Política

UFBA REQUER DA PROCURADORIA SUSPENSÃO REINTERAÇÃO POSSSE EM SÃO LÁZARO

São 14 familias ameaçadas de expulsão de São Lázaro
Tasso Franco , da redação em Salvador | 16/10/2025 às 17:50
O reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Paulo Miguez, se manifestou
Foto: REP
A Universidade Federal da Bahia instituiu Comissão Especial para planejamento e acompanhamento da reintegração de posse do terreno da UFBA em São Lázaro. Para tanto, a universidade solicitou à Procuradoria Federal junto à UFBA que requeira a suspensão da execução judicial até a conclusão dos trabalhos desta comissão. 

Em nota, a UFBA entende que o princípio da dignidade da pessoa humana e o direito social à moradia, elencados na Constituição Federal, impõem a observância de proporcionalidade e responsabilidade social na execução da reintegração de posse, especialmente diante de situações de vulnerabilidade.

Os trabalhos tiveram início com reunião realizada no Gabinete da Reitoria, com a presença de Oficiais de Justiça e representantes da Administração Central, onde foram discutidas medidas preliminares para a execução da decisão, considerando a necessidade de conciliar o direito de propriedade e posse do terreno em questão com a proteção de populações vulneráveis.

UFBA EM NUMEROS

O “UFBA em Números”, edição de 2025, já está disponível. Os principais dados de 2024 são apresentados no documento, que traduz, em números, indicadores e iniciativas da Universidade, que refletem suas missões, entre elas: reafirmar seu compromisso com a educação pública, gratuita e de qualidade; e enfrentar os desafios impostos por um cenário nacional e internacional instável, que ameaçam até a democracia e a soberania brasileira.

O dado mais significativo, em 2024, está no crescimento do campo acadêmico e administrativo da instituição: mais de 8.200 matrículas ativas na pós-graduação; mais de 1.000 concluintes; mais de 6.500 novos alunos na graduação; e mais de 27.000 matrículas ativas. Os números expressam, sobretudo, o papel estratégico da UFBA na formação qualificada. O sistema de permanência concedeu benefícios a mais de 11.600 alunos, com ampliação e fortalecimento de ações afirmativas, entre eles auxílios moradia, alimentação e transporte. O compromisso com a inclusão e a democratização do acesso à Universidade também contribuíram para o resultado.

Outro destaque foi o lançamento do novo portal da UFBA , na abertura do Congrresso do ano passado, que trouxe uma interface amigável ao usuário, e acesso facilitado às notícias, redes sociais e serviços da instituição. O Projeto Murais revitalizou os espaços com arte e memória, com autoria de estudantes da UFBA. Há também a implantação do SIGAA na graduação, que atualmente está em fase de migração e é um dos maiores desafios da Universidade nos últimos anos, que busca atender um pleito e uma necessidade da comunidade acadêmica, fundamentada pelo crescimento institucional, alterações na legislação e pelo aumento da demanda de informações precisas e integradas. A internacionalização avançou fortacendo o intercâmbio acadêmico com universidades e instituições de pesquisas de países do Sul Global, como China, Rússia e o BRICS+. O aumento de estudantes da UFBA em mobilidade internacional foi de 74 para 89 e, de estudantes estrangeiros na UFBA, de 30 para 61. Além disso, o nona edição do Congresso da UFBA consolidou o evento como o maior evento acadêmico da instituição.