Política

NEM O CARDEAL ESCAPA: USARAM SEU NOME NA INTERNET PARA ROUBAR

Video falso feito pela IA usa com Sérgio da Rocha pedindo ajuda para uma criança.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 15/05/2025 às 19:22
Cardel Dom Sérgio da Rocha emite nota
Foto: DIV
    MIUDINHAS GLOBAIS:

    1. A Arquidiocese de São Salvador da Bahia informa que está circulando, em redes sociais e aplicativos de mensagens, um vídeo falso no qual, supostamente, o Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, solicita ajuda financeira para o tratamento de uma criança.

   2. Trata-se de uma falsificação produzida por meio de inteligência artificial (IA). O vídeo em questão não foi gravado nem autorizado por Dom Sergio da Rocha ou por qualquer organismo oficial da Arquidiocese. Ressaltamos que essa iniciativa é fraudulenta e orientamos veementemente que nenhuma doação seja realizada para a conta mencionada no referido conteúdo.

   3. A Arquidiocese repudia o uso indevido da imagem de seu Arcebispo e alerta os fiéis e a sociedade em geral para que não compartilhem esse vídeo e não respondam a esse tipo de apelo enganoso.

   4. Reforçamos que todas as ações oficiais da Arquidiocese, inclusive campanhas solidárias e pedidos de contribuição, são divulgadas exclusivamente por meio do nosso site oficial (www.arquidiocesesalvador.org.br) e pelas redes sociais institucionais da Arquidiocese.

   5. Pedimos a todos que, diante de qualquer dúvida, consultem sempre os canais oficiais e comuniquem imediatamente à Assessoria de Comunicação da Arquidiocese quaisquer situações suspeitas, enviando e-mail para [email protected] Agradecemos a atenção, colaboração e orações de todos. Salvador, 15 de maio de 2025.Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de São Salvador da Bahia ARQUIDIOCESE DE SALVADOR

                                                            *****
   6. A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA, deputada Ivana Bastos, recebeu, na tarde desta quinta-feira (15.05), o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO 2026) do Estado da Bahia. A recepção também foi feita pelo deputado estadual Vitor Bonfim, presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle da Assembleia. 

   7. De autoria do Poder Executivo, o PL foi entregue pelo secretário do Planejamento do Governo do Estado Cláudio Peixoto, que estava acompanhado de Ninon Fernandes, superintendente de Orçamento Público.

  8. “Tive a maior honra em receber o secretário Cláudio Peixoto, que fez a entrega formal ao Legislativo do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2026 – documento que baliza a elaboração do orçamento estadual do próximo ano. São ainda projeções, mas que revelam mais um ano de solidez fiscal da Bahia, endividamento baixo e a perspectiva de mais investimentos públicos, priorizando a infraestrutura e a inclusão social. Devemos inclusive manter o nível de investimentos públicos no país, ficando atrás somente do Estado de São Paulo”, destacou a chefe do Legislativo estadual.
                                                                        *
  9. O escritor baiano Ian Fraser  (@ianfrasermeurei), lançou na última terça-feira (13 de abril), seu mais novo livro “Cartografia para caminhos incertos”, publicado pela editora Intrínseca. Este é o oitavo livro do autor, que foi finalista do prêmio Jabuti 2023 com a obra  “A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê”. O autor segue em circulação com o lançamento da obra, com presença confirmada na Bienal do Livro Rio 2025, que acontece de 13 a 22 de junho. 

  10. O lançamento aconteceu no Colégio Anglo-Brasileiro, localizado no Itaigara, e reuniu escritores e educadores baianos, fortalecendo a cena da literatura local. Estiveram presentes os escritores Deco Lipe, Roberta Gurriti, Karou Dias, Anderson Shon, o ilustrador e quadrinista Daniel Cesart e o psicólogo e educador parental Alessandro Marimpietri.

  11. O Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), publicou, nesta quinta-feira (15), o edital de seleção pública para Celebração de Convênios de Cooperação Técnica e Financeira para Viabilização do “São João da Bahia e Demais Festejos Juninas 2025”. 

  12. O objetivo é viabilizar a realização de Festas Juninas, no período de 6 de junho a 6 de julho de 2025. O edital completo está disponível no site da Sufotur: www.ba.gov.br/sufotur/sao-joao-2025.

  13. As inscrições acontecem entre os dias 15 e 21 de maio, de forma presencial, no Protocolo Central da Sufotur, no Centro Administrativo da Bahia, das 8h30 às 12h e 13h30 às 18h, no Protocolo Central da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia – SUFOTUR, na 3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, andar térreo, Centro Administrativo da Bahia – CAB.

  14. As prefeituras devem apresentar todos os documentos exigidos, incluindo comprovação de regularidade fiscal. Os municípios serão classificados em cinco grupos (A a E), com repasses que variam de R$ 70 mil a R$ 600 mil, de acordo com a pontuação obtida. A nota considera presença digital, constância de participação em editais anteriores e aspectos do projeto, como valorização das manifestações juninas e impacto no turismo e na economia local. 

  15. Por causa da falta de pagamento salarial, cerca de 40 trabalhadores e trabalhadoras terceirizados da empresa Soll Serviços de Obras e Locações seguem parados desde a última terça-feira (13) em Juazeiro. A paralisação envolve contrato de manutenção de bens móveis no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Nesta quinta-feira (15), os funcionários emitiram um comunicado para a sociedade no norte do estado alegando “que o atraso salarial é um sério problema” e que deveria ter sido efetuado desde o dia 8 de maio.

   16. Procurado, o coordenador regional do SindilimpBA, que representa os trabalhadores, Jamay Damasceno, confirma o atraso dos salários. “Isso ocasiona sérios prejuízos aos colaboradores envolvidos na execução do serviço. Ressalta-se que esse não é um caso isolado: outros contratos firmados dentro da Univasf também vêm enfrentando atrasos semelhantes, afetando diretamente o desempenho das equipes e o cumprimento das obrigações trabalhistas”.

   17. Em carta aberta, os trabalhadores e trabalhadoras pedem providência urgente. “Solicitamos providências urgentes para a regularização dos pagamentos, garantindo o respeito aos profissionais e à continuidade dos serviços com a devida qualidade”, dizem os funcionários. Ainda conforme informações, a direção do SindilimpBA se encontra nesta quinta na Univasf com os funcionários da empresa Soll.

   18. “Esses funcionários estão sem receber o salário e, em assembleia, eles optaram por fazer essa pequena manifestação. Será uma paralisação de algumas horas de relógio para pedir um retorno tanto da Univasf quanto da empresa sobre o pagamento dos salários em atraso”, completa Jamay ao lado dos trabalhadores.