Os 80 anos de história do Sindicato dos Bancários da Bahia foram homenageados pela Câmara de Salvador na noite de quinta-feira, 18, durante sessão especial requerida pelo vereador Everaldo Augusto (PCdoB). O comunista apresentou moção de aplauso à entidade, que completou oito décadas no dia 4 de fevereiro deste ano.
Everaldo Augusto foi presidente do Sindicato (1996-1999), e enfatizou o caráter sindicalista e também social da instituição: “O Sindicato, desde os anos 30, esteve presente nos momentos políticos mais importantes do Brasil. Enfrentou duas ditaduras, participou ativamente do processo de redemocratização, pela Anistia, pelas Diretas Já, pelo Fora Collor, pela eleição de Lula. Pela relevância de sua postura à frente da luta histórica por melhores condições de trabalho para os bancários, aplaudimos o Sindicato dos Bancários do Estado da Bahia”.
O presidente Paulo Câmara (PSDB) também parabenizou o aniversariante, elogiando a postura e desempenho dos dirigentes: “É valoroso o esforço e participação do Sindicato na conjuntura atual. A Câmara simbolicamente abraça e reverencia estes 80 anos de existência do Sindicato dos Bancários”.
Verdadeira escola
Fundado em 1933, o Sindicato foi criado com o objetivo de “enfrentar os patrões” e a situação desfavorável e de discriminação em que permaneciam os trabalhadores. Everaldo atribuiu grande parte da sua experiência política ao período que atuou como seu presidente e diretor.
Segundo ele, vários nomes ligados à política, artistas e de outros segmentos em destaque no País tiveram lá sua origem: “É uma verdadeira escola de formação política. Diversos temas que apresento atualmente como vereador, a exemplo da valorização popular, a busca dos direitos do cidadão e a defesa da democracia, aprendi junto ao Sindicato”.
O atual presidente do a entidade, Euclides Fagundes, parabenizou a iniciativa do edil e disse estar honrado com a homenagem. Explicou a importância da ação do Sindicato para a sociedade dando destaque à luta pelo fim dos juros abusivos cobrados pelos bancos e pelo respeito à Lei dos 15 Minutos.
Destacou também o papel de José Mutti de Carvalho, principal fundador da instituição: “O Sindicato dos Bancários da Bahia nestes 80 anos de luta é uma referência nacional na defesa dos interesses da categoria e da sociedade. Viva o Sindicato dos Bancários da Bahia”.
Também participaram da Mesa, o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza; Joselino Aquino (Sindicato dos Securitários); Florisvaldo Bispo, representando Adilson Araújo, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-BA); Graça Gomes (diretora do Sindicato dos Bancários) e Carlos Araújo (Presidente da Associação dos Aposentados do Baneb).