Política

ENCHENTE DO SUBAÉ DATA DE 1727:POR QUE NINGUÉM RESOLVE? BETHÂNIA APELA

Ninguém consegue mais conter as enchentes em Santo Amaro porque as margens do rio Subaé estão ocupadas por casas, galpões, oficinas, olarias e outros
Tasso Franco , da redação em Salvador | 04/05/2025 às 18:59
O caos em Santo Amaro segue com escoamento das águas
Foto: DIV
   MIUDINHAS GLOBAIS

   1. A cantora Maria Bethânia usou as redes sociais para a chamar a atenção e fazer um apelo às autoridades e a população para os estragos causados pela chuva, e para pedir ajuda para a sua cidade natal, Santo Amaro, no recôncavo da Bahia.

   2. O rio Subaé, que cruza o município, transbordou após as fortes chuvas na madrugada de sábado (3). Em apenas 24h, a cidade registrou mais de 180 mm de chuva. Com isso, 300 famílias foram afetadas e 80 estão desabrigadas. (Historicamente falando isso acontece desde a fundação da cidade em 1727 embora a localidade seja do século XVI, 1557, crescendo às margens do Subaé).

  3. A artista divulgou um vídeo neste domingo (4), em que narra uma mensagem enquanto mostra imagens dos alagamentos registrados na cidade. “S.O.S para Santo Amaro da Purificação. A natureza grita”, escreveu a irmã de Caetano Veloso.

  4. “Mais uma vez as águas magoadas do rio Subaé, na minha cidade, Santo Amaro da Purificação, tomam grande parte da cidade e sua margem. Toda indiferença e maus tratos que causaram ao rio retornam com força e violência, tomando o Mercado Municipal, as casas ribeirinhas, e a gente de toda a cidade que assustada pede ajuda”.
                                                                     *****   
   5. O governador Jerônimo Rodrigues esteve neste domingo,para avaliar os  estragos e intensificar as ações de socorro e assistência às famílias atingidas pelas fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias.

  6. Órgãos estaduais como a Superintendêrncia de Defesa Civil (Sudec), Corpo de Bombeiros e o programa Bahia Sem Fome estão atuando de forma integrada para garantir auxílio imediato às comunidades afetadas, segundo A Tarde,

   7. Jerônimo percorreu as localidades mais atingidas. A primeira parada foi na Escola Municipal Stella Mutti, ponto de apoio que abriga famílias desabrigadas, onde estão sendo entregues colchões, cobertores, kits de higiene, cestas básicas e água mineral, além de medicamentos e hipoclorito para garantir a saúde da população.
                                                                       *****
  8. (DN de Lisboa) Dos 18 mil estrangeiros que vão ser notificados pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) para abandonarem o país nas próximas semanas, 75% são do subcontinente indiano, confirmou o DN junto do Governo.
  
   9. O número é avançado na edição deste domingo do jornal Correio da Manhã e corresponde a 13 393 cidadãos estrangeiros, de países como a Índia, Bangladesh, Paquistão, Nepal e Sri Lanka.

   10. Dos 18 mil, 1209 (7%), são de países africanos não lusófonos, sobretudo do Magrebe, e uma minoria de 449 (2,5%) são do Brasil e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), ou seja, de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial, conforme o DN noticiou no sábado.

   11. O ministro António Leitão Amaro sublinhou ontem que em causa estão "essencialmente pessoas que ou já tinham ordens de saída da Europa e medidas tomadas por outros países europeus, tinham proibições de entrada, ou foram identificadas situações criminais nos seus registos que tornam inviável à luz da lei portuguesa que sejam concedidas autorizações de residência".

   12. Imigrantes à porta da Agência para a Integração, Migrações e Asilo, aguardando atendimento, em outubro de 2024.

   13. O SOS Racismo manifesta o seu "total repúdio" perante o anúncio da "iminente expulsão de milhares de imigrantes", considerando que são pessoas que vivem e trabalham em Portugal e que "enriquecem o país".

  14. Em comunicado, o movimento considera que "é preciso parar a criminalização" dos imigrantes, e acrescenta que "criminosas e inaceitáveis são as políticas anti-imigração que têm sido impo ...

                                                                      ****
  15. A Academia de Letras de Ilhéus (ALI) vai empossar um novo “imortal”. O professor e poeta Alessandro Fernandes, atual reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), tomará posse na quarta-feira, 7 de maio, às 19 horas, em sessão solene na sede da instituição, localizada na Rua Eusínio Lavigne Lemos, no centro histórico da cidade.

  16. Alessandro Fernandes ocupará a cadeira nº 9, que tem como patrono o ilustre Bernardino José de Souza e como fundador, o escritor ilheense Adonias Filho. A indicação do novo acadêmico foi feita pelos confrades Josevandro Nascimento, presidente da Academia, Jabes Ribeiro e Jane Hilda Badaró, para ocupar a cadeira deixada por Luiz Pedreira Fernandes.

   17. A eleição de Alessandro ocorreu em 26 de setembro de 2024, foi recebida com alegria e humildade pelo professor e poeta. "Sinto-me extremamente feliz e honrado com a notícia da minha eleição para a prestigiosa Academia de Letras de Ilhéus, um dos municípios mais importantes da Bahia e do Brasil pela sua história, pela sua literatura de Adonias Filho, Jorge Amado e tantos outros. Fazer parte desse grupo é uma coisa que sobeja o meu merecimento. 

   18. É com muita humildade que serei empossado na Academia de Letras de Ilhéus, para a cadeira que era ocupada pelo ilustre desembargador baiano, Luís Pedreira Fernandes, que tem como fundador o grande escritor ilheense Adonias Filho e patrono, ninguém menos, do que Bernardino José de Souza", declarou o futuro acadêmico.

  19. A acadêmica Jane Hilda Badaró fará o discurso de apresentação no novo membro da ALI. “A Academia de Letras de Ilhéus ganha muito com a presença do Prof. Dr. Alessandro Fernandes. Poeta, intelectual, educador, gestor público, atualmente reitor da mais antiga e extremamente importante instituição pública de ensino superior da região grapiúna da Bahia, com reconhecimento nacional e internacional: a Uesc. Que seja bem-vindo, confrade”. Diversas outras mensagens de congratulações foram enviadas por membros da "Casa de Abel", carinhoso apelido da ALI em referência a um de seus fundadores, o poeta Abel Pereira.

  20. Alessandro Fernandes é professor do Departamento de Economia da Uesc, onde também se graduou em Economia e Administração e se especializou em Economia Empresarial, mestre em Cultura (Uesc/UFBA), e doutor em Ciências Sociais, Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Além disso, preside o Conselho de Administração do Centro de Pesquisa (CepediI), é membro da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), coordena o programa de gestão e apoio institucional dos municípios da Região Sul da Bahia e já integra a Academia de Letras de Itabuna (Alita) e a Academia de Letras e Artes Grapiúna (Agral).