Política

Obra do Anel ferroviário de Camaçari tem promessa de ser reiniciada

Pelegrino ressaltou que o anel de contorno foi projetado para transportar produtos e insumos do Polo Petroquímico ao Porto de Aratu
Tasso Franco , da redação em Salvador | 29/04/2013 às 22:31
O deputado Nelson Pelegrino reuniu-se, nesta segunda-feira (29), com o ministro dos Transportes, César Borges, para discutir o reinício das obras de construção do primeiro trecho do anel ferroviário de contorno de Camaçari e ouviu do representante do DNIT no encontro a informação de que elas deverão ser reiniciadas até o fim deste mês de maio.

As obras estão paradas desde que a empresa vencedora da concorrência deixou o trabalho e serão retomadas pela segunda colocada. Na reunião, o ministro prometeu todo apoio e questionou a bitola da ferrovia, que deverá ser alargada e integrada aos demais sistemas em construção e operação na Bahia.

Pelegrino ressaltou que o anel de contorno foi projetado para transportar produtos e insumos do Polo Petroquímico ao Porto de Aratu e que há estrutura para a ampliação da bitola. O importante, salientou, é que o sistema vai desafogar e reduzir o tráfego de cargas pesadas em Camaçari, Simões Filho e Candeias.

O deputado Bira Coroa, que participou da audiência juntamente com o prefeito de Camaçari, Ademar Delgado, e o ex-prefeito Luiz Caetano, salientou que nos segundo e terceiro trechos os problemas também foram resolvidos, em especial com uma comunidade quilombola a ser cortada pela ferrovia. Além disso, frisou, obra, além de melhorar o fluxo de veículos pesados no Canal de Tráfego de Camaçari e nas cidades citadas, vai reduzir o custo do transporte de cargas.