Política

ACM NETO PARTICIPA DE EVENTO POLITICO EM BARREIRAS COM ZITO E ROMA

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), participará do 20º Congresso Bahia Rh
Tasso Franco , da redação em Salvador | 13/10/2025 às 18:05
Zito sinaliza candidatura a deputado federal
Foto: DIV
    MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, esteve nesta segunda-feira (13) em Barreiras, no oeste da Bahia, onde participou de uma série de reuniões políticas e anunciou a pré-candidatura do ex-prefeito Zito Barbosa (União Brasil) a deputado federal.

  2. O encontro reuniu lideranças importantes da região e do estado, como o ex-ministro João Roma (PL), o deputado federal Paulo Azi (União Brasil), o ex-prefeito de Xique-Xique Reinaldo Braga Filho, além do prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, e do vice-prefeito Túlio Viana.

  3. Durante o evento, ACM Neto criticou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e afirmou que o estado vive um colapso em áreas essenciais, especialmente na saúde pública. Ele citou o Hospital do Oeste, em Barreiras, como exemplo da falta de estrutura e da desassistência da população.

  4.“Eu tenho denunciado aqui do Hospital do Oeste as ambulâncias na porta, com pacientes obrigados a esperar por muitas e muitas horas para conseguir um internamento no único hospital de toda essa região. Quantas pessoas aqui do oeste não vão bater lá em Brasília pedindo socorro, pedindo pelo amor de Deus para conseguir um tratamento médico? Por quê? Porque demorou muito tempo para eles abrirem os olhos da necessidade de ampliação do Hospital do Oeste, de ampliação da oferta de vagas, sobretudo para os tratamentos de média e alta complexidade”, afirmou Neto.

  5. O ex-prefeito também fez críticas diretas ao discurso do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
“Jerônimo diz que defende os pobres, mas a Bahia é o estado que mais os faz sofrer. É o estado que mais mata o pobre e o negro, o estado que tem metade da população ganhando até meio salário mínimo, o estado que tem uma das piores qualidades de ensino do Brasil e recorde de desemprego. Será que é esse o governo que cuida dos mais pobres? Claro que não.”

  6.Neto destacou que seu compromisso é com a mudança. “O que me move a seguir nessa caminhada é acreditar que a Bahia pode muito mais. Os baianos merecem muito mais.”

                                                                          ****
   7. No dia 18 de outubro, Salvador recebe o encontro “Vozes Cabuleiras: rupturas e permanências”, parte da programação do Global Donut Days 2025 (GDD 2025). O movimento internacional conecta milhares de pessoas em todo o mundo em torno da Economia Donut, teoria da economista britânica Kate Raworth, que propõe prosperidade dentro dos limites ecológicos do planeta, com justiça social.

  8.  Em 2025, o Brasil fortalece seu papel no movimento ao sediar encontros em cinco capitais — Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba e Florianópolis —, reunindo governos, comunidades, jovens ativistas e organizações locais em atividades gratuitas.

  9. Na capital baiana, o evento acontece no Campus Cabula da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em um território marcado pela ancestralidade, religiosidade e cultura afrobaiana. O Cabula, conhecido como berço de tradições do candomblé e de movimentos sociais que preservam a memória negra da cidade, será o centro das atenções da edição baiana do evento. Para esta jornada, 20 associações comunitárias do Cabula foram convidadas a integrar o diálogo e a troca de experiências.

  10. A programação inclui rodas de conversa, apresentações culturais e um almoço partilhado. Entre os destaques estão a fala da educadora e pesquisadora da história afro-baiana Janice Nicolin e do articulador cultural Adriano de Andrade, que abordam as “rupturas e permanências do Cabula”, além da participação do professor Cloves Araújo, diretor do Centro de Pesquisa do Departamento de Direito da UNEB. O encerramento fica por conta do grupo Samba Mãos no Couro, celebrando a resistência e a vitalidade da cultura afrobaiana.

   11 “Este é um espaço de encontro e valorização da memória afrobaiana, mas também de construção de futuros possíveis, inspirados pela Economia Donut e pela busca por justiça social dentro dos limites do planeta”, afirma Xavier Veciana, cogestor Donut Brasil.

  12. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), participará do 20º Congresso Bahia RH, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Bahia (ABRH-BA). 

   13. Trata-se de um evento estratégico para a gestão municipal, pois permite estreitar relações com os departamentos de RH das empresas, apresentar resultados alcançados, alinhar políticas públicas de empregabilidade às demandas reais do mercado e ampliar oportunidades de trabalho para os soteropolitanos.

   14. Reconhecido como o maior evento de gestão de pessoas da Bahia, o Congresso será realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2025, no Centro de Convenções Salvador. e vai permitir que o Simm apresente os seus serviços diretamente aos empregadores, por meio de encontros com representantes de empresas, apresentações em vídeo, folders e QR codes para cadastro de vagas de emprego. Isso facilita processos seletivos mais ágeis e aproxima o poder público do setor produtivo.

   15. A Prefeitura contará com um estande institucional, onde serão apresentadas as principais iniciativas voltadas à intermediação de mão de obra e à qualificação profissional. Entre os destaques estão o funcionamento do Simm, o cadastro de oportunidades de emprego e o programa Treinar para Empregar, que oferece cursos gratuitos diretamente conectados às demandas do mercado.

   16. Para a titular da Semdec, Mila Paes, a participação no Congresso é fundamental para reforçar a visibilidade das ações de empregabilidade da cidade e consolidar Salvador como referência em geração de empregos e qualificação profissional.

   17.  “Essa é uma oportunidade de mostrar ao mercado que Salvador é uma cidade que gera emprego e renda de forma planejada e estratégica. É também um momento para estreitar parcerias com empresas e instituições e garantir que cada ação da Semdec e do Simm contribua efetivamente para que o cidadão tenha acesso às oportunidades de trabalho e qualificação profissional”, contou.

   18. Já a diretora de Trabalho e Qualificação da Semdec, Cristiane Moura, ressalta que o evento também permite aproximar o setor público do setor privado, ouvindo as demandas das empresas e ajustando as políticas de qualificação profissional às necessidades do mercado. 

   19. “Participar do Congresso permite ouvir de perto as necessidades das empresas, alinhar nossas políticas de qualificação profissional e fortalecer parcerias que geram emprego e renda para Salvador. É também uma oportunidade de mostrar como o Simm atua de forma direta, ágil e humanizada na intermediação entre trabalhadores e empregadores”, disse.

   20. O Simm atua diariamente de forma gratuita, conectando trabalhadores a empresas, orientando sobre currículos, promovendo oficinas de empregabilidade e trabalhando junto aos departamentos de RH para garantir encaminhamentos assertivos. De janeiro a agosto de 2025, o serviço já ofertou aproximadamente 6 mil vagas de emprego, intermediou mais de 23 mil candidatos em processos seletivos e certificou cerca de 3 mil pessoas em cursos de qualificação profissional.

   21. As principais demandas das empresas atualmente estão nos setores de serviços e comércio, com valorização de profissionais que possuam qualificação técnica, habilidades comportamentais como comunicação, trabalho em equipe e proatividade, além de jovens capacitados para áreas de tecnologia e atendimento ao cliente.

   22. “Cada nova parceria com uma empresa significa mais oportunidades para os soteropolitanos. Quando os empregadores conhecem e confiam no trabalho do SIMM, ampliamos o número de vagas e fortalecemos a rede de empregabilidade da cidade”, explica Cristiane Moura.