As prefeituras de Salvador e de Belém se uniram, nesta terça-feira (18), numa campanha conjunta nas redes sociais dando dicas de respeito e de educação a visitantes que vão embora falando mal
Tasso Franco , da redação em Salvador |
18/11/2025 às 19:15
Pose do retorno
Foto: ACM
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A Associação Comercial da Bahia (ACB) oficializou, nesta segunda-feira (17), o retorno da Neoenergia Coelba ao seu quadro de associados, em um ato que reuniu representantes da entidade e executivos da companhia. A distribuidora, que havia se associado pela primeira vez em 1998, volta agora à instituição com o propósito de fortalecer o diálogo setorial e ampliar a articulação em torno do desenvolvimento
econômico da Bahia.
2. A presidente da ACB, Isabela Suarez, ressaltou a importância do reencontro institucional. “Foi um prazer restabelecer a afiliação da Neoenergia que, no passado, já foi associada da casa e agora retorna. São muitos os pontos de interesse comum, desde questões de infraestrutura até temas relacionados à judicialização das relações de consumo.
3. Como a ACB representa diversos segmentos do setor produtivo, acreditamos que essa reaproximação facilitará o diálogo da distribuidora com a sociedade e com seus consumidores. Nosso propósito é construir, conjuntamente, soluções que atendam cada vez melhor às demandas do estado e contribuam para o ambiente de negócios, especialmente para novas empresas que chegam e precisam de energia
elétrica”, afirmou.
4. O diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth, marcou presença
****
5. O primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, provocou forte reação no Brasil depois de fazer um discurso no qual criticou abertamente a experiência que teve em Belém, durante o encontro de líderes mundiais que antecedeu a COP30.
6. Merz esteve na capital paraense entre os dias 6 e 7 deste mês, onde participou de um encontro bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, já de volta ao seu país, o político fez comentários que geraram indignação.
7. Durante evento na Alemanha, Merz afirmou que o seu país é “um dos mais bonitos do mundo” e contou que perguntou a jornalistas que viajaram com ele ao Brasil se alguém gostaria de ficar em Belém. Segundo ele, “ninguém levantou a mão”.
8. “Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, especialmente daquele lugar onde estávamos”, declarou o primeiro-ministro.
9. As falas foram classificadas como desrespeitosas e carregadas de preconceito por autoridades brasileiras.
10. O governador Jerônimo Rodrigues autoriza, nesta quarta-feira (19), às 14h, a instituição do Comitê de Monitoramento de Mortes por Intervenção Letal de Agentes do Estado (Milaes). A cerimônia será realizada no Comando Geral da Polícia Militar da Bahia, no Largo dos Aflitos, s/n°, Quartel do Comando-Geral, em Salvador.
11. Na mesma agenda, o governador sanciona lei que determina o agrupamento das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) em Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs) e assina decretos que criam novas AISPs e incluem novas unidades das polícias Militar e Civil na apuração do Prêmio por Desempenho Policial (PDP).
12. O comitê tem por finalidade monitorar e avaliar os cenários e as dinâmicas relacionados às mortes decorrentes de ações policiais e garantir a execução do Plano de Atuação Qualificada em Intervenções de Agentes do Estado (PQUALI 2025-2027), com participação de órgãos do sistema de Justiça, Governo do Estado, universidades e movimentos sociais.
13. As prefeituras de Salvador e de Belém se uniram, nesta terça-feira (18), numa campanha conjunta nas redes sociais dando dicas de respeito e de educação a visitantes que vão embora falando mal das cidades em que estiveram - e onde, aliás, foram muito bem recebidos. Numa postagem em formato ‘colab’ no Instagram, as duas capitais reforçaram a importância da valorização das culturais locais e de entender o contexto do lugar - especialmente diante de comentários depreciativos contra o anfitrião.
14. Com tom bem-humorado e direto, a publicação abre com a provocação: “Como se fala ‘se saia’ ou ‘pega o beco’ em alemão? Resposta: hau ab!”. E em seguida, emenda: “dicas de como não ser um babac* quando visitar o país ‘duzoto’.
15. O conteúdo traz orientações básicas de civilidade que, segundo as prefeituras, deveriam acompanhar qualquer pessoa que viaja: não falar mal do anfitrião, entender o contexto social e cultural do local visitado e evitar comparações desnecessárias como “no meu país isso ou aquilo é melhor”. A legenda reforça o recado com ironia: “Deixo aqui um lembrete básico de convivência internacional, já que algumas visitas esqueceram a educação na mala!”.
16. A postagem vem depois do chanceler alemão Friedrich Merz, que esteve em Belém durante a realização da COP30, ter afirmado que se sentiu contente por ter retornado ao seu país: “Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: 'Quem de vocês gostaria de ficar aqui?' Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, especialmente daquele lugar onde estávamos", afirmou.
17. A iniciativa gerou grande repercussão positiva entre os seguidores das contas das capitais. “Sou de Belém e fiquei emocionada com o apoio! Obrigada! Salvador está em meus planos para futuras férias”, comentou uma usuária.
18. A parceria afetiva entre as capitais do Norte e do Nordeste também entrou no clima: “A cidade que nasci com a cidade que me abraçou. Amo as duas, não há nada melhor que um tacacá e um acarajé — os dois com pimenta, pufavô!”, escreveu outro usuário.
19. A equipe da Defesa Civil de Salvador (Codesal) participou de uma reunião técnica por videoconferência, nesta terça-feira (18), voltada ao compartilhamento de experiências na gestão de riscos e monitoramento climático com representantes de Barranquilla, cidade da Colômbia.
20. O encontro teve como objetivo apresentar a operacionalidade da Codesal, com destaque para os sistemas de análise climática utilizados no Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), reconhecido nacionalmente como referência em tecnologia e gestão integrada de desastres.
21. Durante a reunião, o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, detalhou as principais atividades desenvolvidas pelo órgão e o modelo de atuação que tem colocado Salvador em posição de liderança no país. A delegação colombiana foi liderada por Mayda Plata, oficial de gestão de risco de Barranquilla, que ressaltou a importância "da troca de experiências para a implementação de um sistema semelhante ao Cemadec".
22. Também participaram do encontro a cônsul honorária da Colômbia na Bahia, Diana Quintero, a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, chefe do Setor de Monitoramento de Riscos em Encostas e Áreas Alagáveis, Hugo Flavio Bento da Silva Junior, e a subcoordenadora do Cemadec, Alana Matos, fortalecendo o diálogo técnico entre as equipes.
23. Barranquilla, com cerca de 2 milhões de habitantes, é um dos principais centros urbanos da Colômbia. Localizada às margens do rio Magdalena e próxima ao mar do Caribe, a cidade enfrenta desafios recorrentes durante suas estações chuvosas, de abril a junho e de agosto a novembro, quando o volume de água provoca a formação de “arroios”, pequenos córregos que se tornam perigosos devido à drenagem insuficiente em algumas áreas.
24. Neste cenário, a aproximação entre a capital baiana e a cidade colombiana reforça a cooperação internacional em gestão de riscos, abrindo caminho para