A nova Comissão Especial para acompanhamento das ações da Copa do Mundo de 2014, na Câmara de Salvador será presidida pelo vereador Everaldo Augusto (PCdoB). Segundo o comunista, ex-chefe de gabinete da Secopa estadual em 2010/2011, o foco principal do colegiado precisa ser na cobrança de legados da Copa para a cidade e para a população de Salvador.
Para ele, “os altos investimentos na maior festa do futebol mundial precisam ser revertidos em obras de mobilidade urbana, na construção de equipamentos urbanos e na recuperação e construção de espaços para a prática esportiva nos bairros”. Everaldo também foi coordenador de esporte da Secretaria de Trabalho, Renda, Emprego e Esporte (Setre) e da elaboração do programa estadual Bolsa Esporte.
Operários da construção
O comunista comandou na terça-feira, 19, uma sessão especial na CMS em homenagem aos trabalhadores da construção civil, na passagem pelo dia da categoria. O evento debateu questões trabalhistas, pontuando as principais demandas dos operários.
“Essa é uma categoria importante, que joga um papel fundamental do ponto de vista da economia da nossa cidade e também das lutas sociais e está presente em associações, sindicatos e conselhos, sobretudo conselhos que tratam da questão do planejamento urbano”, justificou.
Os representantes dos trabalhadores agradeceram as homenagens e alertaram para as condições de trabalho nos canteiros de obras do Estado. Segundo Raimundo Brito, um levantamento da Fetracom/BA apontou que, dos 443 mil operários da construção civil, apenas 165 mil têm carteira assinada.
Dia da água
Everaldo Augusto apresentou também projeto em defesa das fontes públicas e mananciais de Salvador. Sua intenção é reabrir a discussão sobre o assunto, especialmente diante do Dia Mundial da Água (20 de março), cuja comemoração será feita nesta sexta-feira, 22, na Câmara.
O comunista propõe amplo debate e discussões na esfera municipal acerca da água: “O objetivo é chamar a atenção da sociedade e do poder público para preservação deste patrimônio histórico e natural de Salvador, já que as águas e mananciais são componentes insubstituíveis da cidade sustentável que todos almejam”.
Ele anunciou ainda a construção do Caminho das Fontes, como parte das intervenções urbanísticas do Governo do Estado no Centro Antigo. A meta é a interligação e a requalificação de onze fontes naturais no entorno da Arena Fonte Nova.