“Não vou obstruir, cumprirei minha palavra e assinarei o requerimento de urgência para a matéria”. A afirmação é do vereador Geraldo Jr. (PTN), a respeito da apreciação dos pareceres do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização sobre as contas 2010 do ex-prefeito João Henrique Carneiro.
A votação está prevista para esta quarta-feira, 17, na Câmara de Salvador, fruto de um acordo de lideranças, firmado no mês passado. Aliado de JH, Geraldinho garante ter argumentos para debater o assunto tecnicamente durante pelo menos 20 minutos, mas não o fará: “Manterei o acordo. O que nós queríamos era dar tempo a que todos os vereadores tomassem conhecimento dos pareceres. Agora, não se pode transformar isso num jogo político”.
Para ele, o ex-alcaide está sendo vítima de perseguição política, diante do bom posicionamento do ex-ocupante do Tomé de Souza nas pesquisas de opinião: “Ele aparece em segundo lugar, com 16%, atrás apenas de ACM Neto, que tem 54%, mas não é candidato”.
Sua previsão é de derrota na sessão desta quarta: “João deve ter sete ou oito votos favoráveis apenas”. Mas o ex-prefeito não deve se entregar facilmente. “Vamos ganhar isso na Justiça, pois não há dolo nas irregularidades apontadas”, promete o edil.
Getúlio como inspiração
Em discurso proferido nesta terça-feira, 16, Edvaldo Brito (PTB) buscou inspiração no ex-presidente Getúlio Vargas, patrono de seu partido trabalhista, para defender a análise das contas como parte de seu compromisso com a cidade e a classe trabalhista.
“Quero registrar a posição do meu partido pela data 19 de abril [aniversário de Getúlio Vargas] e saudar este que é o verdadeiro defensor dos direitos dos trabalhadores brasileiros e da abolição de toda a nossa classe operária”, relembrou. A menção foi compartilhada por Waldir Pires (PT), que também enalteceu o patrono Getúlio como “responsável pela inclusão social de milhões em nosso país”.
Ainda em referência à história da legenda, o petebista explicou o seu posicionamento para a votação das contas: “E é com esse respeito e devoção que tenho pela história do meu partido e seu legado para todos os brasileiros que votarei as contas de acordo com a orientação partidária, de forma que o meu voto não desmerecerá, nem o TCM, nem a sociedade”.
Mais prazo
Aladilce Souza (PCdoB) solicitou que o prazo para votação do Projeto de Reforma Tributária, estabelecido para o final deste mês, seja estendido. Para ela a matéria é uma espécie de “pacotão” que não se restringe à Reforma Tributária.
“O projeto trata de alguns assuntos que deveriam estar em leis específicas, como a criação de empresas e endividamento do consumidor. A temática é diversa e a matéria complexa, portanto, cada detalhe precisa ser analisado com cautela. Caso os artigos não sejam revisados com o devido zelo, podemos gerar mais insegurança jurídica para o município, assim como ocorreu na votação do PDDU, em 2008. À época, 256 artigos foram votados em caráter de urgência sem tempo para análise. Hoje o PDDU está sub judice”, disse a comunista.
Aladilce também solicitou aos vereadores que votem nesta quarta-feira (17) o parecer do Tribunal de Contas do Município (TCM) sobre as contas de 2010 do ex-prefeito.