Política

MOEMA volta à politica pelas mãos de Wagner e mira Lauro de Freitas

Moema Gramacho errou ao lançar candidato sem carisma em Lauro, mas tem serviços prestados ao município.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 09/04/2013 às 10:09
Moema e seu santo protetor, de quem se aborreceu por conta de Leão
Foto: DIV

O governador Jaques Wagner anunciou nesta segunda-feira (8) que Moema Gramacho, ex-prefeita de Lauro de Freitas, PT,  é a nova titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). A data da posse ainda não foi marcada.

Moema foi deputada estadual por três mandados e prefeita de Lauro de Freitas por dois mandatos - eleita em 2005 e reeleita em 2008. A secretária em exércio da pasta atualmente é Maria Morae, tempão, desde a saída de Walmir Assunção.

Moema fez boas gestões em Lauro de Freitas mas cometeu o erro de tentar emplacar seu sucessor, com João Oliveira, candidato sem carisma, estilo popularmente conhecido na política como "poste", daí foi derrotada para Márcio Paiva, o Dr Márcio, PP, do grupo de João Leão.

A ex-prefeita de Lauro volta à política pelas mãos de Wagner, desta feita, mais do que nunca. Ela andou se desentendendo com o governador (ou pelo menos se aborrecendo) quando Wagner nomeou Leão, seu desafeto político em Lauro, para ser secretário de Infraestrutura, quando o pepista deu aquela folclórica declaração de que "não ficaria buraco sem tapar na Bahia".

Se Leão não pavimentou toda a Bahia, como queria, em Lauro, o asfalto caiu à vontade e ajudou a soerguer seu nome no município, ainda que Dr Márcio, com grande carisma, tenha feito sua campanha desgarrado de Leão e de Cacá Leão, seu filho, também deputado.

Hoje, o que se nota em Lauro é que a administração Márcio Paiva está sem objetivos definidos, sem rumo, a essa altura, quarto mês do governo, sem dizer para que veio. Diz-se que o prefeito sequer tem um gabinete assentado e cada momento despacha em algum lugar.

Moema se tivesse feito o sucessor em Lauro estaria inserida como pré-candidata do PT a governadora. Dilma gosta dela. Mas, como perdeu, está no molho e Wagner, agora, a coloca no taboleiro da política numa pasta que tem muitos recursos conveniados e dá pra andar bastante, fazer um bom trabalho.

Tem, na política, dois caminhos a seguir: voltar a ser deputada estadual (e/ou arriscar ser federal) e trabalhar seu retorno à Prefeitura de Lauro, em 2016. 

Se João Leão foi candidato a vice-governador na chapa da base aliada de Wagner e esta sair vitoriosa, a situação de Moema se complica para retornar a Lauro. Se os ventos forem outros e Paiva não demonostrar pra que veio, aí Moema tem boas chances de voltar à Prefeitura. (TF)