O Dia Internacional da Dança (29 de abril) foi comemorado na Câmara de Salvador com uma sessão especial, realizada na manhã desta sexta-feira, 26. Tendo como tema “Dança em perspectiva: políticas culturais e educacionais em Salvador”, a atividade foi requerida e dirigida pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB).
Alunos da Fundação Cultural da Bahia (Funceb) e de outras entidades fizeram apresentações artísticas, em parceria com o Fórum de Dança da Bahia (FDB), organização da sociedade civil criada em 2001 para contribuir com a implantação de políticas públicas voltadas para a cultura, em especial, a dança.
Para Aladilce, a realidade atual de profissionais artísticos na capital baiana necessita de um auxílio especial das lideranças políticas atuantes: “A dança deve ser analisada como resgate das atividades artísticas e sociais da cidade, sendo participante ativa dos encontros de outras classes cênicas”.
Diálogo necessário
“A produção cultural é algo muito complexo e intenso. Se faz necessária a criação de diálogo entre artistas, a sociedade e o conselho político setorial para a atividade da dança. Portanto, será idealizada e determinada a grande importância desta arte para o crescimento socioeducativo daqueles que a praticam”, disse a representante do FDB, Suki Vilas Boas.
O secretário Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, recebeu de Suki um documento propondo o incremento de políticas diretas e eficazes para os profissionais da dança e suas atribuições educacionais para o desenvolvimento e avanço cultural na cidade de Salvador.
Condecoração
Na tarde da quinta-feira, 25, no Centro de Cultura da CMS, a Soberana Ordem da Sociedade Intercontinental de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais condecorou 20 pessoas que se destacaram em prol dos direitos humanos, da paz e da responsabilidade social.
Entre os condecorados com a Comenda da Ordem Cruz de Reconhecimento Social e Cultural, no grau de Gran Comendador estavam o presidente Paulo Câmara (PSDB) e Fabíola Mansur (PSB), médica e vice-presidente da Comissão de Saúde, Planejamento Familiar, Seguridade e Previdência Social.
Câmara foi representado pelo controlador da Casa, Raimundo Nery Filho. No agradecimento encaminhado à entidade, o tucano classificou a honraria como “um incentivo para qualquer pessoa continuar a sua luta como cidadão, uma luta que fortalece a soberania cidadã, como está escrito na Carta Magna do Brasil”.
O diretor administrativo da Câmara, Beto Fagundes, e o coordenador do Centro Cultural, Marco Bahia, também foram homenageados.