Política

FETRAB ADMITE IAF NA MESA SETORIAL DE NEGOCIAÇÕES COM FAZENDÁRIOS

Fazendários devem retornar à Mesa Setorial nesta quarta-feira, 20, para nova rodada de negociações
| 20/06/2007 às 10:02

   Aconteceu na última segunda-feira, 18, plenária da Fetrab, reunindo as representações de 15 entidades filiadas à Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia. A reunião foi aberta com os informes das Mesas Setoriais que já estão funcionando: Saúde, Segurança Pública, Presídios e Fazenda.

     Após os informes, a plenária da Fetrab discutiu o pleito do IAF (Instituto dos Auditores Fiscais) em participar da Mesa Setorial da Fazenda. Os dirigentes da entidade argumentaram que as associações estão participando da Mesa da Segurança Pública e que o Instituto representa o segmento dos Auditores Fiscais da Sefaz, podendo então participar também da mesa específica da Secretaria.

     Os dirigentes do Sindsefaz, em contra-argumento, declararam que representam cerca de 1.650 auditores fiscais, 1.200 agentes de tributos e 750 técnicos administrativos. Isso lhe confere legitimidade para representar a categoria na Mesa Setorial. A entidade argumentou que a Constituição garante a unicidade sindical e disse que sempre esteve aberta para conversar com as entidades legítimas existentes na Fazenda, para tratar dos problemas da categoria, desde que essas demonstrem respeito ao Sindicato dos Fazendários.

   O Sindsefaz deixou claro que compreende que o governo deve ouvir outras opiniões e outras entidades que existam entre os servidores. Mas o Sindsefaz não abre mão da representação do conjunto dos funcionários da Fazenda, que lhe é de direito e de fato. 
 
   MESAS

   A Coordenação da Fetrab deu uma explicação sobre o funcionamento das Mesas Setoriais. A professora Marinalva Nunes explicou que o caso específico da Segurança Pública não pode ser tomado como referência e transplantado para outras secretarias, porque se trata de um caso especial, onde a natureza da organização exige um critério diferenciado.

   Por sua vez, os outros dois coordenadores, Crispiniano Daltro e Aladilce Souza, concordaram com Marinalva e acrescentaram que reconhecem nos sindicatos os legítimos representantes dos servidores públicos nas negociações com o governo.

   A Fetrab se colocou à disposição para intermediar um processo de entendimento, conforme solicitado pelo IAF na reunião e recomendou ao Sindsefaz que consultasse suas bases acerca da participação de outras representações da Fazenda na Mesa Setorial.

    Essa proposta da Fetrab foi aceita pelos dirigentes do Sindicato que estavam presentes. A entidade, que conta com o reconhecimento da Cooperfisco e Asfeb como sendo o representante da categoria, realizará assembléia na primeira quinzena julho para avaliar as negociações na Mesa Setorial e discutirá este assunto.