A crise aérea abalou a República
Presidente falará à Nação sobre a crise aérea e o acidente com avião da TAM (F/G)
Foto:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve coordenar nesta sexta-feira, 20, a partir das 15 horas, a reunião do Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac), no Ministério da Defesa.
Lula tomará o lugar do ministro Waldir Pires, que curiosamente não participou do encontro desta quinta-feira.
Segundo alguns analistas políticos em Brasília, o ministro Waldir Pires tem sido citado regularmente por sua ineficiência na pasta.
Estima-se, também, que o presidente Lula da Silva fará um pronunciamento na sexta-feira sobre o acidente do Airbus A320 da TAM e sobre a crise aérea, segundo fonte do Palácio do Planalto.
Ainda não está definido o formato do pronunciamento, que pode ser uma declaração à nação em cadeia nacional de rádio e TV ou durante reunião do Conselho Aviação Civil (Conac), marcada para as 15h no Ministério da Defesa.
Essa será a primeira vez que o presidente falará sobre o assunto o acidente. Até agora, Lula só se manifestou por meio de seu porta-voz, na noite do desastre.
A reunião do Conac definirá medidas para reduzir o tráfego aéreo em Congonhas. Uma reunião preliminar será realizada com a presença do Lula no fim desta tarde, no Palácio do Planalto.
O Conac é presidido pelo ministro Waldir Pires (Defesa), mas a coordenação da reunião ficará com Lula.
Além de Pires, que é o presidente formal, o conselho é composto pelos Ministérios das Relações Exteriores, Fazenda, Desenvolvimento, Turismo e Casa Civil e pelo Comando da Aeronáutica, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Infraero.