Política

FUNDAÇÃO CIDADE MÃE CELEBRA 30 COM APRESENTAÇÃO ESPETÁCULOS DE JOVENS

O espetáculo apresentado nesta terça-feira na AABB estava sendo ensaiado desde o começo do ano. A estudante Esther Andrade, 15 anos, foi escolhida para interpretar uma fada.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 03/09/2025 às 18:59
30 ANOS DE ATUAÇÃO
Foto: Bruno Concha
 MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. A Fundação Cidade Mãe (FCM) celebrou os seus 30 anos com um evento especial, realizado nesta terça-feira (3), no Centro de Convivência Socioassistencial (CCS) da AABB, em Piatã. A entidade vinculada à Prefeitura de Salvador atende a mais de 1 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, com atividades culturais e educacionais no contraturno escolar. Nesta terça, alguns dos assistidos apresentaram o espetáculo infantil ‘As Aventuras de Pinóquio’ para uma plateia lotada de familiares e convidados.

   2. Criada em 17 de agosto de 1995, a FCM tornou-se referência em políticas voltadas à proteção de crianças e adolescentes, atuando de forma integrada com as famílias e as comunidades. A entidade trabalha sobretudo de forma preventiva, oferecendo um conjunto de atividades como aulas de arte, música, dança, artes marciais, reforço escolar e cursos profissionalizantes, entre outras áreas. Nos casos mais graves, de jovens que já passaram por violações de direito, a fundação também oferece acolhimento provisório.

   3. A presidente da FCM, Isabela Almeida, explicou que o objetivo da entidade é oferecer acolhimento e oportunidades de transformação social: “Nós trabalhamos investindo e acreditando numa nova realidade para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na cidade de Salvador. Atuamos em diversas áreas, com vista a garantir oportunidades para que um futuro novo seja construído”, afirmou.

   4. O espetáculo apresentado nesta terça-feira na AABB estava sendo ensaiado desde o começo do ano. A estudante Esther Andrade, 15 anos, foi escolhida para interpretar uma fada. Ela contou que conheceu a Fundação durante uma ação educativa na escola, que pediu para a mãe fazer a matrícula e que há sete anos participa dos cursos junto com dois irmãos.

   5. “Eu amo estar na Fundação. Adoro sair de casa para fazer os cursos, faço curso de manhã e à tarde, porque estudo à noite. Aqui eu aprendi sobre educação, sobre modos, sobre como me apresentar e como cuidar. Hoje, vou ser a fada da história. Ela que vai dar vida a Pinóquio”, disse sorrindo.

   6. Outros estudantes relataram que as atividades ajudam a perder a timidez e a se preparar para o mercado de trabalho. O jovem Gabriel Faleiro, 14 anos, contou que está há três anos na Fundação e disse que as atividades estão preenchendo o tempo antes livre.

   7. “Descobri coisas que gosto de fazer, e que não sabia. Não fico mais em casa só mexendo no celular, tenho um local para ir à tarde. Eu comecei a gostar de música e de pintar quadros, pode ser uma carreira, e penso também em ser biólogo”, contou.

   8. A Fundação Cidade Mãe tem três eixos de atuação: primeiro, os Centros de Convivência Socioassistencial (CCS), que oferecem atividades no contraturno escolar, como oficinas de arte, dança, capoeira, informática, reforço escolar e cursos de formação profissional, que estimulam o desenvolvimento integral dos jovens.

   9. Em segundo, há as Unidades de Acolhimento Institucional (UAI). Elas atendem crianças e adolescentes afastados de suas famílias por decisão judicial, em função de violações de direitos. Cada unidade tem capacidade para acolher até 20 jovens, garantindo não apenas moradia temporária, mas também acompanhamento psicossocial e educacional.

   10. Por fim, há também o Serviço Família Acolhedora. Ele possibilita que crianças de até 6 anos em situação de risco sejam recebidas provisoriamente em lares voluntários habilitados, assegurando um ambiente de cuidado e proteção até a reintegração familiar ou encaminhamento definitivo.

   11. A Fundação Cidade Mãe está vinculada à Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), e já teve o trabalho reconhecido com prêmios dentro e fora do país, incluindo honrarias da Unicef e da Unesco.
                                                                      ****
   12. A 13ª edição do Prêmio Ordem do Mérito Cultural da Diversidade LGBT+, que será realizada no dia 5 de setembro, às 16h, no Terraço do Arquivo Público Municipal (Rua Portugal, nº 5, Comércio), será um marco especial na celebração da diversidade, ao reconhecer, em Salvador, personalidades, instituições e empresas que têm desempenhado papéis fundamentais na promoção da cidadania e no combate à discriminação. 

   13. Realizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), o evento reafirma a relevância histórica da entidade, que em 1985 foi protagonista na luta pela despatologização da homossexualidade, tornando o Brasil pioneiro mundial na defesa da dignidade LGBTQIA+. 

   14. Na edição de 2025, entre os agraciados estão profissionais da saúde que transformaram o cuidado com a população LGBT+. É o caso da infectologista Dra. Miralba Freire, referência em pesquisas sobre HIV e sífilis em mulheres trans, e da endocrinologista Dra. Luciana Mattos Barros Oliveira, coordenadora do primeiro ambulatório transexualizador da Bahia, que realizou a primeira cirurgia de redesignação sexual pelo SUS no estado. 

  14. Também se destaca a Dra. Liliane Lins-Kusterer, pioneira em cirurgias de afirmação de gênero pelo SUS, e a Dra. Giovanna Orrico, que tem garantido atendimento inclusivo e humanizado em infectologia pediátrica.

   15.  Agraciados

Júlio César Habib

Agraciado: Artista plástico e estilista

Dra. Miralba Freire de Carvalho Ribeiro da Silva
Agraciada: Médica infectologista e professora da UFBA

Braskem
Agraciados: Magnólia Borges (Gerente de Relações Institucionais – BA) e Gustavo Castro (Líder Técnico de Manutenção – BA)

 Dra. Luciana Mattos Barros Oliveira, PhD
Agraciada: Endocrinologista e Coordenadora do Ambulatório Trans do HUPES-UFBA

 Atacadão (Grupo Carrefour Brasil)
Agraciado: Reconhecimento institucional por políticas inclusivas

 Secretaria Municipal de Saúde de Salvador
Agraciado: Rodrigo Santos Alves

 Prefeito Bruno Reis
Agraciado: Prefeito de Salvador

 Preta Gil (In Memoriam)
Agraciada: Cantora, atriz, apresentadora e ativista
Confirmação: Marília Gil (filha)

 Rede Bahia de Televisão
Agraciada: Reconhecimento institucional pelo blog Me Salte

 Léo Kret do Brasil
Agraciada: Ex-vereadora e gestora da SEMUR

 Yalorixá Jaciara Ribeiro (Terreiro Abassá de Ogum)
Agraciada: Liderança religiosa e militante social

 Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM)
Agraciado: Coordenador James de Azevedo Silva

 Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH)
Agraciado: Secretário Felipe Seixas

 Dra. Liliane Lins-Kusterer, PhD
Agraciada: Cirurgiã Bucomaxilofacial e professora da UFBA

 Renan Quinalha
Agraciado: Líder do Projeto Memória e Verdade LGBTQIA+ (MDHC)

 Embaixada da Noruega no Brasil
Agraciados: Morten Christiansen (Primeiro-Secretário) e Danyelle Simões (Assessora de Comunicação)

 Oslo Pride, Noruega
Agraciados: Rohan Fernando (Chefe de Comunicação) e Adrian Prent (Chefe de Parcerias)

 Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Agraciada: Reitora Adriana Marmori (representando a instituição)

 Ministério Público do Trabalho (MPT)
Agraciado: Reconhecimento institucional por iniciativas de inclusão

 Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA)
Agraciado: Secretário Marcelo Werner

 Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE)
Agraciado: Secretário Júnior Magalhães

 Liga Acadêmica de Saúde LGBTQIAPN+ (LAS LGBTQIAPN+) do Centro Universitário Nobre (UNIFAN)

Agraciado: Professor Valterney de Oliveira Morais

 Dra. Giovanna Orrico
Agraciada: Médica infectologista

 José Augusto Vasconcelos
Agraciado: Empresário do Grupo San Sebastian Salvador

 COGEN – Comissão para a Promoção de Igualdade do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA)

Rita Maria Santos
Agraciada: Presidente da ABAM (Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau da Bahia)

 Secretaria de Turismo da Bahia (SETUR-BA)
Agraciado: Secretário Maurício Bacelar

 Zé Eduardo (Bocão)
Agraciado: Jornalista e apresentador

Henrique Carballal
Agraciado: Presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM)

 Neoenergia Coelba
Agraciados: Tatiane Conceição, Sandra Carvalho, Alessandro Amaral, Marcos Cícero Santos e Jean Reinaldo de Souza Sepulchro (representantes do Grupo de Afinidade LGBT e gestores da empresa)
                                                                       ***
 18. Para atender demandas emergenciais para o município de Conde, o governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito, Anísio Madeirol, se reuniram nesta quarta-feira (3), no Centro de Operações e Inteligência, em Salvador, com secretários estaduais e municipais. 

  19. Foram destinados de imediato, dois veículos para a saúde e um ônibus escolar. Localizado no Litoral Norte, Conde tem recebido nos últimos dois anos, uma série de investimentos do Governo do Estado, contemplando áreas estratégicas como educação e infraestrutura.

  20. “Todas as secretarias ficaram com o compromisso de analisar criteriosamente as necessidades, como a construção de uma creche, uma nova rodoviária, mais estradas, reforma do hospital municipal, abastecimento de água, fortalecimento do turismo, e articular junto ao município, a partir de convênio, o atendimento a essas demandas. Uma ambulância, um veículo para Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e um ônibus escolar já garantimos hoje”, descreveu o governador.

  21. Nos últimos dois anos, os 27 mil habitantes do Conde foram contemplados na área da educação, com duas importantes intervenções: a primeira é a ampliação e modernização do Centro Integrado de Educação do Conde e a segunda, a reforma civil e elétrica do Colégio Estadual Celso Mendes de Lima.

  22. No campo da infraestrutura viária, a construção da ponte sobre o Rio Itariri, na BA-099 com acesso à BA-233, no trecho Linha Verde – Barra do Itariri e a pavimentação na BA-233, conectando a travessia urbana à ponte recém-construída. Também está em andamento a pavimentação da BA-233, ligando o entroncamento da BA-099, em Conde, ao entroncamento da BR-101, em Esplanada. A obra, que prevê 42,97 quilômetros de extensão e aporte de R$ 23,9 milhões, tem previsão de conclusão para maio de 2026.

  23. As revelações de Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em audiência no Senado nesta terça-feira (2), reforçaram com novos e graves argumentos o discurso da oposição, que contesta a legitimidade do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF).

  24.  As revelações de Tagliaferro elevaram a pressão da oposição no Congresso. Pela primeira vez, as acusações não miram apenas Moraes, mas também Paulo Gonet, cuja conduta passou a ser questionada também no período anterior à denúncia que apresentou ao STF contra a suposta trama golpista.

  25. A denúncia de que haveria “jogo combinado” entre Moraes e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, levou deputados e senadores da direita a reagirem de imediato, nas redes sociais e na própria Comissão de Segurança (CSP), onde o depoimento foi prestado. Eles cobram suspensão do processo contra Bolsonaro e outros réus enquanto acusam Moraes e Gonet de agirem em conluio em investigações fraudulentas.

   26. A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) disse que “o magistrado [Moraes] tinha que ser preso hoje [segunda]” e pediu a paralisação imediata do julgamento por “vício insanável”. O senador Marcos Rogério (PL-RO), por sua vez, foi além: para ele, as revelações configuram “esquema comandado” por Moraes e pediu apuração da situação jurídica de Tagliaferro, que depôs por videoconferência diretamente da Itália, onde está autoexilado.

   27. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que reporta esses e outros fatos contra Moraes e Gonet pessoalmente à Casa Branca a partir dos Estados Unidos, classificou o conteúdo da oitiva como “a explosão do regime de Lula e Moraes”. Já o presidente da Comissão de Segurança, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), acionou a advocacia do Senado e enviará relatório das denúncias ao presidente do STF, Luís Roberto Barroso, além de autoridades no exterior.

   28. Com relação à resposta da oposição no Congresso às denúncias de Tagliaferro, a expectativa é de que a Comissão de Segurança do Senado anuncie as primeiras medidas que serão adotadas já nesta quinta-feira (5).

  29. Tagliaferro acusou seu antigo chefe de práticas ilegais na condução de investigações durante a eleição de 2022 e nos desdobramentos do 8 de janeiro. Em depoimento à Comissão de Segurança Pública do Senado, ele disse que Moraes determinava monitoramentos com viés político, perseguição a influenciadores, parlamentares e apoiadores de Jair Bolsonaro, além de utilizar relatórios de sua equipe para justificar prisões e operações. Ele também afirmou que parte das ordens chegava de forma informal, por mensagens de WhatsApp e e-mails pessoais, e que até certidões sem valor legal eram usadas para decidir sobre a prisão ou liberdade de investigados.

  30. Entre as denúncias mais graves, Tagliaferro apontou que Moraes e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, teriam combinado previamente alvos de investigações e produzido documentos com datas retroativas para validar ações já realizadas, como operações de busca e apreensão. O ex-assessor apresentou arquivos e mensagens que, segundo ele, comprovariam esse conluio e a participação de Gonet na elaboração de “pacotinhos” de investigados enviados aos tribunais regionais.

  31. O ex-assessor também relatou a colaboração de militantes ligados a universidades e o uso de reportagens jornalísticas como base para justificar operações, o que, em sua avaliação, configuraria fraude processual.

  32. O gabinete do ministro Alexandre de Moraes afirmou por meio de nota que todos os procedimentos realizados nas investigações sobre supostas milícias digitais e desinformação foram oficiais, regulares e documentados nos autos. Eles seguiram normas regimentais e cumpriram o poder de polícia do tribunal em casos envolvendo atividades ilícitas, incluindo tentativa de golpe de Estado e atentados contra instituições democráticas.