Pereira esteve acompanhado dos técnicos da Secretaria Estadual de Infra-estrutura, Jocaés Mariano dos Santos, gerente e especialista em aeroportos, Ana Cristina Cruz Dias, diretora de projetos, e Elizabete Amoedo, arquiteta, convidados pelo líder para prestaram informações mais detalhadas. O deputado frisou que o governador já havia divulgado as duas iniciativas, mas o autorizou a anunciá-las oficialmente com medidas práticas para tocar os dois projetos.
"A reforma do atual aeroporto é uma medida provisória para oferecer conforto aos passageiros até a conclusão do novo aeroporto, porque o processo da construção demanda um tempo maior, com previsão de dois anos", disse.
O líder destacou que o governo vem desde o início procurando resolver a questão do aeroporto de Vitória da Conquista, tendo inclusive realizado licitação para ampliação do atual. "O problema é que os acidentes aéreos recentes em outros aeroportos, em especial o de Congonhas, fizeram com que os órgãos de aviação tornassem as regras mais rígidas que acabaram vetando a ampliação", explicou, informando ainda que a presença dos técnicos no município também serviu para iniciar a avaliação de sítios (áreas) em condições de receber um novo aeroporto, porque terão que ser apresentados pelo menos três locais ao Ministério da Aeronáutica para estudo de viabilidade e autorização da obra.