Política

SIBÁ RENUNCIA AO CARGO DE PRESIDENTE DO CONSELHO DE ÉTICA DO SENADO

O Senado está com sua imagem desgastadíssima
| 26/06/2007 às 22:56
   O senador Sibá Machado (PT-AC), renunciou ao cargo de presidente do Conselho de Ética da Casa, na noite desta terça-feira. O Senado desce a ladeira junto à opinião pública. Uma vergonha.

   Durante a tarde, o parlamentar já havia ameaçado deixar a presidência, caso o colegiado não entrasse em um acordo sobre os procedimentos de trabalho que investiga o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL).

   A secretaria-geral da Mesa do Senado informou ter recebido a renúncia de Sibá Machado às 20h48. Segundo a secretaria, o senador renunciou também à sua própria vaga como titular no Conselho.


   A sessão do órgão desta quarta-feira, na qual aliados de Renan tentariam arquivar o processo, deve ser comandada pelo vice-presidente do órgão, Adelmir Santana (DEM-DF).


   Machado disse que havia desistido de tentar encontrar um novo relator para o caso. Segundo ele, todos os líderes já foram consultados, mas nenhuma resposta foi dada.

O caso contra Calheiros está sem relator devido ao afastamento por motivos médicos de Epitácio Cafeteira (PTB-MA) e a renúncia de Wellington Salgado (PMDB-MG).


   O presidente do Senado é investigado por ter suas contas pessoais pagas pelo lobista Cláudio Gontijo. A suspeita é que o senador não teria condições de pagar a pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha.