Política

PREÇO DA HORA BAHIA AVISA QUANDO MEDICAMENTO É OFERTADO A CUSTO ZERO

Na manhã desta sexta-feira (4), foi realizada a expedição da 40ª e última composição dos trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana rumo à fábrica da CAF, em Hortolândia (SP)
Tasso Franco , da redação em Salvador | 04/07/2025 às 18:58
Remédios a custo zero na farmácia popular
Foto:
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Os usuários Preço da Hora Bahia agora são automaticamente informados pelo aplicativo quando o medicamento pesquisado está disponível a custo zero no Programa Farmácia Popular, do governo federal. Com a novidade recém-lançada, o app do governo do Estado, gerenciado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), passa a oferecer mais um importante serviço de utilidade pública, destinado a orientar para que o usuário tenha acesso a produtos a que ele pode ter direito gratuitamente, apresentando apenas receita médica e documento de identidade. 

  2. O Preço da Hora Bahia já foi baixado mais de 900 mil vezes pelos baianos, e registra uma média de 110 mil usuários ativos por mês.

  3. A Farmácia Popular inclui medicamentos para hipertensão, diabetes, asma, osteoporose, dislipidemia (colesterol alto), rinite, doença de Parkinson, glaucoma, diabetes mellitus associada a doenças cardiovasculares e anticoncepção. O programa, além disso, oferece fraldas geriátricas para pessoas com incontinência e absorventes higiênicos para beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual. O programa está disponível para a população por meio de farmácias privadas credenciadas e unidades públicas de saúde.

  4. Como nas demais funcionalidades do Preço da Hora Bahia, a indicação dos medicamentos disponíveis na Farmácia Popular acontece de forma simples e intuitiva. Quando o usuário faz uma busca por medicamento, o app avisa caso o produto consultado esteja disponível na Farmácia Popular. Também é possível utilizar um filtro específico para estabelecimentos que integram o programa federal.

  5. “Esta iniciativa conecta dois importantes serviços, o Preço da Hora Bahia, do Governo do Estado, e a Farmácia Popular, do governo federal, para potencializar os benefícios oferecidos por eles à população”, afirma o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório. “São serviços que evidenciam o compromisso das gestões lideradas pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo presidente Lula com o bem-estar das pessoas”, afirma.
 
  6. Na Bahia, 1.241 farmácias estão habilitadas a participar da Farmácia Popular, que, atualmente, contempla mais de 600 tipos de medicamentos, em diferentes apresentações e dosagens, além de mais de 800 de fraldas geriátricas e cerca de 200 de absorventes íntimos.  

  7. Disponível gratuitamente para Android, iOS e também acessível pelo site precodahora.ba.gov.br, o Preço da Hora Bahia permite comparar em tempo real os preços de mais de 500 mil produtos em todo o Estado, incluindo medicamentos. O aplicativo utiliza dados das notas fiscais eletrônicas emitidas em cerca de 200 mil estabelecimentos comerciais. 
                                                                             *****

  8. A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) realizou uma grande operação de limpeza nos dias 2 e 3 de julho, durante o tradicional cortejo do 2 de Julho – Independência do Brasil na Bahia, evento popular que percorre os bairros da Lapinha, Soledade, Barbalho e Pelourinho. Ao todo, 294 agentes de limpeza foram mobilizados para a ação conjuntamente com uma estrutura robusta de veículos, incluindo caminhões compactadores, dez caminhões de carroceria aberta e sete caminhões-pipa.

   9. Durante os dois dias de operação, foram utilizados mais de 100 mil litros de água e cerca de 280 litros de detergente aromatizado para a lavagem das ruas. A ação resultou na retirada de mais de 37 toneladas de resíduos sólidos acumulados ao longo do trajeto do cortejo.

   10. “A operação tem um papel fundamental na preservação da limpeza e na oferta de um ambiente mais agradável para os milhares de participantes dessa celebração cívica, que marca a Independência da Bahia", pontua o presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes.
   
   11. O Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC) realizou, na manhã desta sexta-feira (4), a cerimônia de posse de sua nova mesa diretora. A artista e produtora cultural Tainá Santos, de 25 anos, assumiu a presidência do colegiado, eleita em 30 de maio ao lado do novo vice-presidente, Pedro Son. A solenidade ocorreu na sede do órgão, no bairro do Canela, em Salvador, e marcou um novo ciclo de gestão com foco em renovação, pluralidade e representatividade.

  12. Representando o território de identidade do Recôncavo Baiano, Tainá passa a liderar o CEC com o compromisso de ampliar a escuta da sociedade civil e fortalecer as políticas públicas de cultura no estado.

  13. “Quando me coloco enquanto presidência, quem me dirige é a sociedade civil, que foi quem me trouxe. Chegar até aqui é entender que outras pessoas também podem chegar”, afirmou durante o evento.

  14. O vice-presidente Pedro Son destacou o compromisso coletivo da nova gestão com a cultura de base. “Eu e Tainá temos o mesmo jeito de fazer cultura: buscando a participação ativa de todos, apoiando manifestações culturais, os mestres da cultura e promovendo o ativismo. Este é um desafio que não se vence sozinho”, afirmou.

  15. Na manhã desta sexta-feira (4), foi realizada a expedição da 40ª e última composição dos trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana rumo à fábrica da CAF, em Hortolândia (SP). O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, em publicação nas redes sociais. A movimentação marca o encerramento do envio das unidades destinadas aos procedimentos técnicos e operacionais necessários à futura operação do sistema.
 
   16. "O VLT do Subúrbio faz parte da transformação histórica que fizemos em Salvador. Hoje, concluímos o envio de todos os trens pra Hortolândia, onde passam pelos ajustes finais. Esse é um projeto que vai mudar o dia a dia de quem mais precisa do transporte público", destacou o governador.
 
  17. Com o transporte da última remessa, a Bahia conclui uma etapa estratégica do cronograma de implantação do novo modal, que integra o projeto de reestruturação da mobilidade urbana da capital e região metropolitana. A logística foi realizada por via terrestre, em carretas especiais, com desmontagem técnica e acompanhamento rigoroso das equipes responsáveis, assegurando a integridade dos equipamentos durante todo o trajeto.

  18.  Esta etapa contou com o acompanhamento direto do diretor de obras da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente.
 
  19. Na unidade da CAF, os veículos passam por intervenções técnicas específicas, incluindo restabelecimento técnico-operacional, modernização de componentes, adequações e testes de performance. As modificações visam atender às exigências do projeto baiano, assegurando eficiência, segurança e plena compatibilidade com o sistema metroferroviário local.
 
  20. A previsão é que os trens comecem a ser transferidos para Salvador a partir de dezembro de 2025, conforme o cronograma estabelecido. O investimento previsto no material rodante é de R$ 820 milhões. As obras do VLT estão organizadas em três trechos: o primeiro da Calçada à Ilha de São João, o segundo de Paripe a Águas Claras e o terceiro de Águas Claras à orla de Piatã, totalizando 36,4 quilômetros de extensão e 34 paradas.
 
  21. Os trens foram adquiridos pelo Governo da Bahia após a celebração do Instrumento de Transmissão Onerosa de Bens e Outras Avenças, firmado entre o Estado de Mato Grosso, o Estado da Bahia, o Consórcio VLT Cuiabá, Várzea Grande e a CAF Brasil Indústria e Comércio S/A. O processo de envio das composições teve início em 15 de outubro de 2024.