco , da redação em Salvador |
26/05/2025 às 19:16
Bahiainvest no Oriente Médio
Foto:
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A Bahia está participando da missão internacional promovida pelo Consórcio Nordeste ao Oriente Médio, com o objetivo de atrair investimentos para setores estratégicos da economia baiana. Representando o Estado, o diretor-presidente da Bahiainveste, Paulo Guimarães e a chefe de Assessoria Internacional, Caúra Damasceno, integram a comitiva que visita a Arábia Saudita, Catar, Abu Dhabi e Dubai entre os dias 23 e 30 de maio.
2. Durante a missão, a Bahia apresenta projetos voltados à transição energética (com foco em energias renováveis e hidrogênio verde), infraestrutura logística, turismo sustentável, segurança hídrica e inovação. Os projetos integram uma carteira regional elaborada em parceria com os demais estados nordestinos.
3. “A Bahia tem potencial para se tornar líder na transição energética e referência em desenvolvimento sustentável. Estamos dialogando com investidores internacionais para apresentar nossas oportunidades e atrair investimentos de longo prazo, que gerem emprego, renda e desenvolvimento para o povo baiano”, destaca Paulo Guimarães.
4. Além das rodadas de negócios promovidas nos eventos “Brazil Northeast Day”, a missão busca estabelecer Parcerias Público-Privadas (PPPs), acordos de cooperação e integrar o Estado a cadeias globais de investimento sustentável. Dois fundos de investimento estão sendo estruturados pelo Consórcio, com apoio do Banco do Brasil, BNDES e Banco do Nordeste, para financiar projetos estratégicos da região.
5. A Bahia reafirma, com essa iniciativa, seu compromisso com a internacionalização da economia e o fortalecimento de laços com países árabes, promovendo desenvolvimento sustentável com justiça social e inovação.
*****
6. O órgão criado pelo governo Lula em janeiro de 2023 para “combater a desinformação” é alvo de uma série de denúncias de ilegalidades desde que foi anunciado, nos primeiros dias da nova gestão petista.
7. A principal crítica à Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), que foi apelidada de “Ministério da Verdade”, é quanto ao uso da máquina pública para restringir manifestações contrárias ao governo. Desde sua criação, o órgão já conseguiu derrubar uma série de publicações nas redes sociais e até mesmo reportagens com críticas e opiniões contrárias ao governo e seus aliados.
8. A Gazeta do Povo publicou, com exclusividade, que no pouco mais de dois anos de funcionamento, a PNDD rejeitou todas as denúncias de desinformação contra membros do governo. Foram, ao todo, 25 denúncias protocoladas por deputados, senadores e cidadãos que não tiveram andamento. Por outro lado, o órgão aceitou 35 demandas pró-governo Lula, atuando como um órgão de apoio aos interesses do Executivo.
9. O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, apresentou quatro denúncias de desinformação contra membros do governo desde a criação da PNDD – todas rejeitadas. Acompanhe a seguir entrevista exclusiva da Gazeta do Povo com o parlamentar sobre o “Ministério da Verdade” de Lula.
10. Gazeta do Povo: O senhor foi um dos primeiros a apresentar uma denúncia na PNDD e apresentou outras depois. Como avalia a atuação da Procuradoria, dois anos após sua criação?
11. Rogério Marinho: O que chamam de “Ministério da Verdade” não passa de uma engrenagem de censura disfarçada de órgão público. Desde sua criação, o único propósito foi proteger o governo e atacar vozes dissonantes. Todas as denúncias feitas pela oposição são sumariamente rejeitadas, não por falta de mérito, mas porque não atendem à conveniência política do governo do PT.
12. Isso não é defesa da democracia, é uso da máquina pública para blindar o poder e silenciar adversários. Estamos falando do aparelhamento estatal em sua forma mais descarada, e o histórico de atuação desse órgão deixa claro: quem pensa diferente é perseguido.
13. Diante dos desafios relacionados à desinformação, na avaliação do senhor um órgão como esse poderia ser útil caso não estivesse ligado a um projeto político de poder?
****
14. A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), deu início, nesta segunda-feira (26), à 4ª Conferência Municipal de Igualdade Racial. O evento, realizado no Hotel Quality, no bairro do Stiep, tem como tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial” e seguirá com programação nesta terça-feira (27).
15. A conferência reúne representantes da sociedade civil, do poder público e de movimentos sociais, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas à equidade racial. A iniciativa busca ampliar o diálogo e promover propostas que contribuam para o enfrentamento ao racismo e para a promoção da igualdade racial em Salvador.
16. De acordo com a titular da Semur, Isaura Genoveva, o encontro marca um momento importante de retomada e compromisso com o avanço das políticas públicas. “Esse é um momento de retomada, um espaço democrático em que podemos ouvir a sociedade civil, os representantes do governo e os membros do Programa de Combate ao Racismo Institucional, que contribuem com a política de enfrentamento ao racismo em Salvador", declarou.
17. A gestora ressaltou que a realização do encontro, dez anos após o último, reforça o compromisso municipal com a construção e o aprimoramento das políticas públicas na cidade. “Este evento é de suma importância, pois é um momento de escuta. Não conseguimos fazer política pública sem ouvir a coletividade.
18. Aqui, todos têm voz e vez. Daqui sairão bons delegados para representar Salvador nas conferências estadual e nacional, levando propostas relevantes para o enfrentamento ao racismo, com base na vivência da cidade”, completou Isaura.
19. O presidente do Conselho Municipal das Comunidades Negras (CMCN), Evilásio Bouças, citou a relevância do espaço como ponto de articulação entre sociedade civil e poder público. “Esta conferência é de grande importância para a sociedade, por ser um espaço de debate entre a sociedade civil e o poder público. Nesta quarta edição, há um fortalecimento das discussões em torno de temas fundamentais para a nossa população, especialmente no que diz respeito à questão racial", contou.
20. Começaram nesta segunda-feira (26), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025. O cadastro deve ser feito no site enem.inep.gov.br/participante, até às 23h59 (horário de Brasília) de 6 de junho. Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro.
21. O ENEM é uma das principais formas de acesso ao Ensino Superior no Brasil. Universidades públicas e privadas usam a nota como critério de seleção. Além disso, o exame é requisito para programas governamentais de acesso ao ensino, como o Sistema de Seleção Unificada (SISU), o Programa Universidade para Todos (PROUNI) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
22. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e abriu um inquérito para investigar a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras. O parlamentar, que é filho de Jair Bolsonaro, está licenciado do cargo e morando nos Estados Unidos desde fevereiro. O magistrado também ordenou o depoimento de Jair Bolsonaro para esclarecer a atuação do filho e por já ter declarado que o sustenta financeiramente no exterior.
23. Na decisão que autorizou a abertura da investigação, Moraes também acolheu o pedido da PGR e determinou que o ex-presidente Jair Bolsonaro preste "esclarecimentos a respeito dos fatos, dada a circunstância de ser diretamente beneficiado pela conduta descrita e já haver declarado ser o responsável financeiro pela manutenção do sr. Eduardo Bolsonaro em território americano”. Em relação ao deputado licenciado, o ministro autorizou que ele preste esclarecimentos por escrito.