Em Sítio do Mato, neste sábado, Jerônimo Rodrigues acompanha e reforça ações emergenciais do Governo do Estado após fortes chuvas
Tasso Franco , Salvador |
23/11/2025 às 10:20
Governador Jerônimo esteve em Sitio do Mato
Foto: Fidelis Melo
O governador Jerônimo Rodrigues esteve em Sítio do Mato, na região Oeste, na tarde deste sábado (22), para avaliar de perto os estragos provocados pelas fortes chuvas que atingem o município, já em situação de emergência, reafirmando o compromisso do Governo do Estado em garantir assistência imediata às famílias afetadas. Acompanhado pelo comandante do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), coronel Aloísio Fernandes, pelo superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia, Osny Santos, pela secretária de Saúde, Roberta Santana, entre outras autoridades, o governador alinhou ações emergenciais para assegurar suporte, segurança e socorro à população.
Na cidade, as chuvas intensas da noite de sexta-feira (21) alagaram áreas próximas ao mercado municipal, especialmente entre a Rua das Flores e a Travessa das Flores. Equipes da Embasa precisaram intervir, instalando uma bomba hidráulica para escoar a água represada.
“Meu primeiro compromisso foi criar as condições de tirar água. Ainda hoje pela manhã, chegou uma bomba mais potente da Embasa para fazer o escoamento dessas águas. Eu espero que, ainda no mês de janeiro ou fevereiro, a gente já veja aqui as obras acontecendo. É um tempo rápido para a gente poder esvaziar qualquer risco de, no futuro, ver essa imagem aqui. É o meu compromisso. A gente garante a urbanização, fazer uma praça bonita. Eu também saio daqui com o compromisso, para a gente poder, de imediato, garantir um convênio para fazer ou arrumar as casas das pessoas que tiveram elas danificadas”, afirmou o governador.
Jerônimo ainda destacou que a Secretaria de Saúde (Sesab) está providenciando uma ação planejada para realizar investimentos no Hospital Municipal e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. “Eu vim aqui hoje para me solidarizar com cada um, com o gestor, com a liderança e com as famílias, que nessa hora não sabem o que fazer. O prefeito Alfredinho pediu ajuda para creche, para as estradas vicinais. Vamos encontrar saída para tudo. Eu espero voltar aqui em breve para fazermos uma festa, após esses transtornos”, completou.
O comandante geral do Corpo de Bombeiros falou sobre o trabalho que está sendo realizado na sede e na comunidade da Gameleira. “Vamos fazer uma avaliação de risco por solicitação da comunidade, nós estamos lá correndo para realizar essa avaliação e tentar manter a segurança daquele povo”, destacou o coronel Aloísio.
Além de Sítio do Mato, o governo estadual intensificou a mobilização de secretarias e órgãos estaduais que seguem atuando nas cidades baianas atingidas pelo mau tempo. Em Araci, no Nordeste do estado, também sob decreto de situação de emergência, famílias vulneráveis começaram a receber kits de higiene, limpeza e colchões enviados pela Defesa Civil do Estado (Sudec) na manhã deste sábado (22). Também decretaram situação de emergência pelas chuvas, entre 19 e 21 de novembro, os municípios de Wagner, Mutuípe e Lauro de Freitas.
Fornecimento de alimentação
Em ação emergencial, o Governo do. Estado, por meio do Bahia Sem Fome, também está disponibilizando comida pronta nos municípios de Lauro de Freitas e Araci, ampliando a assistência às famílias afetadas pelas fortes chuvas na Bahia. No município de Araci, a Cozinha Comunitária e Solidária vai começar na próxima segunda-feira (24) a distribuição de refeições, em ação já alinhada com a Prefeitura e integrada à estratégia de apoio aos territórios que enfrentam dificuldades por conta do mau tempo.
Em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS), a Cozinha Comunitária e Solidária está realizando, neste sábado (22), a entrega de 300 marmitas para famílias atingidas. As equipes do programa, em articulação com a Defesa Civil estadual, chegaram aos locais de distribuição por volta de 11h para reforçar o atendimento.
Para o coordenador-geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome, Tiago Pereira, o esforço conjunto demonstra a atuação contínua do Governo do Estado na proteção social da população. “Nosso compromisso é garantir que nenhuma família fique desassistida. As cozinhas comunitárias apoiadas pelo Bahia Sem Fome, por meio do Comida no Prato, cumprem um papel essencial nesse momento de emergência, levando alimento e dignidade a quem mais precisa”, destacou.