Política

NOVOS CASOS DE CORONAVIRUS NA BAHIA CAEM PARA 2.156 EM 24 HORAS

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 46 óbitos que ocorreram em diversas datas
Tasso Franco , da redação em Salvador | 12/09/2020 às 19:07
A quebradeira de restaurantes no Pelourinho
Foto: BJÁ
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.156 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 2.239 curados (+0,8%). Dos 281.665 casos confirmados desde o início da pandemia, 268.208 já são considerados curados e 7.545 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

   2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 416 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (29,14%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (6.112,85), Almadina (5.966,33), Itabuna (5.398,10), Dário Meira (5.014,01), Madre de Deus (4.921,06).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 550.497 casos descartados e 69.808 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (12).

  5. Na Bahia, 24.385 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 46 óbitos que ocorreram em diversas datas. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 
                                                    *****
  7. O Fundo Soberano da Rússia (RDIF) e o Governo da Bahia assinaram um acordo de cooperação para o fornecimento de até 50 milhões de doses da vacina russa Sputnik V, a primeira contra coronavírus registrada no mundo. 

  8. O acordo permitirá que a Bahia, por meio da Bahiafarma, comercialize a vacina em território brasileiro, com a possibilidade de entrega a partir de novembro de 2020, desde que aprovada pelos órgãos reguladores do Brasil.

  9. De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “a vacina está sendo testada em cerca de 40 mil pessoas em todo o mundo, se mostrando segura e eficaz até o momento. Ministrada em duas doses, ela utiliza a plataforma de adenovírus humano, que é conhecida e estudada há décadas. 

  10. Outras vacinas em estágio de pesquisa utilizam adenovírus de macaco ou mRNA, o que significa que seus efeitos e reações adversas precisam ser estudados por mais tempo”, afirma Vilas-Boas.

  11. O adenovírus humano é uma plataforma para o desenvolvimento de vacinas que tem se mostrado segura ao longo de décadas, incluindo 75 publicações científicas internacionais e mais de 250 ensaios clínicos.

  12. 8. Educadores formadores que atuam na Formação Continuada Territorial participaram nesta sexta-feira (11) e sábado (12) de um encontro formativo que teve como foco dialogar e fortalecer o ensino e aprendizagem a partir dos conhecimentos didáticos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, com consultoria do Instituto Vera Cruz – IVC.
 
  13. No encontro, promovido pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), os educadores socializaram sobre as experiências pedagógicas e entre os temas trabalhados nas salas virtuais, foi abordado sobre como a utilização da Leitura dramática para auxiliar no desenvolvimento dos estudantes.

  14. "Nosso fazer está chegando muito próximo do que a gente queria fazer acontecesse presencialmente e estamos conseguindo aos pouquinhos avançar. E que nesse encontro a gente possa realmente aprender, aprender e aprender. Cada um no seu tempo, cada um do seu jeito, mas sempre disponível para aprender", afirmou a diretora pedagógica do IAT, Diana Melo. 

  15. Para a realização da Formação Continuada Territorial, o IAT conta com a parceria da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais Educação (UNDIME) na mobilização das redes municipais e do Itaú Social que apoia a sistematização da metodologia e a contratação de instituições e especialistas do campo da formação de formadores . Nesta atividade o IAT teve a contribuição do Instituto Vera Cruz e sua equipe de especialistas.  
 
  16. Nas turmas de matemática, os formadores foram convidados a discutir aspectos didáticos e estratégias de resolução de problemas a partir de um exercício com uma imaginária calculadora quebrada, na qual faltavam determinadas teclas. Diferentes caminhos de resolução surgiram e foram compartilhados, mostrando que o processo é tão importante quanto o resultado para a construção dos conhecimentos.

  17. Começou, na ÚLTIMA sexta-feira (11), a segunda etapa da testagem para o novo Coronavírus em estudantes, professores e funcionários do Subúrbio Ferroviário de Salvador. A iniciativa do Governo da Bahia, realizada por meio das secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB), visa atender, até o dia 24 de setembro, a mais de 30 mil pessoas, nas 28 escolas localizadas na região.

   18. FOram aplicados os testes no Colégio Estadual Clériston Andrade, escola-polo para os bairros de Itacaranha e Plataforma, que atendeu as comunidades escolares dos colégios estaduais Josias de Almeida Melo e Luiz Rogério de Souza. 

  19. Também foi realizada testagem no Colégio Estadual Marcílio Dias, que é a escola-polo do bairro de São Tomé de Paripe, atendendo a sua própria comunidade escolar e, também, a estudantes, professores e funcionários do Colégio Estadual João Caribé. 

  20. Na segunda-feira e terça-feira (14 e 15), a testagem será no Colégio Estadual Almirante Barroso, escola-polo no bairro de Paripe, que atenderá a sua própria comunidade escolar na segunda-feira e, na terça (15), receberá a comunidade do Colégio Estadual Edson Tenório.

   22. A funcionária Solange Requião, do Colégio Josias de Almeida Melo, disse que a testagem vai trazer uma maior tranquilidade para ela e as colegas que trabalham na alimentação escolar. “A grande importância deste exame é para que possamos saber se estamos com uma boa saúde e nos cuidar. O exame vai nos trazer uma maior tranquilidade no trabalho e na nossa família”, afirmou.

  23. O Diário Oficial do Estado (DOE) publicou, na edição deste sábado (12), alterações no decreto n° 19.528, que instituiu em 16 de março de 2020 o trabalho remoto na estrutura do Poder Executivo Estadual em virtude da pandemia do novo coronavírus.

  24. Os servidores a partir de 60 anos e as servidoras grávidas continuam contemplados pela medida preventiva, sem modificação no texto do decreto, mas houve atualização em dois dos quatro incisos do artigo 1°.

  25. Antes, o decreto estabelecia, no inciso II, “trabalho remoto para servidores com histórico de doenças respiratórias e doenças crônicas”. Esse inciso passou por alteração e agora a medida contempla “servidores acometidos por doenças respiratórias em atividade e doenças crônicas que não estejam sob controle, desde que afetados órgãos-alvo que impliquem em aumento do risco”.

  26. No inciso IV, onde o decreto estabelecia trabalho remoto para “servidores que utilizam medicamentos imunossupressores”, o texto também ganhou um acréscimo. “Servidores que utilizam medicamentos imunossupressores, quando acometidos por patologia em atividade, que justifique o uso daqueles medicamentos”, diz a versão atualizada do decreto.