No dia de Oxalá, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, que é baiana e preta foi ao velório de Preta Gil, vestida de preto.
Tasso Franco , da redação em Salvador |
25/07/2025 às 18:17
ACM NETO em alta
Foto:
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O ex-prefeito de Salvador e presidente da Fundação Índigo, ACM Neto (União Brasil), é o único baiano presente no ranking dos 100 políticos mais influentes do Brasil no Instagram, divulgado pelas plataformas MonitoraBR e Zeeng e repercutido pelo site Bahia Notícias. O levantamento, com base em publicações feitas entre janeiro e junho deste ano, monitorou mais de 2,6 mil perfis políticos e levou em conta engajamento, alcance e influência no debate público digital.
2. Neto aparece na 67ª posição geral, em uma lista dominada por nomes da direita, que representam 56% dos mais influentes. A esquerda responde por apenas 18% e o centro, onde o estudo posiciona o ex-prefeito de Salvador, representa 26%.
3. O destaque de ACM Neto no ranking reforça o seu crescimento nas redes sociais. Só no último mês o perfil oficial do político ganhou mais de 50 mil novos seguidores e teve mais de 20 milhões de visualizações em vídeos, números que o colocam como o maior influenciador político da Bahia no Instagram.
4. Enquanto a maior parte da lista é ocupada por políticos de estados como São Paulo (32), Rio de Janeiro (15) e Minas Gerais (8), a Bahia emplaca apenas um nome: ACM Neto, o que ressalta ainda mais seu desempenho no cenário digital nacional.
5. Mesmo fora de mandato eletivo desde 2022, ACM Neto mantém presença constante no debate político local e nacional e segue como um dos nomes mais cotados do União Brasil para disputas futuras.
**
6. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador (Secult) participa da LGBT+ Turismo Expo 2025, realizada no Hotel Unique, em São Paulo. Com a primeira participação oficial no evento, a Prefeitura de Salvador se insere no circuito nacional de promoção institucional voltado ao turismo LGBTQIA+, em uma agenda estratégica que reúne destinos, agentes de viagens e operadores de todo o país.
7. Durante a programação, foram apresentadas informações sobre o destino Salvador, com ênfase na estrutura turística, diversidade cultural e ações voltadas à valorização de públicos historicamente minorizados na cidade. O estande institucional da capital baiana integrou o espaço expositivo da feira, que também contou com plenárias temáticas, painéis técnicos e rodadas de networking entre os participantes.
8. Para o diretor de Qualificação e Promoção do Turismo de Salvador, Gegê Magalhães, a participação na feira reforça o papel da capital baiana como um destino que valoriza a pluralidade. “Inserir Salvador no circuito nacional do turismo LGBTQIA+ amplia nossas conexões com operadores especializados e impulsiona um segmento que cresce a cada ano, com impacto direto na economia criativa e no fortalecimento da nossa imagem como destino diverso”, destaca.
9. Reconhecida como a principal feira B2B de turismo LGBT+ da América Latina, a LGBT+ Turismo Expo chega à quarta edição reunindo cerca de mil profissionais do setor e mais de 60 expositores. Com foco exclusivo na promoção de produtos, serviços e políticas públicas voltadas à inclusão no turismo, o evento tem se consolidado como espaço de articulação entre destinos comprometidos com a diversidade e o respeito às múltiplas identidades.
10. O evento também permitiu trocas com representantes de outros destinos, além de articulações com operadores e agentes de viagem especializados, ampliando a circulação de Salvador em mercados estratégicos. “Salvador é uma cidade onde a liberdade, o afeto e a cultura caminham juntos. Estar na LGBT+ Turismo Expo é mostrar ao Brasil e ao mundo que aqui há espaço para todas as formas de ser, amar e viver”, pontua Magalhães.
11. Professores da rede estadual de ensino podem se inscrever para o Edital de Concessão de Bolsas a Coordenadores de Clubes de Ciências, no âmbito do programa Bahia Faz Ciência na Escola. O benefício é uma ação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A iniciativa vai selecionar até 400 docentes para coordenar projetos científicos com estudantes da educação básica. As inscrições seguem abertas até o dia 8 de agosto, no site da fundação: www.fapesb.ba.gov.br.
12. As bolsas são voltadas a professores responsáveis por criar e desenvolver Clubes de Ciências nas escolas dos 27 territórios de identidade da Bahia. Com duração de até 24 meses, a proposta busca fortalecer o ensino de ciências, incentivar o protagonismo estudantil e aproximar os alunos da cultura científica.
13. “Queremos que os estudantes enxerguem a ciência como parte do seu cotidiano e como uma possibilidade real de futuro, inclusive com impacto direto no território onde vivem”, explica chefe de gabinete da Secti, Marcius Gomes.
14. A distribuição contempla diferentes modalidades de ensino: 160 bolsas para escolas de tempo integral, 120 para unidades com educação profissional e tecnológica e outras 120 para escolas com ensino fundamental (2º ciclo) e/ou médio em tempo parcial. Ao menos 70% das vagas serão destinadas a professoras.
15. A ação conta com investimento de R$ 8 milhões. A proposta também prevê a implantação da Trilha da Inovação, metodologia adaptada do Parque Tecnológico da Bahia que será levada para dentro das escolas. A trilha envolve etapas como cultura de patente, incubação de ideias e aceleração de projetos, com apoio de parceiros como Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Social da Indústria (Sesi).
16. Uma mudança importante neste edital é que os professores que já acompanham seus estudantes em projetos científicos poderão acumular bolsas. Isso significa que eles podem receber a bolsa da Fapesb para coordenar o Clube de Ciência, mesmo se já recebem bolsas de outros programas federais. Essa medida amplia as oportunidades e incentiva ainda mais o envolvimento dos docentes na formação científica dos estudantes.
17. Na prática, as bolsas viabilizam projetos que despertam a curiosidade e o pensamento científico entre os jovens. No Colégio Central, em Salvador, por exemplo, funciona um desses clubes, onde estudantes se envolvem em diversas atividades. Guilherme Fraga, do 2º ano do ensino médio, desenvolve um projeto sobre saúde mental e os efeitos do uso do celular nas habilidades neurocognitivas.
18. O trabalho, que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), já foi apresentado em outros estados e países. “É uma extensão da nossa escola, um espaço de convivência, aprendizado em diferentes áreas e acolhimento. Aqui se pratica ciência e se compartilha conhecimento por todo o estado e o país”, resume o estudante.
19. O regime de Nicolás Maduro pegou o governo Lula (PT) de surpresa nesta sexta-feira (25) com a cobrança de tarifas sobre importações brasileiras que podem variar de 15% a 77%.
20. A informação, primeiramente divulgada pela Folha de Boa Vista, diz que a Federação das Industrias do Estado de Roraima (Fier) iniciou uma investigação interna sobre o assunto para apurar se houve uma falha no sistema venezuelano ou se foi uma medida programada pelo governo daquele país.
21. À revista Veja, a Fier afirmou que não conseguiu confirmar ainda as alíquotas que estão sendo cobradas pelo regime de Maduro, que variam de acordo com o produto exportado. Em geral, as empresas brasileiras reclamaram nesta sexta-feira que estavam tendo dificuldades em processar seus certificados de exportação na Venezuela.
22. Em 2014, o Brasil assinou um Acordo de Complementação Econômica com a Venezuela que autorizou o livre comércio entre os países e envolve quase todos os produtos importados.
****
23. Hoje, dia de oxalá no sincretismo afro brasil veste-se branco. No sepultmento de Preta Gil muitos foram vestidos como manda o preceito. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, que é preta e baiana resolveu ir vestida de preto.
24. Teve uma autoridade que está sendo muito criiticada nas redes sociais por se apresentar frente ao esquife de Preta Gil dando risadas.
25. Há também muitas criticas sobre o comportamento de algumas pessoas próximas a Preta que estavam muito fashiion parecendo que iam a um desfile de moda e não um velório.
26. Outro detalhe: não houve falta de respeito do público que fez fotos e videos do velória. Se não havia uma proibição do uso do celular as pessoas se sentiram à vontade. Isso tem sido frequente em outros velórios.
27. Presente ao velório o produtor musicial Badá, amigo de Gil e de Preta, figura querida na cidade do Salvador. Também presente a deputada Olivia Santana (PCdoB) amiga da familias. E, claro, não poderiam faltar Carlinhos Brown e a Ivete Sangalo.
28. Flora Gil sai do sepultamento como uma personalidade forte, altiva, serena e maior do que já era.
29. Gil, o pai de Preta, e que nomina a geração familiar, herdeiro do Gil - de Dr Gil seu pai - este já conhecemos. Este nunca decepciona e sabe o sifgnificado do Tempo Rei, por sinal, titulo da sua última turnê. Ele próprio já tinha dito que há uma finitude e todos devem se curva a ela. O momento da partida é também de compreensão e grandeza. Assim agiu e foi aclamado.
30. O Rio de Janeiro tem tradição em saber sultuar os seus filhos e assim fez com Preta Gil.