Leur Jr. mostra resultado que identifica Embasa como causadora de manchas nas praias de Salvador
LM , da redação em Salvador |
17/04/2013 às 10:50
Leur Jr. mostra resultado que identifica Embasa como causadora de manchas nas praias
Foto: BJÁ
O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa, deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB), em discurso no plenário da Casa cobrou da Embasa um posicionamento, em relação às manchas que tem aparecido nas praias de Salvador e que estariam sendo causadas por deficiências na operacionalidade do sistema da empresa.
O peemedebista apresentou uma resposta, encaminhada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que identifica a Embasa, como principal culpada pela contaminação da praia de Patamares, ocorrida há cerca de um mês. Segundo o oficio, uma vistoria realizada no local, por técnicos credenciados pela autarquia reconheceu “problemas operacionais e de manutenção no sistema coletor de esgoto, operado pela Embasa”, o que causou a mancha na cor preta e de forte odor na praia, entre as proximidades do Boteco do Caranguejo e da ponte do Rio Jaguaribe.
Leur Jr. havia exigido, através de ofícios enviados a Embasa, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e ao próprio Inema, fiscalização e solução, referente à mancha, além de medidas preventivas que pudessem impedir a reincidência da irregularidade.
“Como se já não bastasse a situação das praias que estão sem barracas e estrutura para os banhistas, agora nem banho de mar, um dos principais lazeres da capital, as pessoas podem tomar por causa da poluição, provocada pela má administração do sistema da Embasa, que tem permitido lançamento de esgotos e detritos na orla”, reclamou.