Política

SSA SE DESTACA ENTRE CIDADES INTELIGENTES NO PAÍS E CONQUISTA PREMIOS

Gelato Borelli celebra um novo marco em sua trajetória de crescimento. Neste mês de outubro, a capital baiana será palco de duas grandes celebrações: a reinauguração da loja no Salvador Shopping,
Tasso Franco , da redação em Salvador | 01/10/2025 às 17:49
Bruno Reis e equipe
Foto: Valter Pontes
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O prefeito de Salvador, Bruno Reis, destacou nesta quarta-feira (1º) as premiações recebidas pela Prefeitura nas áreas de mobilidade e equidade, através do projeto Mulheres no Volante, e de inovação, pela posição de destaque da capital baiana entre cidades inteligentes do país. 

  2. O chefe do Executivo municipal recebeu no Palácio Thomé de Souza equipes das secretarias de Mobilidade (Semob) e de Inovação e Tecnologia (Semit), que estiveram em São Paulo na semana passada.

  3. Na capital paulista, as equipes da gestão municipal participaram do Connected Smart Cities 2025, principal evento nacional sobre inovação e mobilidade urbana. No evento, Salvador recebeu menção honrosa pelo programa Mulheres no Volante e ficou bem posicionada no ranking anual de cidades inteligentes do país. Além disso, o Mulheres no Volante conquistou, em março deste ano, o prêmio SmartCity Expo Curitiba, na categoria Equidade Social.

   4. Salvador também obteve outros importantes reconhecimentos no mesmo evento: foi 1ª colocada no Ranking CSC no eixo População e Condições Sociais, 2ª no Ranking CSC Nordeste e 9ª no Ranking CSC nacional das cidades mais inteligentes e conectadas do país.

   5. Ao comemorar os prêmios recebidos por Salvador, Bruno Reis pontuou que isso reflete o avanço da cidade nos últimos anos em diversos setores. “No passado, mal conseguíamos coletar o lixo, trocar lâmpada, tapar o buraco da rua. 

   6. Hoje, a gente tem um conjunto de políticas públicas em todas as áreas, que garantem à nossa cidade seguir avançando, se transformando. É muito bom ver uma mesa cheia de premiações por políticas públicas eficientes, que estão dando resultado”, comentou.

   7. “Quando pensamos em uma política pública e sabemos que pode impactar e transformar a vida das pessoas, é normal que a gente também sonhe com reconhecimento. Todo projeto tem um propósito inicial, que é ajudar as pessoas; e que depois ele se consolide como uma política pública efetiva, uma conquista da cidade”, completou o prefeito.

    8. Participaram do encontro com o prefeito os titulares da Secretaria de Mobilidade (Semob), Pablo Souza; da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo; da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), Alberto Braga; e o presidente da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), Vitor Brandão. Também estiveram presentes mulheres motoristas de ônibus do BRT e da frota convencional da cidade, além de representantes das concessionárias do sistema de transporte.

   9. Desde 2022, quando foi lançado, o Mulheres no Volante já capacitou 250 mulheres, das quais 110 já integram o sistema de transporte coletivo da cidade. A iniciativa recebeu menção honrosa no Connected Smart Cities 2025, no qual foi finalista do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, na categoria Iniciativas Públicas que Inovam e Transformam.

   10. Além disso, a capital baiana conquistou o Prêmio Banco do Brasil como líder em Gestão Inteligente no Nordeste e recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Selo CSC na categoria Diamante, que reconhece a excelência em inovação e governança colaborativa

  11. Mulheres no Volante – Resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Mobilidade (Semob) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), o projeto Mulheres no Volante foi desenvolvido para aumentar a atuação do público feminino em segmentos profissionais do sistema de transporte de Salvador.

   12. O secretário municipal de Mobilidade, Pablo Souza, destacou o caráter inclusivo do programa, que beneficia as principais usuárias do transporte público soteropolitano. “Não é um projeto só de transporte público. É uma política pública de inclusão e equidade de gênero; uma forma das mulheres poderem se apropriar das oportunidades econômicas geradas pelo serviço de transporte, além de combater preconceitos e gerar inclusão efetiva”, apontou. 

   13. Segundo o titular da Semob, mais de 1 mil mulheres se inscreveram recentemente para participar do projeto, que ofertará esse ano 50 vagas para novas habilitações e outras 50 para mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

   14. Representaram a capital baiana, no Connected Smart Cities, Ilmara Sales, de 53 anos, e Andréa Peneluc, 42 anos, motoristas do BRT de Salvador. Coube a Andréa entregar ao prefeito uma das premiações do Mulheres no Volante. “É uma honra e um prazer representar dezenas de mulheres que tiveram a vida transformada por esse projeto”, disse.

   15. A titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, afirmou que o Mulheres no Volante evidencia a transversalização da política de gênero adotada pela Prefeitura. “Articulamos essas políticas com outras secretarias, como a Semob e a Semdec [Desenvolvimento Econômico], sempre dentro da perspectiva de inserção de mulheres no espaço de trabalho e de combate à violência doméstica familiar e à ausência de equidade de gênero. Quando conseguimos mostrar que esse é um projeto de sucesso, isso estimula que outras cidades e outras pessoas vejam a política de gênero com mais seriedade”, disse a secretária.

   16. Para o prefeito, a melhor forma de empoderamento da mulher ocorre por meio da independência e autonomia financeira. “Que as mulheres, com sua capacidade, competência, seus méritos e força de trabalho, possam atuar e, a partir daí, conquistem a sua independência, para conduzir os seus destinos e tomar as melhores decisões de forma livre”, disse o chefe do Executivo.

   17. Na avaliação do secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Alberto Braga, as premiações nesse segmento representam o reconhecimento do trabalho que a Prefeitura tem desenvolvido em Salvador. 

                                                                         ***
  18. Em 1º de outubro é celebrado o Dia do Vereador. De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Carlos Muniz (PSDB), o parlamentar municipal deve ter como meta transformar as demandas da população em ações concretas para a cidade. “Nosso trabalho é ouvir, agir e melhorar a vida de cada bairro e comunidade. Enfim, nossa prioridade é a escuta, respeito e luta pela população de Salvador”, pontuou.

  19. E frisou que o vereador é o político mais próximo das comunidades. “O vereador é a ‘ponte’ entre a população e as decisões que impactam a cidade”, avaliou. Muniz ressaltou que é papel dos parlamentares municipais reivindicar para o Executivo Municipal as demandas por serviços públicos para a população dos bairros de Salvador.

  20. E afirmou que as decisões que são tomadas pelos vereadores, após trâmite nas comissões, diálogo, em diversos casos audiências públicas, e votações em plenário, se convertem em leis que interferem no cotidiano da população de Salvador.

  21. Ele também ressaltou que a população deve acompanhar o trabalho do vereador no qual, através das urnas, o eleitor depositou a sua confiança. “Afinal, exercer a democracia pode ser mais do que votar nos pleitos que ocorrem a cada dois anos, em níveis municipal, estadual e federal. A participação do cidadão na democracia pode ser realizada também com uma atuação proativa nas discussões da política institucional da sua cidade”, frisou.

  22. E afirmou que na Presidência da Câmara Municipal de Salvador tem o compromisso de garantir transparência, diálogo entre seus pares, independente da orientação política, e eficiência. Muniz também agradeceu o trabalho dos colegas vereadores e disse que “uma das prioridades, na Casa do Povo, é um bom entendimento e transparência”.

  23. E ressaltou também que desde que assumiu a gestão da Câmara Municipal de Salvador compreendeu que, embora os poderes sejam independentes, a harmonia entre o Legislativo, o Judiciário e o Executivo só leva benefícios à população. “Por isso, sempre procuro esse diálogo institucional”, frisou.  

  24. Impulsionada pelo plano ousado de alcançar 400 lojas até 2026, a Gelato Borelli celebra um novo marco em sua trajetória de crescimento. Neste mês de outubro, a capital baiana será palco de duas grandes celebrações: a reinauguração da loja no Salvador Shopping, nesta quarta-feira, 1º de outubro, e a inauguração da nova unidade no Shopping da Bahia, no dia 9 de outubro.

  25. A reinauguração do Salvador Shopping trouxe dois presentes especiais: 50% de desconto nos gelatos e, para os primeiros 50 clientes, um mimo exclusivo da cafeteria Borelli. Já no dia 9, é a vez de abrir as portas no Shopping da Bahia, com a tradicional ação de gelato free, das 16h às 21h, reforçando o propósito da marca de transformar cada visita em um momento de felicidade.

  26. A experiência Borelli – Mais do que gelato, a Borelli oferece uma imersão sensorial. No cardápio, além dos sabores artesanais preparados diariamente, há também uma cafeteria completa e os famosos cremes de fabricação própria – Borellito, Borella, Nocciollito e Pistacchio Perfetto –, que conquistaram os apaixonados pela marca.

  27. Todos os produtos são elaborados com ingredientes frescos e selecionados, sem conservantes e preparados com maquinário italiano, garantindo a cremosidade e a autenticidade do vero gelato. Ao todo, já são mais de 90 sabores homologados, com opções zero lactose, zero adição de açúcar e um calendário sazonal que traz novidades durante o ano.

  28. Para levar a experiência Borelli além da loja, a marca oferece o serviço Viaggio, embalagens de 500g e 1kg ideais para compartilhar momentos em casa. Outra novidade é o App Borelli, disponível para iOS e Android, que reúne praticidade de compra, promoções exclusivas e o programa de fidelidade Mio Borelli, transformando cada pedido em mais vantagens e benefícios para o cliente.

   29. Sobre a Gelato Borelli – Fundada em 2013, em Ribeirão Preto (SP), a Gelato Borelli nasceu do desejo de trazer ao Brasil a tradição e o sabor autêntico do gelato artigianale italiano. Hoje, a marca conta com mais de 280 unidades espalhadas por 26 estados brasileiros, emprega cerca de 2 mil colaboradores e mantém o compromisso de oferecer frescor, qualidade premium e atendimento personalizado em cada loja.

  30. Mais do que gelatos, a Borelli entrega experiências encantadoras, guiada por cinco pilares fundamentais: experiência sensorial, ambiente acolhedor, variedade de sabores, qualidade e atendimento personalizado.