Ana Patrícia da Silva Santana, presidente da Associação de Amigos e Moradores de Vila Brandão, esteve na Tribuna Popular da Câmara, nesta segunda-feira, 4 de maio, para solicitar aos vereadores que convençam o prefeito João Henrique a revogar o decreto de desapropriação do terreno onde está o bairro, publicado no Diário Oficial do Município (em 20 de abril de 2009).
Ana Patrícia se queixa que apesar do líder do governo, vereador Sandoval Guimarães (PMDB), ter garantido que o prefeito não desapropriaria Vila Brandão, até agora a revogação não foi feita. Os integrantes da associação estiveram na Câmara em 13 de abril.
"A Vila Brandão é um lugar onde as pessoas se ajudam. Se alguém sente alguma coisa é logo acolhido por outros moradores", disse Ana Patrícia, a respeito do clima de solidariedade reinante no lugar. Ela reiterou que, ao longo dos anos, a comunidade da Vila Brandão sofre com a falta de apoio da Prefeitura Municipal e que, apesar de pagarem IPTU, praticamente não recebem serviços básicos, como a coleta de lixo.
A Vila Brandão - localizada no final da Ladeira da Barra, em frente à Baía de Todos os Santos - existe há 69 anos, tem 200 casas e 350 famílias e é "um dos bairros com o menor índice de criminalidade de Salvador", assinalou Ana Patrícia.
Enquanto Ana Patrícia discursava, moradores da Vila Brandão exibiam nas galerias da Câmara bandeiras com frases de apoio à revogação da desapropriação