Governador e comitiva só retornam a Bahia dia 19, terça-feira
O governador Jaques Wagner (PT) já bateu um recorde não superado por nenhum dos seus antecessores no governo da Bahia: em cinco meses e quinze dias de governo fez cinco viagens aos exterior: três para a Europa, uma para a Argentina e uma para o Japão.
A mais curiosa delas e criticada pela oposição foi para o Japão. O governador passou praticamente uma semana no país do Sol Nascente sem dar uma notícia mais detalhada do que estava fazendo por lá. O líder da oposição, deputado Gildásio Penedo, chegou a questionar se realmente Wagner estaria mesmo no Japão.
Outra viagem bastante comentada foi para a Argentina, pois, sem motivo aparente para fazê-la coincidiu com a Operação Navalha e o uso de uma lancha do empresário Zuleido Veras pelo governador e pela ministra Dilma Roussef. Foi um rolo dos pecados porque uma hora a lancha fora alugada; outra que fora cedida. E isso causou um desgaste enorme na imagem do governo.
NOVA VIAGEM
Agora, a oposição volta a questionar a viagem do governador ao exterior, para participar de um Seminário Sobre Construção de Estádios de Futebol e visitar indústria pesqueira na Galícia e em Saragosa. A supresa é ainda maior, segundo o deputado Tarcísio Pimenta, porque "vive-se um caos na Bahia na educação e na saúde pública e o governador levou consigo o secretário Jorge Solla, da Saúde, o qual, certamente não vai cuidar da pesca nem de estádio de futebol".
- Só posso crer, diz o deputado, que ele foi passear.
RIO SÃO FRANCISCO
Também tem causado surpresa à oposição na AL o fato da bancada do PT nada comentar sobre os investimentos que o ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) alocou para a Bahia, no valor de R$130 milhões, e agora sobre sua viagem ao Rio São Francisco para lançar o projeto da transposição de suas águas.
O deputado Gildásio Penedo (DEM), o qual, insistentemente tem provocado a base aliada do governo para se pronunciar na AL sobre o desempenho de Geddel, comentou que, desta feita a situação foi mais longe, pois no momento em que o ministro está na Bahia fazendo uma viagem pelo São Francisco, o governador foi para a Europa.
- É uma postura, no mínimo, vacilante e omissa - comentou Penedo.
O líder do governo na Casa, Waldenor Pereira (PT) sempre minimiza essa postura de Penedo e diz que o ministro e o governador estão afinados e conversando sobre a transposição do Rio São Francisco.