Política

PESQUISA ATLASINTEL APONTA QUE FLÁVIO DIMINUIU DISTÂNCIA PARA LULA

Flávio Bolsonaro com 44,9%, ante 49,2% do petista. Diferença diminuiu 8 pontos desde dezembro
Tasso Franco , da redação em Salvador | 22/01/2026 às 09:58
Flávio já tem 44.9% das intenções de votos e Lula 49.2
Foto: DIV

O senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ) está encurtando a distância para o presidente Lula (PT) em um eventual segundo turno entre os dois. Em dezembro do ano passado, a diferença entre Lula e Flávio era de 12 pontos percentuais. Agora, é de apenas 4,3 pontos.

Em dezembro de 2025, o petista tinha 53 pontos percentuais, ante 41 pontos de Flávio Bolsonaro. Agora, em janeiro, a diferença diminuiu. Lula aparece com 49,2 pontos percentuais, e Flávio Bolsonaro, com 44,9 pontos. O número de pessoas que não souberam ou não responderam ficou estável (de 6% para 5,9%).

O cenário de segundo turno entre Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), permaneceu estável. O presidente da República aparece com 49,1 pontos percentuais, ante 45,4% de Tarcísio. Antes, os percentuais eram de 49% para o petista e 45% para o governador.

A pesquisa também mostra Lula à frente tanto de Flávio quanto de Tarcísio de Freitas nos cenários de primeiro turno.

Na simulação com Flávio Bolsonaro, o petista tem 48,8% das intenções de voto, ante 35% do filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro. Já no cenário com Tarcísio de Freitas, Lula tem 48,5% das intenções de voto, ante 28,4% do governador de São Paulo

LULA VENCERIA

A pesquisa do instituto Atlas/Intel divulgada nesta quarta-feira (21) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria em todos os cenários de segundo turno. Contra os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), Romeu Zema (Novo), Ratinho Jr. (PSD), Ronaldo Caiado (União Brasil), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, a intenção de votos do petista é de 49%, enquanto em uma disputa com o chefe do Executivo de Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), a porcentagem cai para 48%.

Para um primeiro turno com Lula, o instituto considerou cinco possibilidades: ampliado, sem Flávio, sem Tarcísio, com Michelle e sem um representante da família Bolsonaro e o governador paulista. Em todos os cenários, o petista lidera.

No cenário ampliado, Flávio vem logo depois de Lula, em segundo. Tarcísio figura na terceira posição. Em quarto, está o fundador do Movimento Brasil Liberal (MBL), Renan Santos. Depois, aparecem Caiado, Ratinho Jr., Zema e o ex-deputado federal Aldo Rebelo, respectivamente.

Caso Tarcísio saia candidato ao Planalto em uma disputa sem Flávio, o governador de São Paulo ficaria em segundo. Nesse cenário, Caiado também ficaria em terceiro lugar.