Guardas municipais de Salvador vão participar, no próximo dia 14, da Marcha Azul Marinho à Brasília. O evento será promovido pelas guardas municipais de todo o país, e está sendo divulgado pela internet, através do portal http://www.guardasmunicipais.com.br/.
O objetivo é pressionar o Congresso Nacional a aprovar a PEC 534, que dá poder de polícia à categoria. Ontem, representantes da categoria em Salvador se reuniram com o deputado ACM Neto (DEM), que garantiu apoio à marcha.
Neto lembrou que a PEC é de autoria do senador democrata Romeu Tuma (SP), e foi defendida por ele na campanha eleitoral do ano passado, quando disputou a prefeitura de Salvador. "Guarda municipal desarmado acaba virando alvo fácil para bandido. De nada adianta", disse o deputado, que se reuniu com os guardas Ubirajara Azevedo e André Cajarana, que representaram toda a categoria no encontro. O vereador Mustafa (PTdoB) também participou do encontro.
Os guardas também solicitaram apoio de Neto para solicitar do prefeito João Henrique Carneiro (PMDB) mais estrutura para a corporação. ACM Neto disse que vai defender junto ao prefeito de Salvador a ampliação da guarda municipal.
"Salvador precisaria ter, no mínimo, seis mil guardas municipais. Além disso, os guardas precisam estar armados e precisam ter o suporte de um programa de monitoramento com câmeras de vídeo controlados por uma central. O prefeito está buscando recursos para isso", salientou. Segundo os dois guardas, a corporação em Salvador não tem nem 1,5 mil.