Política

GREVE DOS PROFESSORES: SECRETÁRIO DIZ QUE GOVERNO NÃO PRENDERÁ RUI

Os professores fazem nova Assembléia, dia 12
| 09/06/2007 às 11:57
Professores mobilizados em frente à governadoria disseram Não aos 4.5% (Foto/APLB/Sindicato)
Foto:
  Diante dos temores de que o sindicalista Rui Oliveira, do Sindicato dos Professores, seria preso por desrespeito à Justiça por ordem emanada do Palácio de Ondina, o secretário das Relações Institucionais, Rui Costa, desmente o informe e diz - segundo site da APLB - que o governo "não cogita" esta hipótese.

  Como se sabe, tramita na Justiça uma ação interposta pelo governo com ganho de causa decretando a ilegalidade da paralisação e a cobrança de uma multa diária de R$20 mil, porém, o Sindicato/APLB não tem cumprido a determinação judicial porque entrou com recurso (agravo de instrumento 27110-9/2007, que se encontra com o desembargador Antonio Pessoa.

   Matréria que, certamente, o desembargador vai analisar na segunda-feira, 11. 

   Causou também atitude de respulsa por parte dos professores o fato do governo ter convocado a diretora executiva da CUT, Lúcia Reis, para intermediar a greve com o secretário das Relações Institucionais, Rui Costa, e uma abertura de diálogo anunciada na AL, pelo deputado Javier Alfaia (PCdoB).

   Como até agora as partes não avançaram com uma provável contra-proposta do Governo e o clima ficou mais tenso diante do temor da prisão do líder sindical Rui Oliveira, a semana deverá se iniciar ainda mais tensa pois além da decisão do desembargador Antonio Pessoa sobre o agravo, os professores promover uma nova Assembléia da categoria, na terça-feira, 12.

   Pelo que se tem visto nos bastidores e na disposição da categoria, qualquer sinalização que não seja no sentido de melhorar o reajuste, a greve tende a prosseguir adiante.