O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.
Responsável pela indicação dos homenageados à Medalha do Mérito Ambiental Mário Leal Ferreira, o vereador José Carlos Fernandes (PSDB), presidente da Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Câmara, observa que o reconhecimento aprovado pela Câmara se deve à atuação do Exército em Salvador em defesa do meio ambiente.
"A instituição preserva e mantém com raro esmero uma das maiores reservas de Mata Atlântica em área urbana do país, situada no coração de Salvador, que é a Reserva do Cascão, no bairro do Cabula", destaca José Carlos.
"Os problemas ambientais devem ser vistos dentro do contexto do mundo globalizado, onde o clima do planeta é reflexo direto da poluição em todos os níveis e das conseqüências do buraco na camada de ozônio. Também não podemos nos esquecer dos problemas ambientais do Brasil e de Salvador", observa José Carlos Fernandes.
Sessão prestigiada
Além do vereador José Carlos Fernandes, fizeram parte da mesa o engenheiro e físico José Walter Bautista Vidal, palestrante da sessão; o general de Divisão Gilberto Arantes Barbosa, comandante da VI Região Militar; o bispo dom Josafá, representando o bispo dom Luiz Flávio Cappio; o capitão de Mar e Guerra Érico Fernando Bonfim Souza, representando o vice-almirante Winer, comandante do 2º Distrito Naval; Célio Pinto, superintendente do Ibama; o major aviador Marcos Duran, representando o comandante da Base Aérea de Salvador, o coronel aviador Mareligio de Santis Roque, e o secretário Municipal de Serviços Públicos, Fábio Rios Mota.
Os vereadores Cristóvão Ferreira Júnior (PDT); Décio Sant`Anna (PSDB); Aladilce Souza (PC do B); Erivelton Santana (PSC); Antonio Carlos Bomba (PRP); Everaldo Augusto (PC do B); Virgílio Pacheco (PDT); Marlene Souza (sem partido); Orlando Palhinha (PTN); Paulo Câmara (PSDB); Batista Neves (PMDB) e Téo Senna (PTC); biólogos, militares, ambientalistas, representantes de Organizações Não-Governamentais prestigiaram a sessão solene.
Alerta
O engenheiro e físico José Walter Bautista Vidal falou sobre o efeito estufa, tema que tem preocupado a todos os países industrializados e gerado discussões entre cientistas de todo o mundo. Ele criticou a atitude de países do bloco dos ricos que não dão a devida importância ao meio ambiente e alertou para o risco de colapso de energia. Ele alertou também para o perigo ao planeta causado pelo lixo urbano e industrial, da poluição, do desmatamento, das espécies em extinção, das queimadas, dentre outras formas de agressão ambiental.
O vereador José Carlos Fernandes também fez um alerta a todas as pessoas. "Cada um de nós está fazendo exatamente o quê, para melhorar a qualidade do meio ambiente?", perguntou. À medida que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza para satisfação de necessidades e desejos crescentes surgem tensões e conflitos quando ao uso do espaço e dos recursos naturais, salientou.
O vereador José Carlos Fernandes defende ações educativas para reduzir em longo prazo a poluição nos centros urbanos. Ele entende que a educação ambiental é fundamental para que as pessoas sejam esclarecidas o mais cedo possível, tanto na escola como no meio familiar, atuando desde cedo de maneira consciente e cidadã.
ASSEMBLÉIA
Durante fala da deputada Maria Luiza Laudano sobre Meio Ambiente, na AL, só três deputados prestavam atenção ao que ela dizia.