Política

Audiência reúne entidades do movimento negro na AL nesta terça

vide
| 19/03/2012 às 13:04

A Comissão Especial de Promoção da Igualdade do Legislativo baiano reúne, nesta terça-feira (20), as principais instituições civis e governamentais atuantes na defesa dos direitos da população negra do estado para audiência pública sobre Dia Internacional para a Eliminação do Racismo.


Celebrado em 21 de março, o dia foi instituída pela ONU em memória ao massacre ocorrido nesta data, no ano de 1960, cometido pela polícia do apartheid contra a população do bairro Shaperville, cidade de Joanesburgo, na África do Sul. 69 negros e negras, que protestavam pacificamente contra a obrigação de portar cartões de identificação para circular em locais pré-estabelecidos, foram mortos e outros 180 ficaram gravemente feridos.


Segundo o presidente do colegiado, deputado Bira Corôa (PT), o objetivo da audiência pública é traçar um panorama dos avanços e desafios do combate à discriminação racial na Bahia. "A Comissão tem se consolidado enquanto espaço político-institucional para fomentar os debates sobre promoção da igualdade com representações legítimas da sociedade", destaca o parlamentar.


Para a audiência, que começa às 9h30 na sala José Amando da Assembleia Legislativa da Bahia (CAB), foram convidados diversos segmentos identificados com a luta contra o preconceito e a discriminação racial, entre elas o Movimento Negro Unificado (MNU), União de Negros pela Igualdade (Unegro), Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), Coletivo de Entidades Negras (Cen), assim como representantes de sindicatos, grupos e associações culturais, institutos, ONGs, entidades jurídicas, além da Secretaria estadual de Promoção da Igualdade (Sepromi) e a Secretaria Municipal de Reparação (Semur).