(Por Jorge Magalhães)
Vice-prefeito de Feira de Santana, Paulo Aquino será agraciado hoje, quarta-feira 7, pela Câmara Municipal com o título de cidadão feirense e Medalha Maria Quitéria - honrarias concedidas pela edilidade feirense a personalidades que através das suas atividades contribuíram para o conjunto da sociedade local.
Distinguido por todos que se relacionam com ele pela sua natureza cordata e sempre bastante gentil, Paulo Aquino nasceu em Salvador e viveu parte da infância em Santo Amaro da Purificação, antes dos seus pais se transferirem para Feira de Santana.
O envolvimento do vice-prefeito com a cidade que o homenageia é tão natural que muitos que o conhecem desde menino tomaram como surpresa o anúncio de que ele seria agraciado pela Câmara Municipal com o título de cidadão, já que Aquino sempre fora considerado um feirense nato.
Formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Feira de Santana(UEFS) e Publicidade e Propaganda pela Unidade de Ensino de Feira de Santana (UNEF), Paulo Aquino exerceu as funções de Chefe de Gabinete da UEFS, entre os anos de l980 a l989, na gerstão do reitor José Maria Nunes Marques.
Ainda na esfera pública, Paulo Aquino atuou como chefe de Gabinete do Centro de Desenvolvimento Industrial, Cedin (atual Sudic), organismo ligado à Secretaria da Indústria e Comércio do Governo do Estado da Bahia, responsável pelo ordenamento e a implantação do pólo industrial de Feira de Santana.
Paulo Aquino estreou na política feirense aos 23 anos de idade, elegendo-se para Câmara Municipal, onde teve atuação destacada entre os anos de l982 a l989. Como vereador exerceu os cargos de Vice-Presidente do Legislativo feirense e 2º Secretário da Mesa Diretora da Câmara. Neste mesmo período, presidiu a Juventude Democrata Social, a JDS, agremiação política que ajudou a criar no Município.
O atual Vice-Prefeito de Feira de Santana também emprestou os seus conhecimentos à luta pela redução do índice de analfabetismo em Feira de Santana e região, tendo presido, a convite do governo José Falcão da Silva, o Movimento Brasileiro pela Alfabetização, o MOBRAL.
Bem articulado em vários setores da sociedade, Paulo Aquino teve passagem brilhante como presidente do Clube de Campo Cajueiro, uma referência na vida social de Feira de Santana.
A partir de l993, passa a atuar na iniciativa privada, tendo a oportunidade de absorver um pouco da experiência e dos conhecimentos de um dos maiores nomes do setor varejista do país, o empresário Mamede Paes Mendonça.
Na rede de Supermercados Paes Mendonça S/A.,Paulo Aquino desenvolveu atividades no setor comercial, como gerente administrativo e financeiro da matriz da empresa, em Salvador.
Católico praticante chegou a coordenar a Festa de Santo Antonio promovida pela Igreja dos Freis Capuchinhos, onde costuma freqüentar.
Paulo Aquino é casado com a empresária Lúcia Helena. O casal tem como filhos Mariana (bacharela em Relações Públicas) e o jovem Rafael, falecido em 2011.
A data da homenagem foi escolhida por Aquino por ser o dia em que seu filho Rafael completaria 21 anos de idade. Paulo Aquino encontrou conforto espiritual para a perda do filho na sua religiosidade, e ressalta que "todas estas homenagens serão divididas com Rafael, porque ele era um jovem preocupado com questões públicas e um grande incentivador da minha trajetória política", ressaltou .
As homenagens que a Câmara Municipal presta o vice-prefeito Paulo Aquino originaram de Projeto de Lei do vereador democrata Lulinha da Conceição, acatado por unanimidade por seus pares da Casa da Cidadania feirense.