Vide
O secretário de Agricultura do Estado, Roberto Muniz, participa nesta terça-feira, às 10 horas, da reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembléia Legislativa do Estado.
O presidente do colegiado, deputado Arthur Maia(PMDB), afirma que a presença de Muniz dará continuidade aos debates sobre a adequação dos abatedouros municipais à Portaria 304 do Ministério da Agricultura que exige construção de câmaras de refrigeração adequadas além de outras exigências.
" Nosso objetivo é analisar e definir as plantas de construção para abatedouros de animais bovinos, suínos, caprinos e ovinos nos pequenos e médios municípios baianos, com custos mais baixos", explica Arthur.
Os abatedouros dos pequenos municípios não possuem frigoríficos e muito menos, condições de transferir o material do abate para os frigoríficos localizados nas grandes cidades, num total de 23, em todo Estado, sendo que a Bahia possui 417 municipios.
A Portaria do Ministério da Agricultura regula o abate de animais bovinos, caprinos e ovinos, com o objetivo principal de acabar com o abate clandestino que leva à população a contrair doenças mortais.
O Ministério determina que os municípios construam abatedouros adequados às condições higiênicas e possuam também frigoríficos para armazenamento das carnes e vísceras, mas os pequenos municípios baianos não possuem condições financeiras para atender a esta exigência.