O subsecretário de Educação e Cultura, Eliezer Freitas, explanou o Plano e ressaltou a necessidade da mobilização de todas as áreas que têm interesse na melhoria do sistema educacional para que a iniciativa tenha sucesso. "Muito além da melhoria do ensino o plano traz melhorias no sentido de aperfeiçoar o processo de aprendizagem dos alunos", argumentou.
Entre as principais metas do plano de ensino estão: criação de um núcleo de tecnologia e informação, ampliação do atendimento à educação infantil, melhoria da qualidade de ensino e garantia de oferta de esporte educacional.
A presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, a vereadora Olívia Santana (PCdoB), criticou o plano atual e lembrou que no ano que vem acontecerá a formulação de um novo Plano Nacional de Educação que definirá as diretrizes e servirá de parâmetro para a elaboração dos planos de educação municipais. "O plano que temos hoje estará defasado, um plano caduco que terá que ser modificado", afirmou. (Marivaldo Filho, repórter)