Uma sessão especial da Câmara de Salvador discutiu o projeto Cidade Bicicleta da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) do Governo da Bahia, as ações cicloviárias da Prefeitura e as obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014. A reunião aconteceu na última sexta-feira e durou quase cinco horas
A iniciativa foi do vereador Everaldo Augusto (PCdoB)e contou com a presença de Gilmar Santiago (PT); dos secretários da Copa Ney Campello (estadual) e Isaac Edington (municipal); da deputada federal Alice Portugal (PCdoB); do superintendente da Conder, Antônio Brito, e de representantes de grupos que utilizam a bicicleta como meio de transporte.
De acordo com Everaldo é preciso “levar este compromisso a sério, levantar essa bandeira com todos os ciclistas. Essa manifestação é para termos melhorias na mobilidade urbana, qualidade de vida, e gerar economia. Estarei sempre à disposição dessa batalha”.
Ney Campello reconheceu o desafio do projeto e sua obrigação em contribuir para uma melhor mobilidade urbana. Para ele esse é trabalho para ambas secretarias, tanto a estadual a quanto municipal.
“Precisamos unir forças, respeitar os ciclistas e as ciclofaixas, e adotar este novo modal, porque além da mobilidade urbana, também movimentamos a sustentabilidade e sociabilidade de nossa cidade”, disse. “É fundamental ter um pacto de cidadania, afinal, os motoristas precisam respeitar os ciclistas, que por sua vez respeitarão os pedestres. A cidade está acordando para isso, e nós estamos pedalando no caminho certo”.
Isaac Edington classificou o projeto como oportuno, e ressaltou a necessidade de discuti-lo para unir forças e torná-lo realidade: “A prefeitura quer educar as pessoas que utilizam veículos, para dar mais espaço para as bicicletas na cidade”.
O projeto, criado pelo arquiteto Itamar Kalil, está orçado em R$ 40 milhões e tem como proposta tornar Salvador a cidade brasileira com maior oferta de ciclovias com uma malha de 217 quilômetros de vias e ciclofaixas. Já foi licitada a parte executiva, em cinco etapas, com trechos na Itaipava Arena Fonte Nova, Centro Antigo, Centro-Orla, Orla e Itapagipe. A previsão começar as obras nos próximos meses, iniciando pelos dois primeiros trechos, a serem entregues até a Copa do Mundo 2014.
Educação homenageada
O Dia Mundial da Educação – comemorado no domingo, 28, – foi lembrado por Claudio Tinoco (DEM) durante seu discurso, na tarde de segunda-feira, 29, no Plenário da CMS. A data faz referência ao encontro de representantes de 180 países no Fórum Mundial de Educação, em abril de 2000, na cidade de Dakar (Senegal), onde foi assinado um documento pelo comprometimento a não poupar esforços para que a educação chegasse a todas as pessoas do planeta até 2015.
“O Brasil avançou muito no processo de universalização de ensino, ampliando o número de vagas na Educação Básica e no Ensino Superior”, afirmou o democrata, que propôs a criação de uma frente parlamentar da Educação. “Por outro lado, continuou, avançou pouquíssimo na qualidade do Ensino que hoje apresenta um antagonismo quando se reduz a idade mínima para acesso à educação para quatro anos e admite que essas crianças estejam alfabetizadas no 3º ano do Ensino Fundamental I”.
Ele deseja a melhoria da qualidade do ensino na rede pública: “Defendo a necessidade de se exigir a alfabetização no 1º ano e o ingresso da criança na escola aos 6 anos como já ocorre na rede particular”.