A Prefeitura vai lançar nesta terça-feira (12), a partir das 9h, o programa Salvador Criativa, iniciativa que coloca a cultura, a economia criativa, o turismo, o lazer e o esporte no centro do desenvolvimento da cidade.
Tasso Franco , da redação em Salvador |
11/08/2025 às 18:42
Reunião Rede Escola
Foto: SMS
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Salvador recebeu, nesta segunda-feira (11), a abertura da Oficina Nacional das Escolas Municipais de Saúde Pública da RedEscola, sediada na Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS), no bairro do Comércio.
2. O evento, que segue até esta terça (12), reúne representantes de 22 escolas municipais e estaduais, integrantes do Ministério da Saúde e convidados para troca de experiências e construção de estratégias voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
3. A RedEscola conecta instituições de todas as regiões do Brasil, promovendo cooperação, circulação de saberes e fortalecendo práticas formativas alinhadas às diretrizes nacionais. Sediar o encontro é um reconhecimento ao compromisso de Salvador com uma formação crítica, interprofissional, antirracista e voltada para a valorização dos trabalhadores da saúde.
4. A programação conta com mesas-redondas, rodas de conversa e debates sobre governança, gestão, formação, parcerias e desafios para o fortalecimento das escolas de saúde pública no Brasil, estimulando a integração e a construção coletiva de estratégias para qualificação da formação em saúde no país.
5. Durante a abertura, o diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Fabiano Ribeiro, destacou a importância de espaços que valorizem a força de trabalho no setor e parabenizou Salvador pela iniciativa.
6. “Ter espaços como esses, mais transversais, para pensar a organização da saúde e a estruturação dos serviços, é também pensar em como valorizamos de fato os trabalhadores. Na saúde, tudo é feito com pessoas. Quando se cortam recursos, muitas vezes a primeira área afetada é a formação ou até mesmo o quadro de pessoal.
7. Por isso, estruturar uma escola que qualifica e garante trabalho digno é uma estratégia fundamental. Parabéns a Salvador por estruturar um espaço estratégico como este e apoiar essa equipe maravilhosa”, afirmou.
8. O secretário municipal da Saúde de Salvador, Rodrigo Alves, ressaltou o papel da ESPS como marco para o avanço da qualidade na rede. “A fundação da Escola, em dezembro de 2023, é um passo importantíssimo para qualificar a prestação de serviços.
9. Nos últimos anos, ampliamos a cobertura da atenção primária, inauguramos hospitais, multicentros e UPAs, e agora nosso foco é a formação e a manutenção dessa rede viva. Receber aqui profissionais de todo o país para compartilhar experiências é motivo de orgulho e esperança para avançarmos juntos no SUS”, destacou.
10. Já a diretora estratégica de Pessoas e Processos em Saúde, Mariana Trocolli, reforçou o compromisso da ESPS com a equidade e a valorização dos profissionais, lembrando a inspiração que dá nome à instituição.
11. “Nossa escola é antirracista e carrega no nome e na memória a história inspiradora de Maria Odília Teixeira, primeira mulher negra formada em Medicina na Bahia. A criação da ESPS foi fruto de uma iniciativa dos próprios trabalhadores do SUS, que hoje contam com um espaço voltado para formação, valorização e fortalecimento da saúde pública.
12. Registro aqui também o empenho de todos os colegas e trabalhadores da nossa escola, que dedicaram esforço e colaboração para organizar este evento tão importante para a ESPS, a RedEscola e para o SUS”, afirmou.
13. Participam da oficina representantes das escolas de saúde pública de Aracaju (SE), Santos (SP), Lucas do Rio Verde (MT), Recife (PE), Salvador (BA), Araguaína (TO), Betim (MG), Cascavel (PR), Florianópolis (SC), Iguatu (CE), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Campinas (SP), São Paulo (SP), Sobral (CE), Anápolis (GO), Barueri (SP), Goiânia (GO), São José dos Pinhais (PR), Palmas (TO) e da Universidade Federal da Bahia (BA), além de instituições estaduais da Bahia, Minas Gerais, Maranhão e Mato Grosso.
14. A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, reinaugura, nesta terça-feira (12.08), ás 17h a Galeria das Deputadas. “A Galeria é um marco de reconhecimento à trajetória e à contribuição das mulheres que ajudaram a construir a história do Parlamento baiano. Além disso, também busca inspirar outras mulheres a ingressarem na vida pública e a ocupar espaços de poder e decisão”, afirmou Ivana.
15. Primeira mulher a presidir a Assembleia em 190 anos de história do Legislativo estadual, Ivana lembrou a primeira deputada estadual da Bahia, Maria Luísa Bittencourt. “Filiada à Federação Brasileira pelo Progresso Feminino e criadora da Federação Baiana, Maria Luísa exerceu o mandato de 1935 a 1937. Também foi criadora da Liga Eleitoral Independente (LEI), cujo maior propósito era ensinar às mulheres o exercício da cidadania, mostrando-lhes o valor do voto feminino”, historiou.
16. A Galeria foi instalada no dia 8 de março (Dia Internacional das Mulheres) de 1988, na gestão do presidente Coriolano Sales, como Galeria das Ex-Deputadas. Em 25 de janeiro de 2005, sob a presidência de Carlos Gaban, foi ampliada, o que voltaria a acontecer em 6 de março de 2008, quando o presidente era Marcelo Nilo, contabilizando 20 fotografias. Agora, Ivana Bastos entrega a Galeria reformada, ampliada com novas parlamentares e rebatizada de Galeria das Deputadas.
17. A Prefeitura vai lançar nesta terça-feira (12), a partir das 9h, o programa Salvador Criativa, iniciativa que coloca a cultura, a economia criativa, o turismo, o lazer e o esporte no centro do desenvolvimento da cidade. O evento de lançamento terá a presença do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, dentre outras autoridades, e vai ocorrer no Doca 1, na Av. da França, s/n – Comércio.
18. O Salvador Criativa estrutura ações já existentes e propõe novos caminhos para o desenvolvimento do setor cultural da capital. O programa é organizado em três eixos principais: Fomento à Cultura, Celebração e Ações de Mercado. Além disso, será apresentado o calendário do turismo esportivo de Salvador 2025-2026, que já conta com 18 eventos confirmados.
19. O Hospital de Brotas, unidade de alta complexidade de atendimento exclusivo ao Planserv, está passando por uma série de melhorias estruturais, tecnológicas e assistenciais. A movimentação é resultado direto das cobranças e sugestões apresentadas por servidores públicos estaduais, especialmente por meio de seus sindicatos, associações e da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), que vêm reivindicando mais eficiência e agilidade no acesso à assistência à saúde.
20. As ações em andamento incluem a ampliação do Centro Cirúrgico — que passará de três para cinco salas — e a conclusão da reforma da Central de Material Esterilizado (CME), da cozinha e do refeitório. Também estão sendo finalizadas as obras de requalificação dos acessos às emergências adulto e pediátrica. Para setembro, está prevista a inauguração da nova unidade de Hemodinâmica, além da implantação de um sistema de Business Intelligence (BI) e gestão de agendamento cirúrgico, com o objetivo de otimizar fluxos assistenciais, reduzir filas e ampliar o controle de dados em tempo real.
21. Para o vice-presidente da Fetrab, Reonei Menezes, as melhorias são fruto da mobilização dos servidores. “Esses avanços são consequência direta das reivindicações legítimas dos servidores, que dependem de um atendimento digno e resolutivo. A Fetrab tem cumprido o papel de escutar as bases e cobrar efetividade na rede exclusiva do Planserv”, afirmou.