Política

COVID AVANÇA COM MAIS 3.268 CASOS E SESAB REABRE UTIS EM 4 MUNICÍPIOS

O governador Rui Costa autorizou a montagem de uma rede de ultrafreezeres, equipamentos que podem chegar até -80°C, para que a Bahia
Tasso Franco , da redação em Salvador | 03/12/2020 às 19:24
UTIS e leitos serão reabertos
Foto: DIV
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.268 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 3.284 recuperados (+0,8%). Dos 412.685 casos confirmados desde o início da pandemia, 392.615 já são considerados recuperados, 11.734 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (24,38%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.371,73), Aiquara (7.017,54), Itabuna (6.962,19), Madre de Deus (6.874,32), Almadina (6.808,20).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 809.829 casos descartados e 114.924 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (03/12).

  5. Na Bahia, 32.480 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. o boletim epidemiológico de hoje contabiliza 21 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo cran
                                                            ******
  7. Com a taxa de ocupação de leitos destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19 em crescimento, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está reabrindo vagas em unidades de terapia intensiva (UTI). Em Salvador, o Instituto Couto Maia foi reforçado com 20 leitos e, no Hospital Espanhol, outros 20 devem ser abertos até o final de semana. No norte baiano, em Juazeiro, a capacidade foi ampliada com 10 vagas.

  8. Em Porto Seguro, já houve a determinação para que 10 leitos sejam destinados à assistência à Covid-19 e, em Feira de Santana, mais 10 leitos já estão sendo destinados aos pacientes com coronavírus.

  9. De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, se necessário, o Hospital Espanhol pode progredir a expansão em até 80 novos leitos. “Estamos vendo um aumento do número de notificações da Covid-19 e de internações. Precisamos continuar tomando todas as medidas de prevenção, como evitar aglomerações e o uso de máscaras. Enquanto governo, podemos garantir que situações excepcionais, como festas em locais públicos, sejam proibidas, mas é importante que todos colaborem”, explica.

  10. O secretário ainda reforça que o cenário hoje é mais crítico que o vivido nos meses de junho e julho. “Pela primeira vez, todas as regiões da Bahia estão com número alto de incidência, internação e ocupação de leitos. A sobrecarga no sistema é muito maior, uma vez que outros problemas como acidentes de trânsito também aumentaram”, explica Fábio Vilas-Boas.

  11. O governador Rui Costa autorizou a montagem de uma rede de ultrafreezeres, equipamentos que podem chegar até -80°C, para que a Bahia esteja preparada para estocar e distribuir a vacina da Pfizer ou da Moderna — ambas sintéticas, de RNA, a mais avançada tecnologia de vacinas do mundo — quando forem aprovadas.

  12. “Faremos o registro de preço para aquisição de até 100 ultracongeladores para montarmos, pelo menos nas grandes cidades, uma rede de frio com capacidade para armazenar seja a vacina da Pfizer, seja a vacina da Moderna. Essas vacinas, se estiverem disponíveis para a população da Bahia antes das demais, o Governo do Estado vai estar preparado para fazer aquisição e a distribuição”, afirma Fábio Vilas-Boas.
                                                         *****
  13. A Bahia está adotando os procedimentos necessários para comprar até 100 ultrarrefrigeradores capazes de armazenar vacinas a temperaturas inferiores a -70ºc, especialmente as que previnem a Covid-19, produzidas pelas empresas Pfizer e pela Moderna.

  14. Segundo o governador Rui Costa, nos próximos dias, será publicada uma licitação, na modalidade registro de preço, que permitirá ao Governo do Estado adquirir os equipamentos à medida em que houver a demanda. “O registro de preço é de até 100 unidades, e nós sacaremos de acordo com a demanda, com a necessidade. Inicialmente, nos grandes centros urbanos, nas maiores cidades, onde estão os maiores contingentes de servidores públicos ou privados da área da saúde”, afirmou.

  15. Rui destacou que a modalidade registro de preço não obriga o Governo do Estado a comprar os equipamentos, que serão adquiridos apenas após a especificação da Anvisa. 

  16. “Nós não vamos comprar essa quantidade de refrigeradores sem autorização da vacina pela Anvisa. Nós vamos acompanhar, o importante é deixar claro para a população que nós estamos nos antecipando, nos preparando, e não é argumento de falta de infraestrutura, de logística, para não adquirir a vacina da Pfizer ou da Moderna. A Bahia está preparada e tem condições de montar uma logística para vacinar, principalmente, o público prioritário nas regiões, mesmo tendo esse pré-requisito de ultrarrefrigeradores, porque nós estamos nos preparando para isso. A expectativa é que a Anvisa crie um protocolo mais rápido, mais célere de avaliação e de aprovação dessas vacinas”, disse.

                                                        *******
  17. O projeto de implementação e confecção de órteses de baixo custo, desenvolvido por cinco terapeutas ocupacionais do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), faturou o 3º lugar no 24º Concurso de Inovação no Setor Público, realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O resultado do concurso foi divulgado nesta quinta-feira (3).  

  18. O projeto, que já havia sido premiado em nível estadual no concurso de Boas Práticas, em 2019, chegou à fase final do certame da Enap, após concorrer com 283 iniciativas validadas. O trabalho foi o único da Bahia na fase final e concorreu ao prêmio na categoria Inovação em Serviços ou Políticas Públicas desenvolvidas por servidores federais, estaduais e municipais do Poder Executivo.  

  19. O objetivo principal do projeto é contribuir com a melhora da qualidade à assistência de pacientes internados, gerando condições ainda mais confortáveis e adequadas durante a permanência e reabilitação. Uma das integrantes do projeto, a terapeuta ocupacional Patrícia Barreto, acredita que a premiação foi um reconhecimento do trabalho voltado ao bem estar de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). "Para nós é uma valorização e incentivo para seguirmos adiante, superando adversidades, e desenvolvendo ações e práticas que beneficiem a sociedade", disse.  

  20. A sede da Guarda Civil Municipal (GCM), situada na Avenida San Martin, ao lado do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, está de cara nova após obras de requalificação promovidas pela Prefeitura. A entrega simbólica da estrutura acontece nesta sexta-feira (4), às 10h30, com a presença do prefeito ACM Neto.

  21. Dentre a série de melhorias está a instalação de um Centro de Formação e Treinamento, com 400 m², para capacitação dos guardas. As intervenções ficaram sob a responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas do Salvador (Sucop), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). Para revitalização do local, foram investidos, aproximadamente, R$1,8 milhões.

  22. A nova estrutura conta com três pavimentos que abrigam também anexo e guarita, áreas de uso coletivo como alojamentos masculinos e femininos e refeitório, além de ampliação de setores. Foram implantados também setores de transporte e materiais, depósito, copa, cozinha, banheiros, vestiários femininos e masculinos, enfermaria, biblioteca e sala de arquivo.

  23. Ser voluntário é um ato de amor. É doar tempo e energia, somar esforços em prol do próximo, por vontade própria. É considerado um ato tão nobre que tem até data internacional. Em 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU), instituiu a data cinco de dezembro como o dia internacional do voluntário, com o intuito de promover ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade.   

   24. Mas o que é ser voluntário? Qual sua importância nos dias atuais? De acordo com Kátia Camillo, coordenadora da Plataforma Bahia.Estado Voluntário, todos podemos nos tornar voluntários, a partir do momento em que contribuímos e ajudamos outras pessoas com nossas capacidades e dons naturais. 

   25. “Nesses momentos de aflição social por conta do coronavírus, ações de solidariedade fazem toda a diferença.  Ser voluntário é viver novas experiências, ajudar. Nisso, temos a plataforma de voluntariado, primordial para intermediar o contato entre o voluntário e a iniciativa que precisa de ajuda. O dia do voluntário é uma data para o mundo celebrar as boas ações”, afirma.