Vai ser realizado em Salvador o workshop "Saúde e Sociedade - O Impacto da Propganda de Medicamentos, sob a organização do médico Eudes Velozo, coordenador do Projeto Monitoração de Propaganda de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária e Professor da Universidade Federal da Bahia - UFBA, dia 6 próximo, 8h, no auditório da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia - UFBA.
O encontro terá entrada franca e a ficha de inscrição poderá ser adquirida através do site www. lapemm.ufba.br A inscrição será confirmada obedecendo o número de vagas, 100 no total.
Projeto Monitoração
Propaganda
O Projeto de Monitoração é resultado de uma iniciativa da Anvisa para expandir a todas as regiões brasileiras a monitoração e a fiscalização da propaganda de produtos sujeitos à vigilância sanitária. Com o projeto, foram desenvolvidas parcerias com diversas universidades brasileiras que monitoram, captam, pré-analisam e encaminham propagandas para a Anvisa e, dessa forma, auxiliam a Agência nas atividades de monitoramento e fiscalização do setor.
Além de tentar reduzir a exposição da população à propaganda abusiva e enganosa, verificando o cumprimento da Legislação Sanitária e adotando as medidas corretivas, a Anvisa aborda no projeto questões relevantes à saúde coletiva e estimula a discussão do tema na comunidade acadêmica. Para minimizar os riscos à saúde da população, são trabalhados temas como: automedicação, intoxicações e uso inadequado de medicamentos.
A 1ª fase do projeto, denominada Projeto de Monitoração de Propaganda e Publicidade de Medicamentos, teve a duração de doze meses (2002-2003) e representou um intenso processo de cooperação entre a Anvisa e 14 universidades. Devido ao sucesso da primeira etapa, o projeto foi ampliado em sua 2ª fase (2004-2006) para o monitoramento de algumas categorias de alimentos e de produtos para saúde, sendo então denominado Projeto de Monitoração de Propaganda de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária.
Atualmente, em sua 3ª fase (2007-2008), o projeto conta com a parceria de 18 instituições e foi novamente ampliado, com a inclusão de novos tipos de produtos para saúde e alimentos abrangidos pela Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de 1ª Infância (NBCAL).
O Projeto de Monitoração é atualmente a principal fonte de captação de propaganda da GPROP/Anvisa e além de ampliar a monitoração e captação em todas as regiões brasileiras, levou a discussão da propaganda de produtos sujeitos à vigilância sanitária à comunidade acadêmica, às pesquisas, aos eventos da área de saúde e para a mídia de todo o Brasil.