Política

PELEGRINO CRITICA JOÃO HENRIQUE E DIZ QUE OBRA DO METRÔ É 100% LULA

O prefeito já anunciou que vai inaugurar estações mesmo sem os trens
| 06/07/2007 às 15:18
Segundo Pelegrino, não há destaque nas placas de participação do governo federal (Foto/BJ)
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   O deputado federal Nelson Pelegrino (PT) falando nesta sexta-feira, 6, na rádio Nova Salvador FM fez críticas diretas ao prefeito João Henrique (PMDB) considerando sua gestão como necessitando de ajustes para melhor atender a população de Salvador e disse que a obra do Metrô é 100% do governo do presidente Lula da Silva.

   "Não vejo uma placa da Prefeitura destacando que o Metrô é uma obra do governo federal, do presidente Lula, e isso não é certo" - atestou Pelegrino situando, nas entrelinhas, que o prefeito João Henrique vem falando em inaugurar estações do Metrô, sem os trens, como se a obra fosse dele.

   Segundo Pelegrino, o PT decidirá na terça-feira, 10, os rumos a tomar diante da administração de Salvador e que seu nome "tem legitimidade dentro do partido para ser o candidato a prefeito em 2008".

   Mais uma vez Pelegrino afirmou que está conversando com o governador Jaques Wagner sobre a postulação de sua candidatura, se coloca como "um apaixonado pela cidade", e, sempre que pode - como aconteceu hoje - elogia o ex-secretário Luis Eugênio Portela.
 
   Também nas entrelinhas deixou transparecer que o PT não gostou das declarações do presidente Regional do PMDB, Lúcio Vieira Lima, quando este esteve presente a reunião do PT com JH e ainda disse à imprensa, publicado em A Tarde desta sexta feira, "que o PT deve ser mais objetivo em relação a cargos".

   NA CARONA

   O Metrô de Salvador foi projetado pela então equipe do prefeito de Salvador, Antonio Imbassahy (1997/2004) e suas obras foram iniciadas em 1999, depois de aprovadas pelo governo federal, segunda gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso. À frente do projeto, o então secretário de Transportes do Município, Ivan Barbosa.

   A obra é tripartite com recursos do Banco Mundial (aval do governo federal), governo do Estado (material rodante) e município de Salvador (menor participação).

   A proposta inicial era de que o Metrô original, com 14 km, percurso da Estação da Lapa a Pirajá, fosse inuaugrada ainda na segunda gestão de Imbassahy. Mas, devido a atraso nos repasses do governo federal, tanto na época de FHC; quando do presidente Lula (primeira gestão 2003/2006) a obra não foi concluída.

   Na gestão de João Henrique, a partir de meados de meados de 2005, a obra retornou com metade do percurso, daí que o metrô recebeu o apelido de Metrô Calça Cutra, graças a aliança feita entre o prefeito, então no PDT com o PT.

   COMENTÁRIO BAHIA JÁ

    A administração atual, portanto, pegou o bonde andando (como se diz no popular) e está concluindo o projeto, assim se espera (e já anunciado), em 2008.
 
   Justiça seja feita ao deputado Nelson Pelegrino (PT), o qual, desde a gestão Imbassahy, no município, e Paulo Souto, no governo, tem se esforçado para colocar o Metrô em funcionamento, embora, como já dito acima, a obra tem parcela majoritária de recursos do governo federal, mas Estado e Município contam com contra-partidas. ´

   Além disso, também já ressaltado acima, o projeto foi do município e não do governo federal. 

   Quando ao fato do atual prefeito fazer puro marketing eleitoral em cima do Metrô, trata-se, obviamente, de sua especialidade.