Política

LÍDER DO GOVERNO ANUNCIA PROJETO EXECUTIVO PARA NOVO AEROPORTO EM VCA

vide
| 29/05/2009 às 11:43
A reforma do terminal de embarque do aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo e a abertura de licitação para elaboração de projeto executivo do novo aeroporto do município de Vitória da Conquista foram anunciados pelo líder do Governo na Assembléia Legislativa, Waldenor Pereira.

Ele falou em nome do governador Jaques Wagner em reunião na Câmara Municipal conquistense, no último dia 27, no plenário repleto de lideranças dos diversos segmentos organizados da sociedade conquistense (associações e sindicatos de empresários e trabalhadores da indústria, construção civil, lojistas e movimentos sociais) e com a presença de todos os vereadores.


Pereira esteve acompanhado dos técnicos da Secretaria Estadual de Infra-estrutura, Jocaés Mariano dos Santos, gerente e especialista em aeroportos, Ana Cristina Cruz Dias, diretora de projetos, e Elizabete Amoedo, arquiteta, convidados pelo líder para prestaram informações mais detalhadas. O deputado frisou que o governador já havia divulgado as duas iniciativas, mas o autorizou a anunciá-las oficialmente com medidas práticas para tocar os dois projetos.
 
"A reforma do atual aeroporto é uma medida provisória para oferecer conforto aos passageiros até a conclusão do novo aeroporto, porque o processo da construção demanda um tempo maior, com previsão de dois anos", disse.


 CONQUISTA

O líder destacou que o governo vem desde o início procurando resolver a questão do aeroporto de Vitória da Conquista, tendo inclusive realizado licitação para ampliação do atual. "O problema é que os acidentes aéreos recentes em outros aeroportos, em especial o de Congonhas, fizeram com que os órgãos de aviação tornassem as regras mais rígidas que acabaram vetando a ampliação", explicou, informando ainda que a presença dos técnicos  no município também serviu para iniciar a avaliação de sítios (áreas) em condições de receber um novo aeroporto, porque terão que ser apresentados pelo menos três locais ao Ministério da Aeronáutica para estudo de viabilidade e autorização da obra.