O deputado Walter Pinheiro é amigo do ministro Geddel Vieira Lima
Deputado Walter Pinheiro na lista dos prováveis novos secretários municipais (F:G)
Foto:
Circularam informes no meio político nesta tarde de sábado, 12, dando conta de que o deputado federal Walter Pinheiro (PT) teria sido sondado pelo ministro Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional, de quem é muito amigo, para assumir as secretarias da Infra-Estrutura e Transporte da Prefeitura de Salvador, em substituição ao demissionário Nestor Duarte Neto.
Esta é a segunda vez que se fala na possibilidade de Pinheiro integrar a equipe da Prefeitura. Na outra, quando o prefeito João Henrique (PDT), ainda vislumbrava a possibilidade de integrar a legenda do PT, em almoço na presença do seu secretário de Governo, convidou-o para ser secretário, exatamente no lugar de João Cavalcanti.
Agora, os rumores são de que teria sido convidado para o lugar de Nestor. Tem sentido. O PT está zonzo e o prefeito já manifestou a intenção de convidar o deputado federal Nelson Pelegrino (PT) para ser candidato a vice-prefeito.
A Executiva do PT deve reunir-se no final do mês para decidir se o PT terá candidato próprio a prefeito de Salvador. Caso isso não aconteça, o que parece pouco provável, ficaria refém do PMDB de Geddel. Mas, tudo é possível.
Tem estrelas coroadas no partido defendendo essa posição, de um vice do PT na chapa do PMDB, casos já notórios e revelados pela imprensa, entendendo que Pelegrino é bom de voto para deputado, mas, para prefeito não.
PSDB NA OPOSIÇÃO
O PSDB já definiu praticamente sua posição que será referendada dia 21 próximo.
Vai para oposição ao prefeito por entender que seu projeto é familiar, mas, não à cidade do Salvador. Entende o seu presidente regional, Antonio Imbassahy, que o partido tem propostas para Salvador e vai trabalhar nessa direção.
PDT
Com o anunciada filiação do prefeito ao PMDB, o seu partido de origem, o PDT também quer participar da reforma do secretariado e deseja a Secretaria de Educação, pasta que tem vínculos com o educador Severiano Alves.