O secretário municipal da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, participará nesta terça-feira, 9, às 9 horas, de audiência pública na Câmara Municipal de Salvador, a convite das comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Orçamento e Desenvolvimento Econômico e Turismo. O debate acontecerá no auditório do Centro de Cultura e terá como objetivo tirar dúvidas sobre os projetos da Reforma Tributária, além de abordar também o Código Tributário e o Programa de Parcelamento Incentivado (PPI), matérias em tramitação na Casa.
Segundo o presidente da CCJ, vereador Kiki Bispo (PTN), a audiência foi agendada de última hora por conta da agenda do secretário. Estarão presentes ainda representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), do trade turístico e do empresariado. Os presidentes dos outros dois colegiados, Claudio Tinoco (DEM) e Tiago Correia (PTN), também ressaltaram a importância da discussão, da maneira mais ampla possível.
Outra audiência
Ouvidora geral da CMS, Aladilce Souza (PCdoB) não se contentou com um debate apenas. Por considerar o projeto como “um pacotão de medidas que vai mexer com a cidade”, ela promoverá outro encontro na quinta-feira, 11, no mesmo horário e local. Para a comunista a proposta da prefeitura “não se restringe à área tributária, vai mexer com toda a cidade, tanto na parte administrativa quanto das finanças públicas”.
O tema da audiência será “Queremos ouvir você sobre o projeto de Reforma Tributária”. Ela defende a necessidade de “ouvir a sociedade e as iniciativas devem se multiplicar para ampliar esse debate”.
Foram convidados o Mauro Costa, o presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, e o presidente da Associação dos Jovens Empreendedores da Bahia (AJE), Ivo D’Aguiar, além de representantes de entidades, conselhos e faculdades da cidade, e a sociedade civil.
Defesa do Campo Grande
Duda Sanches, líder do PSD na Câmara de Salvador, convocou outro debate público, também nesta terça, às 9 horas, no Auditório do Bahia Center (Anexo da Câmara), em prol da revitalização da praça Dois de Julho, mais conhecida como Campo Grande, hoje desassistida pelo poder público.
O evento contará com a presença dos secretários municipais Rosemma Maluf (Ordem Pública) e Ivanilson Gomes (Cidade Sustentável), além dos superintendes Batista Neves (Sucop) e Silvio Pinheiro (Sucom). A expectativa, segundo Duda, é recolher, a curto prazo, sugestões para solucionar os problemas do espaço de lazer.
De acordo com o edil, ele lutará até o fim para ver resultados concretos. “Afinal, é inadmissível que espaço tão relevante para os soteropolitanos, já carentes de espaços públicos, se degrade de tal maneira, sem o menor zelo por parte do executivo municipal. Estou bastante confiante de que a prefeitura será sensível à causa”, pontuou, relembrando que, embora a praça tenha sido recentemente reformada, manutenção não ocorreu e o resultado é um estado de total abandono.
Moção de pesar
Durante a sessão desta segunda-feira, 8, Euvaldo Jorge (PP) apresentou moção de pesar pelo falecimento da jornalista Maria José Quadros, no último sábado, 6, vítima de câncer de pulmão.
Profissional competente e respeitada, Zezé, como era chamada pelos colegas, era editora de Economia do Correio da Bahia, tendo trabalhado também nos principais jornais de Salvador, como A Tarde, Jornal da Bahia. Atuou também por mais de 20 anos na sucursal de O Globo e por igual período na Gazeta Mercantil, além de trabalhar como assessora de comunicação na Transalvador e Secretaria Municipal dos Transportes e Infraestrutura.