Política

DEPUTADOS FEDERAIS CANDIDATOS A PREFEITO DE SALVADOR SÃO CRITICADOS

O tema é bom e cada qual que diga o que faz por Salvador
| 11/07/2007 às 20:13
  Os vereadores de Salvador estão fazendo um apelo aos 39 deputados federais da bancada baiana no sentido de que ao apresentarem suas emendas para o Orçamento da União, contemplem também o município de Salvador.
 
  Os vereadores argumentam que muitos dos deputados recebem votos do eleitorado de Salvador e não apresentam qualquer emenda orçamentária prevendo recursos para projetos a serem executados na cidade.
 
   Essa questão se tornou pertinente a partir das audiências públicas que a Câmara vem promovendo para debater coma sociedade o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício fiscal de 2008.
   
   "Todos sabem, notadamente os deputados, que Salvador é uma cidade carente de recursos e com pouco dinheiro para investimentos. Diante dessa carência, seria de bom tom que eles (os deputados) nas suas emendas orçamentárias destinassem alguns recursos também para obras na capital", disse o presidente da Câmara, vereador Valdenor Cardoso (PTC).
  
  O presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara Municipal, vereador Sandoval Guimarães (PMDB), também comunga da mesma opinião. Ele está requerendo uma audiência pública junto à Mesa da Câmara com o objetivo de convocar os deputados federais baianos, principalmente os mais votados em Salvador, para que debatam com segmentos da sociedade e os vereadores a necessidade de se contemplar também Salvador com emendas que se traduzam em recursos para projetos da cidade.

    "São poucos os deputados que favorecem Salvador com suas emendas. A maioria apresenta emendas para projetos destinados a municípios do interior do estado. É preciso que se mude esse axioma e se destinem recursos também para Salvador. Com a audiência que estamos propondo, queremos que os deputados assumam o compromisso de apresentar emendas que beneficiem a nossa cidade. Afinal, eles também são votados em Salvador. Alguns, inclusive, têm no eleitorado de Salvador a maioria dos seus (deles) votos", argumenta Sandoval.

    Sandoval lembra ainda os deputados que se apresentam como candidatos a prefeito de Salvador. "Eles teriam a obrigação de contemplar Salvador com emendas no Orçamento da União e pouco fazem em relação a isso". São prováveis candidatos, ou cogitados para a disputa eleitoral nomes como: José Carlos Aleluia (DEM), Lídice da Mata (PSB), Nelson Pelegrino (PT), Walter Pinheiro (PT) e Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM).

    O vereador Orlando Palhinha (PSB), também integrante da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, ressalta que a sociedade "está cobrando mais coerência desses deputados. Afinal, eles são votados em Salvador e na hora de apresentar as emendas esquecem a cidade, esquecem o eleitorado soteropolitano. Isso não é certo".