Política

DEPUTADO YULO PRESTA SOLIDARIEDADE À TRIBO TUPINAMBÁ DE UNA

VIDE
| 04/02/2012 às 13:01
Defensor das causas indígenas, o membro da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Yulo Oiticica (PT), se solidariza com as vinte e duas famílias indígenas da tribo Tupinambá de Acuípe de Baixo, no município de Una, que deixaram no dia 31 de janeiro, a fazenda onde viviam há três anos e meio, após o cumprimento de um mandato de reintegração de posse pela Polícia Federal (PF).


O cacique Juvenal Payaya, do Mupoiba (Movimento Unido de Povos e Organizações Indígenas da Bahia), denunciou a Comissão de Direitos Humanos da Bahia  a  forma como os  policiais armados teriam abordados os moradores locais, alegando reintegração de posse. Segundo relato de Juvenal, os índios foram pegos de surpresa e enxotados da terra que lhes é de direito. "É uma pena que o Estado Brasileiro é tão ágil na defesa dos "grandes" e tão lenta na defesa dos "pequenos", sobretudo, quando estamos  falando dos primeiros habitantes do Brasil, frisa o deputado.


"Precisamos garantir os direitos dos povos indígenas, principalmente o direito a terra, que uma é condição fundamental na consolidação destes direitos. Nosso mandato é um instrumento da luta dos povos indígenas da Bahia e do Brasil. É neste sentido, que estarei pautando, na reunião da Comissão de Direitos Humanos, uma visita às famílias da tribo Tupinambá de Acuípe de Baixo no município de Una", conclui Yulo.