O deputado questionou ao líder do Governo, deputado Waldenor Pereira (PT) sobre os gastos do governador nessas viagens; os integrantes das diversas comitivas e os resultados concretos das 16 viagens. "Não temos resultado: o governador foi ao Japão e não conseguiu a fábrica da Toyota e da Hyunday para a Bahia. Foi a Suíça e Suécia e quando voltou disse que havia conseguido a duplicação da Veracel Celulose como se um investimento privado dependesse do Estado e logo em seguida essa duplicação foi cancelada.
Ou seja, não temos informações de que foi conseguido qualquer objetivo concreto nessas viagens do governador. Agora o governador anuncia mais uma viagem internacional à Índia, Inglaterra, Holanda e França. Vamos aguardar os resultados positivos num momento em que todas as economias do mundo anunciam medidas de contenção de investimentos devido a crise internacional", afirmou Bacelar, que relacionou todas as viagens internacionais do governador Jaques Wagner.
Viagens do governador: Abril de 2009 - Índia, Inglaterra, Holanda e França; Novembro de 2008 - Suíça e Suécia (Veracel), EUA (Vôo inaugural da América Airlines Miami-Salvador) e Argentina (com o presidente Lula); Setembro de 2008 - EUA (com o presidente Lula) e Benin (aumento das relações bilaterais); Junho de 2008 - Suíça (Genebra - 97ª reunião da Conferência Internacional de Trabalho); Abril de 2008 - México (quando perdeu palestra), Emirados Árabes (aumento das relações comerciais) e EUA (para o Fórum das Américas, em Nova Iorque); Novembro de 2007 - Portugal e Espanha (aumento das relações comerciais) e China (contatos empresariais); Setembro de 2007 - EUA (Lançamento do "Brasil sensacional" - Vôo da Américan Airlines e TAM); Abril de 2007 - Japão (reunião com empresas como Toyota, Mitsu e Bridgestone e Agência de Cooperação Internacional do Japão para qualificação em Meio Ambiente); Agosto de 2007 - Chile (Encontro da OIT no Chile - Trabalho decente na América Latina) e Argentina (encontros comerciais) e Junho de 2007 - Primeira viagem internacional para Portugal e Espanha (contatos comerciais e empresariais). O governador Paulo Souto (DEM), nos quatro anos de governo fez sete viagens internacionais.
Sandro Régis quer ações positivas na Bahia
O deputado Sandro Régis (PR) cobrou hoje, em pronunciamento na tribuna da Assembléia cobrou hoje ações positivas do governo baiano que passou a aparecer no cenário nacional apenas com fatos negativos. "Nos governos passados, vimos nas manchetes nacionais e até internacionais, a Bahia se destacar como o estado que crescia mais que o país; a atração de grandes investimentos internacionais, como a fábrica da Ford; os exemplos de administração levados aos quatro cantos com a criação do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).
Hoje, lamentavelmente, a Bahia só se destaca pelo avanço da dengue, o crescimento assustador da violência, a falta de professores em salas de aula a ponto do ano letivo não ter começado em várias cidades baianas. Neste momento de crise, de desemprego, de fuga de empreendimentos, os baianos precisam de ações positivas", cobrou Régis.