Imbassahy quer detalhes sobre a compra de Pasadena, ainda na administração de José Sérgio Gabrielli, hoje secretário de Planejamento da Bahia.
Eliana Frazão , BSB |
13/03/2013 às 18:00
O deputado federal e líder na minoria no Congresso, Antonio Imbassahy (PSDB) aprovou na tarde desta quarta-feira, 13, na Comissão de Segurança Pública da Câmara, requerimento de convocação da presidente da Petrobrás, Graça Foster, para explicar o processo de compra, pela estatal, da refinaria de Pasadena, localizada no Texas (EUA).
O parlamentar assina o requerimento juntamente com o colega Fernando Francischini (PSDB-PR). Segundo os deputados tucanos, há suspeitas, na operação, de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Logo após o Carnaval, em fevereiro, Imbassahy deu entrada no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em mandado de segurança pedindo a quebra do sigilo que o impede de divulgar dados contidos em resposta enviada ao parlamentar, pelo governo federal, sobre a compra de Pasadena, ainda na administração de José Sérgio Gabrielli, hoje secretário de Planejamento da Bahia.
A refinaria custou aos cofres brasileiros 1,18 bilh ão de dólares, quando a mesma refinaria havia sido adquirida, cerca de sete anos antes, por um grupo belga, pelo valor de 42,5 milhões de dólares. “Precisamos entender como se deu essa compra, que gerou aos brasileiros um prejuízo bilionário e inexplicável”, disse Imbassahy.