Política

UPB DESPREZA JERÔNIMO E PROCURA RUI PARA RESOLVER CASO PONTE ITAPEBI

Veja nosso comentário "onde há fumaça, há fogo"
Tasso Franco , da redação em Salvador | 23/05/2025 às 18:35
Nove prefeitos foram a Brasilia para tentar resolver caso da ponte de Itapebi
Foto: UPB
   MIUDINHAS GLOBAIS:

    1. O ditado popular "onde há fumaça, há fogo" significa que existe algo problemático. Essa expressão indica que não se deve ignorar suspeitas, pois podem indicar uma situação subjacente que precisa ser analisada. 

   2. As frequentes insinuações políticas de que poderá haver uma substituição do governador Jerônimo Rodrigues por Rui Costa ou até por Jaques Wagner, na chapa majoritária de 2026, uma vez que há segmentos internos do PT que apoiariam o senador, considerado o mais politizado e civilizado dos três, merece a atenção do governador.

    3. Pelo sim, pelo não o que estamos observando em andamento é a presença maior de Rui Costa como interlocutor de prefeitos baianos em Brasília e um esforço enorme de simpatizantes de Wagner em eleger os presidentes dos diretórios do PT, em Salvador e na Bahia. 

    4. Ora todo político tem interesse em fortalecer e renovar seu partido, porém, isso não se faz apenas pelo amor à causa. Há, sempre, uma contrapartida e Wagner já é senador e tem vaga na chapa para renovar o mandato, mas, um “plus” a mais não seria desprezado. E esse “plus” por mais que se tenha dito não é Ondina, onde ele abriu a temporada de petistas no governo da Bahia.
   
    5. Veja que, hoje, diante das críticas de ACM Neto sobre a parceria Lula-Jerônimo e a interdição da ponte sobre o Jequitinhonha, em Itapebi, a UPB ao invés de se dirigir ao governador Jerônimo tomou o caminho de Brasília e foi procurar Rui Costa, o qual, prometeu uma nova ponte em 10 meses, o que, tecnicamente, é praticamente impossível de acontecer salvo se a engenharia japonesa ou chinesa entrar em cena. 
   
    6. Ora, a ponte Salvador-Itaparica já tem mais de 10 anos de promessas. No caso de Itapebi, numa BR, a situação exige, de fato, urgência, pois desmantela a economia de vários municípios e obriga caminhoneiros a se utilizar de um desvio com rota de 70 km diferenciada. É um transtorno enorme, pois, por essa via passa parte do abastecimento do Nordeste.
   
    7. O que fazer? Como o governador vai agir? Jerônimo já disse em entrevista que o tema deve ser tratado com respeito e responsabilidade. Bem, a indireta, sem citar a fonte, foi para "O Globo" e o colunista Lauro Jardim que publicaram a nota apontando essa possível mudança de Jerônimo para Rui.
   
    8. Nós, jornalistas baianos mais experientes, sabemos como esse tipo de nota é "plantada" na imprensa do Sul para repercutir na Província da Bahia. Isso é bem antigo e não é a primeira vez que acontece e vai continuar acontecendo. E, claro, esse tipo de nota em colunista tão lido tem um informante, uma fonte em off, sempre poderosa.
   
    9. Trata-se, portanto, voltando ao começo dessa nota o primeiro item do ditado "onde há fumaça, há fogo" relacionado a "fumaça" que está circulando no ar da política baiana especialmente no âmbito do PT ainda sem sabermos se vai dar "fogo" (ou não). 
  
  10. O certo é que a fumaça é densa ainda não vimos dos caciques mores do petismo na Bahia desmentidos mais contundentes. As declarações nesse fumaceiro são amenas e ditas por auxiliares, os quais, não têm força alguma. Em Brasília, o papa barbudo está calado. (TF)
 
                                                                           *****
   11. No próximo domingo, 25 de maio, a cidade de Salvador receberá a XVII Caminhada com Maria e Peregrinação da Esperança, promovida pelo movimento Terço dos Homens. Com o tema “Maria, sinal de esperança para o povo de Deus em caminho”, o evento reunirá centenas de homens em um momento especial de oração e peregrinação, saindo da Colina Sagrada do Senhor do Bonfim em direção à Paróquia dos Mares.

   12. A programação terá início às 7h30, com a celebração da Missa na Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, presidida pelo padre Paulo Henrique, novo assistente eclesiástico do Terço dos Homens. Após a Missa, os participantes seguirão em caminhada, manifestando publicamente a fé mariana e renovando o compromisso com a esperança cristã.

   13. Reconhecida como uma das mais expressivas manifestações religiosas da capital baiana, a Caminhada com Maria mobiliza paróquias e comunidades de toda a Arquidiocese de Salvador, fortalecendo a unidade do povo de Deus em oração e missão. Os organizadores incentivam que lideranças paroquiais motivem a participação ativa de seus grupos e comunidades.