A Câmara Municipal e a Arquidiocese de Salvador realizaram nesta sexta-feira, 10, a festa religiosa em louvor a São Francisco Xavier, padroeiro da capital baiana, mantendo uma tradição de 327 anos.
A celebração começou no Salão Nobre da CMS, de onde, às 8h30min saiu um cortejo com o busto relicário do santo até a Catedral Basílica, mesmo local da missa presidida pelo cardeal dom Murilo Krieger. Na procissão pelas ruas do Centro da Cidade, dando a volta pelo Terreiro de Jesus, vereadores, populares e religiosos se revezaram na condução do andor.
A comemoração, iniciada pela Câmara em 1686, foi destaca pelo presidente da Casa, Paulo Câmara (PSDB), que falou do sentimento de esperança na cidade: “A festa religiosa em louvor a São Francisco Xavier traz o desejo de todos por dias melhores. É uma tradição importante da cidade, como bem frisou na homilia o cardeal dom Murilo Krieger, ao lembrar que a Câmara iniciou o pedido de proteção, seguido pela Arquidiocese, quando Salvador se livrou de uma praga que matou muita gente”.
A missa contou com a participação do pároco da Catedral, cônego Lázaro Muniz, e de outros sacerdotes e representantes religiosos das mais diversas ordens católicas da cidade. Na homilia, o arcebispo primaz do Brasil propôs que os integrantes da Câmara Municipal mostrem atuação viva e eficaz, assim como fez São Francisco Xavier em suas missões.
Segundo ele, “cada realidade histórica mostra a necessidade da população. Neste dia do padroeiro da cidade, observamos um homem que não temia as dificuldades encontradas e assim mostrou que a vida será digna quando a dignidade atingir a todos os cidadãos”. Para o cardeal, “com a união dentro da Câmara haverá uma renovação nos serviços prestados à cidade. O vereador deve escutar atentamente os pedidos daqueles que o elegeram e o confiaram os cuidados das suas necessidades”.
Os atos foram encerrados às 10h30min com o hino de São Francisco Xavier, entoado pelo coral da Paróquia Nossa Senhora da Luz, regido pelo maestro Keiler Rego. A banda de música do Corpo de Bombeiros tocou durante o cortejo.
Participaram ainda os edis Pedrinho Pepê (PMDB), Toinho Carolino (PTN), Waldir Pires (PT), Arnando Lessa (PT), Claudio Tinoco (DEM), Joceval Rodrigues (PPS), Hilton Coelho (PSOL), Tiago Correia (PTN), Gilmar Santiago (PT) e Leo Prates (DEM), além dos ex-vereadores Antonio Lima e Pedro Godinho (assessor de Assuntos Institucionais da prefeitura).
Estiveram presentes também o presidente da Câmara de Mata de São João, Alexandre Rossi, os diretores da CMS Beto Fagundes (Administrativo), Benigno Moreira (Legislativo) e José Cabral (Financeiro), populares, religiosos e guias de turismo.